Resenha - A Floresta de Mãos e Dentes - Carrie Ryan

segunda-feira, 12 de setembro de 2011


Edição: 1
Editora: Underworld
ISBN: 978856402530
Ano: 2011
Páginas: 296
Tradutor: Fábio Fernandes

Sinópse - A Floresta de Mãos e Dentes - Carrie Ryan: O mundo de Mary é um mundo de verdades simples. A Irmandade sempre sabe o que é melhor. Os Guardiões protegem a todos. Os Esconjurados jamais descansam. E você deve sempre tomar cuidado com a cerca que percorre o perímetro do vilarejo; a cerca que protege o vilarejo da Floresta de Mãos e Dentes. Mas, lentamente, as verdades de Mary estão se desintegrando. Ela está aprendendo coisas que nunca quis saber a respeito da Irmandade e seus segredos, dos Guardiões e seu poder, e dos Esconjurados e seu desespero. Quando a cerca é violada e seu mundo é atirado no caos, Mary deve escolher entre sua vila e seu futuro - entre seu amado e o homem que a ama. E ela deve enfrentar a verdade a respeito da Floresta de Mãos e Dentes. Pode existir vida em um mundo cercado por tanta morte?

Lendo A Floresta de Mãos e Dentes, lembrei o quanto gosto de apocalipses zumbis. Seja o que for, livros, séries, filmes, etc. E comigo é sempre aquele esquema, quando adoro um livro só pela resenha, facilmente me decepciono com ele. E de maneira nenhuma me decepcionei com essa leitura, o livro foi escrito com uma elegância um pouco incomum para um livro pós Z-Day. Ele é escrito em primeira pessoa, e o que mais gostei nele foram as personalidades que ela (a autora) conseguiu colocar nos personagens de seu livro. E simplesmente adorei os defeitos de Mary (é mole?). Acredito que os defeitos ajudaram a tornar uma leitura mais real, mais pessoal, e não aquele lero lero de personagem perfeitinha. Mary é egoista, rancorosa e bem idiota às vezes, ainda mais quando se tratando de sua relação com os vamos dizer, sobreviventes.

O livro é contado em primeira pessoa. Ele é violento e bem "cru" às vezes, como todo e qualquer livro que existam zumbis no meio, mas ele não deixa de ter a graça, a sutileza de um livro que também fala de romance, amor, reconciliações.

O cenário do livro facilmente veio a minha cabeça com as descrições de Carrie. A relação do livro com a religiosidade é sucinta e não é exagerada. A forma como o livro citou A Irmandade como se fossem o governo, o poder de tudo aquilo foi diferente, colocando as mulheres no centro do poder. Elas, governam por meio... como posso dizer, por meio do "divino". Quem não segue as regras da irmandade acaba como um esconjurado na Floresta de Mãos e Dentes, ou seja, elas governam por pela força.

Minha leitura correu bem fácil com esse livro, tanto é que o li em um dia. Ele nos dá uma nova idéia de apocalipse zumbi, explica de modo fácil como as pessoas se tornam esconjurados, sem nada muito técnico, pois como já disse, o livro é em primeira pessoa e conhecemos o mundo de Mary da forma que ela o vê.

Aspectos positivos: A personalidade forte que foi atribuída a personagem principal, tanto quanto a "vilã" do livro, Tabitha, que por incrível que pareça foi a personagem que mais gostei do livro.

Aspectos negativos: O Livro ficou com muitas pontas soltas, que deixam muito a desejar para um leitor como eu. Se o livro tiver uma continuação tudo bem. Se não, o final do livro foi péssimo.

Super recomendo esse livro, com esse livro a Underworld entrou para o meu top five de editoras. Parabéns a Editora Underworld por trazer esse ótimo livro ao Brasil. E leiam mesmo, e se já tiverem lido, comentem aqui suas experiências com a leitura, beijos e abraços do Diego! o/

Avaliação:

10 Comentários:

Aione Simões disse...

Olá!
Fiquei bem curiosa pra ler, a história parece ser diferente!
Gostei do fato do livro misturar a temática zumbi com temas como o romances e de a personagem ser bem humana, com defeitos e qualidades!
Esperamos então que tenha uma continuação para que o fim não seja desperdiçado!
Beijos!

Marcelo Lima disse...

Oii, esse livro deve ser bem legal e gostei muita da sua resenha ")

Ana Agnes disse...

Ué, nao entendi o porque das 5 estrelinha se voce achou o final péssimo =/
E se nao tiver continuação? Vc vem tirar as estrelinhas? rs
Adoro narração em 1ª pessoa. A capa é linda, mas zumbis nao é bem meu gosto =]
Beijinhos

Ana Agnes
@eufases
www.euleitora.com.br

Nice Santos disse...

Jura que vc gostou? Sério? Então tá...

Eu, como vc sabe, não gostei muito, achei os seres humanos burros, preguiçosos e desleixados, uma vez que os esconjurados podem ser mortos, senti uma falta de um grupo de guerreiros, sabe, quem caçasse esses zumbis, e a irmandade?? Acabou-se em nada! Não fez a menor diferença, foi péssimo que ela levantou assuntos tais como "a veloz" e os segredos da irmandade, e só! PQP!

Lerei a continuação, mas sem esperança nenhuma!

Diego Barros disse...

pois é. eu gostei muito, mas, se o livro for somente esse e não tiver continuação eu acho que reduziria o número de estrelas pra três, mas como eu sou uma pessoa de chances, eu darei uma grande chance pra autora né. (: ficou meio com pontas soltas e tals, a escritora não foi tão boa, seilá, acho que é um fraco meu histórias de zumbis, meio que levei a resenha pro lado pessoal e não critico da coisa. rs.

Jéssica Campos disse...

Ebaaaaa zombiessss, parece que eles estão ficando na moda no mundo literário né? Não conhecia esse livro mas fiquei bem empolgada, não posso opinar se fica ponta solta mesmo, mas se eu ler veio aqui depois falar.

Bjsss
www.frozenlivros.blogspot.com

Mariana Diaz disse...

Nunca imaginaria nem em 1 milhão de anos q esse livro fosse sobre zumbis! kkkk ^^
Lendo só a sinopse imaginei q seria mais um livro do estilo "feios". Vc ganhou meu interesse na resenha, se não fosse por ela eu nunca nem imaginaria q esse livro tinha zumbis e não estaria cogitando adquirir ele aqui agora! kkkk

denise disse...

não faz muito meu estilo
mais vou dá uma olhadinha depois,quem sabe eu não goste né?já me surpreendi muito com alguns livros

jenniferdlegal disse...

Eu nunca li livros com zumbis, mas acho que vou ler esse, achei a capa muito linda.
Eu tambem gosto quando os personagens tem alguns defeitinhos isso realmente deixa a historia mais real!
Bjs

Patricia Andrea Peña disse...

Este livro está entre meus favoritos! Estou louca para ler o segundo volume! Vai ter continuação sim ;)
Gostei tanto do Travis :(
Vamos ver se a sequência será tão bom ou melhor que o primeiro!
Bjs
@PatriciaADavis 

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D