#Resenha 04 - Todas as estrelas do céu (Enderson Rafael)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sinopse: Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?
Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.
"Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.


Autor: Enderson Rafael
Editora:
Novas Ideias
Número de páginas:
160
ISBN:
9788560284177
Skoob:
Livro | Autor

 A primeira vez que ouvi falar desse livro foi no evento de Crescendo que teve aqui em Fortaleza, através das meninas do Mix Literário, uma delas falou tão bem que na hora me bateu a vontade de ler né! Então eu vi que a querida Janaina Rico, autora do chick lit nacional “Ser Clara”, falou sobre ele no twitter dizendo que tinha lido e tinha adorado, aí eu mandei pra ela aquele velho “se colar, colou” hehehe falei que ela deveria colocar o livro pra viajar (clique AQUI para conhecer o grupo Livro Viajante no skoob) e ela aceitou na hora, já garantindo o meu primeiro lugar na lista! Amei né!

Depois de vários dias de espera, o livrinho finalmente chegou, achei ele lindo demais e na hora já comecei a ler. Já sabia por alto do que se tratava a historia e ao mesmo tempo que estava super ansiosa pra ler tinha um pouco de receio por não saber como ele apresentaria a temática que na minha visão (não só na minha, obviamente) é bastante polêmica. Sinceramente não achei que fosse me tocar tanto e nem que o desfecho fosse tão chocante. Essa é a palavra: Chocante. 
Chorei em várias passagens do livro, isso é inevitável, você se emociona de verdade e posso garantir que o livro vale muito a pena e se depender de mim várias pessoas vão conhecer o amor de Leandro e Caroline.

O livro trata-se de Leandro e Carol, irmãos, (ele é adotado) que quando menos percebem encontram-se perdidamente apaixonados um pelo outro. A primeira impressão você pode achar absurdo por se tratarem de irmãos de criação, pra mim é a mesma coisa, é como se fossem irmãos biológicos e também juridicamente são irmãos e ninguém vai mudar isto nunca. Perante a igreja é pecado. Pra sociedade é incesto, é imoral. Mas o autor aborda o tema tão delicadamente e com uma poesia que é impossível não simpatizar com o casalzinho e não torcer para o amor dos dois ter um final feliz.

Mas não podemos esquecer a sociedade, os pais deles, acredito que deve ter sido muito duro pra eles passar por uma situação tão incomum quanto esta e não saber o que fazer, como agir perante a sociedade e o restante da família, como as pessoas iriam reagir? Os pais de Caroline sempre trataram Leandro como filho legitimo, bem, legitimo ele é eu quis dizer como filho biológico e jamais aceitariam um namoro entre os filhos, por mais que esses não tivessem laços consangüíneos.
É realmente um tema muito complicado de discutir, mas a historia fluiu deliciosamente e no final você percebe que a maneira de resolver era fácil, por que era amor mas a malvada sociedade (nesse caso) não deixou barato.  

Breve resumo:

Leandro sempre tratou Carol com muito respeito e carinho por ser sua irmã e amiga e ela idem, mas do nada os dois percebem que alguma coisa esta diferente entre eles, novas emoções, novos sentimentos que não se parecem com os sentimentos comuns entre irmãos. Ambos descobrem-se apaixonados.

Quando finalmente aceitam que se amam iniciam-se uma série de dificuldades para que eles tenham momentos a sós e que possam desfrutar dessa avassaladora paixão em sua totalidade. Mas eles sabem que correm muito perigo. No inicio eles conseguiam disfarçar até bem mas um dia quando chegam em casa encontram seus pais muito sérios e exigem uma explicação acerca de um assunto. Leandro não espera os pais falarem de que se trata, se desespera e abre o jogo dizendo que ele e Carol estão namorando, seus pais então ficam transtornados e resolvem separá-los, mandam Leandro para outro estado e Carol pra casa de uma tia. Por um descuido Leandro apressou os acontecimentos.

Carol manda uma carta para Leandro dizendo que vai pegar o seu amor de volta. Vai a Floripa com uns amigos escondida dos pais, que pensam que ela esta em Buzios. Ela enfrenta uma jornada de 17 horas de carro e não vê a hora de encontrar Leandro novamente. Quando eles se encontram é só felicidade, mas mal sabem o que os aguarda no dia seguinte. Uma coisa que mudaria tudo.

Bom, o resto vocês vão ter que descobrir lendo ne! Por que eu já falei demais aqui.

Só digo uma coisa: A Literatura nacional ta ARRASANDO! O livro é muito bem escrito, o autor conduz a narrativa de uma forma super emocionante e sutil, por se tratar de um assunto muito delicado que é o amor adolescente entre irmãos adotivos. 

Eu super recomendo o livro e em breve terei o meu exemplar que com certeza quero guardar essa historia de amor. 

NOTA 5!!

12 Comentários:

Denise Almeida disse...

Nossa, eu li a sinopse deste livro já faz um tempão e na hora me deu vontade de ler, mas como eu não anotei o título, acabei esquecendo depois.
Então... assunto interessantíssimo este abordado pelo Enderson. Muito polêmico. O amor ultrapassa tudo ou existem barreiras altas e espessas demais até para o Rei dos sentimentos? Qual é o limite entre a moral individual e a moral social?
Ótimo tema pra eu levar para a coluna mais para frente.
Enfim, bela resenha!

bjos,
D.
@ppcustomizadas

Pati Peña disse...

Sempre que leio resumos, resenhas, etc. de "TODAS" me emociono, por que começo a relembrar a história, os personagens(Lê e Carol). Juro, eu li e me apaixonei e vou ler novamente e continuarei divulgando por que este livro merece destaque e o autor é nota 1000. Viva a literatura nacional!

Aleêh disse...

aaah, quando comecei a ler, pensei q seria um livro sobre "o ultimo tabu do século XXI", como disse o Luis Fernando Verissimo. Claro, incesto é um tema tabu, e eu sempre tenho receio de temas tabus pq, sem delicadeza e senco critico, o tema fica superficial ou sujo. Mas pelo q li, o livro é de um lirismo surpreendente, que não caminha em nenhum momento para o vulgar ou nojento ou algo do tipo, e até mesmo que, que não sou fã de romances fiquei curioso pra ver como a história se desenrola, pra saber o que acontece no dia seguinte ao encontro dos dois. A Dana, ruim de coração, já disse q vou ter que ler pra saber, né, vou dar um jeito de ler esse livro urgente, a curiosidade está me matando. Muito boa a resenha, Dana :D

Janaina Rico disse...

O livro é mesmo excelente! Parabéns pela resenha e pela a iniciativa de incentivar a literatura nacional.

Nice Santos disse...

Olha só, que bom que vc gostou, a Paty amou esse livro, tá na minha lista, lerei com certeza!

Bjos do Mix

It Cultura disse...

Ah, tenho esse livro na lista de desejados há tempos e fiquei super feliz que consegui entrar pro viajante dele!

Dana, tá mandando bem nas resenhas, flor!

Bjs,
Kel - It Cultura
http://www.itcultura.com

Entre Fatos & Livros disse...

Dana, eu não tinha me interessado por esse livro até agora.

Vai para a lista de desejados!

Concordo: A literatura nacional está mesmo arrasando!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

MagicJebb (Fabian Balbinot) disse...

Como revisor que sou, aprecio os textos bem escritos, e, salvo uma que outra vírgula faltando, este é um exemplo de como se deve escrever uma resenha, com coerência e apuro no texto. Parabéns!

Dana Silva disse...

uiaaa! Obrigada Fabian, em breve escreverei uma resenha sobre o seu livro "Doença e Cura" e espero ter uma boa avaliação tambem! bjs

Carol disse...

Dana,
Arrasando está vc com estas resenhas!

Vou falir em 5, 4, 3...
Vc só me deixa com vontade de comprar todos os livros sobre os quais escreve! rsrs

Parabéns, amiga. O blog continua lindo e cheio de conteúdo bacana... =)

.:Carol*:. disse...

Os autores nacionais estão arrasando msm! O Enderson é fantástico. Simpático e muito divertido. Ainda não li o livro dele + é um dos meus desejados desde o ano passado! A capa é lindaaa! E sua resenha tb ficou ótima!

Beijos

Enderson Rafael disse...

Dana querida, perdi mais uma vez o comentário que acabara de fazer! Aff!!!!
Mas bom, resumindo bastante - tinha escrito MUITO - esses dias um menino me perguntou durante o Novas Letras em Poços de Caldas, MG, se o tema do livro tinha atrapalhado a recepção dos leitores, e repito aqui: acho sim que o tema assustou mtos editores, mas o sucesso do livro depois de publicado pela Novas Ideias mostra que esses editores se equivocaram em duvidar da capacidade de vcs de entender e assimilar um enredo tão bonito como o amor impossível de Carol e Lê. O "Todas" tem me dado MUITAS alegrias, e é mto bom saber que além de mim, vc, Dana, e mta gente, tá se apaixonando pela história deles tb! Mal posso esperar pra que o "Três Céus" seja publicado!

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D