Resenha - Como Reconquistar Seu Ex-Namorado (Janette Rallison)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sinopse - Como Reconquistar Seu Ex-Namorado - Janette Rallison
Depois de três anos morando no Texas, Giovanna Petrizzi, dezesseis anos, ainda é considerada novata em comparação a qualquer um da escola. Ter “roubado” sapos mortos do laboratório de biologia e estar fazendo serviços comunitários também não a torna a garota mais popular. E ela ainda se pergunta por que a madrasta torna sua vida tão complicada e para Dante,seu irmão gêmeo, tudo é muito mais simples. Mas nada disso tem importância quando Dante quer bater de frente com Wilson, o filho do prefeito, na corrida pela presidência do grêmio da escola. Giovanna resolve que fará de tudo para ajudá-lo nesse embate contra os conhecidos “mauricinhos”. O mínimo que ela poderia esperar do próprio namorado, Jesse, era o apoio à sua causa. Porém o garoto resolve virar gerente da campanha de Wilson, o que deixa Giovanna em uma montanha-russa emocional, em dúvida entre o irmão e o namorado. E, antes que perceba ela transforma o garoto dos seus sonhos em um ex-namorado que sonha reconquistar.

Edição: 1
Editora: Farol
ISBN: 9788536809427
Ano: 2011
Páginas: 272

Giovanna Petrizzo é uma adolescente não muito popular na escola onde estuda, primeiro por que só está na cidade há três anos e segundo por um incidente que a condenou como ladra de sapos mortos, é uma longa historia e vocês vão ter que ler para saber de tudo bem direitinho, mas Giovanna não teve culpa. 

Ela quase não acredita quando começa a namorar o cara mais gato, popular e FOFO do colégio, Jesse. O único problema são os amigos dele que não a tratam bem, em especial duas amiguinhas malas, Bridget e Stacey. Quando seu irmão gêmeo, Dante, resolve se candidatar à presidência do grêmio estudantil e pede para que Gio convença Jesse a apoiá-lo, afinal eles são amigos, Jesse inicialmente concorda, porem no outro dia sem que Giovanna saiba ele decide apoiar o candidato oponente. Nossa protagonista fica arrasada e considera uma traição o que seu namorado fez com ela e no impulso termina todo o relacionamento com o rapaz. 
“-Sinto por ter ignorado você. Estava tão ocupado correndo de um lado para outro, dando atenção a todo mundo, tentando fazer com que se sentissem em casa, que mal falei com você, mas vou recompensá-la por isso.
-Sério?
-Sério. Prometo que durante um ano não vou fazer outra festa de aniversario.
Apertei a mão dele.
-É tão lindo como você se sacrifica por mim!”
Entre confusões de encontros às escuras mal sucedidos e castigos da madrasta megera, Giovanna percebe que está arrependida e quer seu ex-namorado de volta, começa então uma correria desenfreada para reconquistar o seu gatinho. Será que ela vai conseguir superar a rivalidade com seu próprio namorado e adotar a filosofia “o importante é competir”?
“O único membro da família capaz de se preocupar comigo bastante a ponto de se levantar no meio da noite para ver se estou bem é o gato. Deve ser por isso que, de vez em quando, ele pula na minha cama e pisa no meu rosto. Para conferir se ainda estou respirando.”
 A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi a capa, porque ela é linda demais. Comecei a ler num dia à noite antes de dormir mas so li 30 paginas porque estava com muito sono, no entanto no outro dia nem levantei da cama sem ter terminado a leitura. É um romance adolescente muito leve, divertido e fofo. Possui muitos diálogos, tornando-o nada cansativo e muito mais rápido de ler. Jesse é o carinha com que todas as meninas sonham, ele é tudo de bom e as amigas de Giovanna (Daphne, Charity e Raine) são realmente amigas, muito fofas e se metendo nas maiores enrascadas para ajudar a moça. 
"De cara eu devia ter desconfiado. Na boa, se pegarmos a população do planeta, deve existir apenas uns poucos caras extrovertidos, divertidos, impetuosos e compreensivos. Quais eram as chances de Daphne conhecer todos eles? Mas sabe como é... eu estava na seca.”
Em minha opinião Giovanna não é uma personagem cativante. Achei-a fraca, muito dramática, como Dante fala o tempo todo e completamente insegura, a ponto de não tomar suas próprias decisões. Dante é de longe meu personagem favorito. Mas mesmo a heroína não sendo a minha personagem favorita e eu não tendo simpatizado tanto com ela, não tive como não gostar da estória. Ri bastante com algumas das citações que marquei e super indico o livro.
Janette Rallison escreve com tamanha naturalidade que é capaz de te fazer ficar lendo durante varias horas sem parar nem para ir ao banheiro. É uma leitura super indicada para quem acabou de ler um livro tenso e com bastante carga negativa. Como reconquistar seu ex-namorado, publicado no Brasil pela Editora Farol, não é um livro de auto-ajuda, apesar de o título dizer totalmente o contrário, e sim um delicioso romance adolescente com generosas doses de humor. 

Avaliação: