Resenha: Minha vida fora de série (Paula Pimenta)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sinopse: Mudar de cidade sempre é difícil, mas fazer isso na adolescência é algo que deveria ser proibido. Como começar de novo em um lugar onde todos já se conhecem, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A princípio, Priscila não gosta da ideia, mas aos poucos percebe que pode usar isso a seu favor, tendo a chance de ser alguém diferente. Mas será que o papel escolhido é aquele que ela realmente quer representar? Aos poucos, Priscila percebe que o que importa não é o lugar e sim as pessoas que vivem nele. E que, além da nova cidade, há algo mais importante a se conhecer: ela mesma. Quem gosta da coleção “Fazendo meu filme” não pode perder o livro de estreia dessa nova série de Paula Pimenta. Situado no mesmo universo ficcional, temos a oportunidade de acompanhar alguns dos nossos já adorados personagens, três anos antes da história de "Fazendo meu filme” começar. Não perca a 1ª temporada da vida fora de série de Priscila!

Não sei como começar esta resenha, sinceramente. Paula Pimenta é Paula Pimenta. Sem mais. Quem já leu a série Fazendo Meu Filme sabe exatamente do que estou falando.
Esta nova série conta a história de Priscila, amiga da nossa querida Fani, três anos antes de FMF acontecer.

Priscila chega à cidade de Belo Horizonte logo após a separação dos pais, com apenas 13 anos vê sua vida ser mudada radicalmente, se vendo obrigada a abandonar sua cidade que é São Paulo, a escola, amigos e até seus bichinhos de estimação, que na minha opinião são um show à parte!
Amei a Paula ter tocado nesse assunto em MVFS, mas falaremos disso depois. Priscila então inicia sua vida em BH, onde não demora a fazer amigos pois é muito desinibida e cativante. Logo conhece Natália (éééé a Natália mesmo, amiga da Fani) o Leo (pausa para suspirar!) e até a Fani aparece algumas poucas vezes! Sério gente, não da pra definir quem é mais fofo! Rodrigo ou Leo! Meu Deus, preciso de um deles na minha vida!!!

Notamos então a evolução da personagem que com apenas 13 anos, recém completados, é mais madura do que as meninas da sua idade em geral. Mas essa evolução acontece de forma gradual.  Priscila que até então só tinha paquerinhas, conhece o amor quando encontra Rodrigo. (Pausa para suspirar de novo porque o Rodrigo MERECE! Ele é muito fofo!) Mas não pensem que vai ser fácil, por que não vai mesmo. Rodrigo tem um irmão pra lá de mau caráter e que fica chantageando a doce Priscila, inventando calúnias a seu respeito.

Chega de contar o enredo né Jordana?! Eu falei que ela conhece o amor quando encontra o Rodrigo porque TODO mundo sabe que ela namora o Rodrigo, e foi por isso que eu fiquei na expectativa o LIVRO INTEIRO! Sabia que eles iam 'acabar' juntos mas queria muito saber COMO isso ia acontecer. Quando os conhecemos em FMF sabemos que eles já namoram há bastante tempo mas não tínhamos idéia do que eles passaram para ter aquele relacionamento sólido e fofo! Amo muito os personagens da Paula, eles são tão reais que a gente logo se apega e fica na maior saudade quando o livro acaba!

Paula Pimenta também abordou em MVFS um assunto bastante interessante, em minha opinião. Animais. Ela mostra o amor que Priscila e Rodrigo tem pelos animais e até nos passa uma lição de cidadania.

Vejam um trechinho do artigo que Priscila escreveu para o jornal que sua mãe trabalha:

"Animais são para toda a vida. Antes de adquirir um, pense que ele será seu companheiro por pelo menos dez anos e que será sua obrigação cuidar dele nos bons e nos maus momentos. Não é um matrimônio, mas ele será seu na saúde e na doença, na alegria e na tristeza. Talvez seja mais sério do que um casamento, pois para este existe o divórcio. Saiba que pro seu animal essa palavra não existe. Ele espera que você fique com ele. Até que a morte os separe." Pág. 183.

E claro que eu não vou deixar de tocar no assunto que eu A-D-O-R-O: Séries! A prima de Priscila, Marina, presenteia a ela no dia do seu aniversário com a primeira temporada de Gilmore Girls (AMO!) e eu surtei total, porque essa série é TUDO! Gilmore Girls abre um mundo novo para Priscila, a faz ficar viciada em séries de TV e a cada nova série que a Paula citava eu ia ao delírio: Dawson's Creek, The O.C, Smallville... ahhhhh amo demaisss! Voltei totalmente no tempo pois essas séries já estão canceladas ha um tempinho!

Paula Pimenta tem um jeitinho de escrever todo especial que faz com que a gente não queira largar o livro até este ter terminado. Apesar de o livro se passar com os personagens no inicio da adolescencia (em torno de 13/14 anos) ele não é infantil, até mesmo adultos irão ler e se apaixonar por MVFS. Me peguei rindo muito com as trapalhadas da Priscila , os conselhos da Samantha e a ajudinha da professora Glória. 

Separei um trechinho de início de capítulo que eu amei!

"Passamos a juventude procurando alguém para amar. Alguém que nos complete. Escolhemos pares e trocamos de pares.  Dançamos ao som de corações partidos e esperança. E, em todo tempo, pensamos se, em algum lugar, de alguma maneira, existe alguém perfeito que esteja à nossa procura." (The Wonder Years - Anos Incríveis)

Quem ainda não leu nada da Paula Pimenta não sabe o que está perdendo! É completamente viciante e eu já estou em crise de abstinência pela 2ª temporada de Minha Vida Fora de Série e para o Gran Finale de Leo e Fani em Fazendo Meu Filme! Não perca tempo e adquira já seu exemplar de MVFS! Garanto que você não vai se arrepender!

A v a l i a ç ã o:

10 Comentários:

- kiki s. disse...

Só pela capa fofíssima e pela sinopse já fiquei hiper curiosa *o* Amo personagens adolescentes, meu vício haha

Vício de Cultura disse...

Gente, adorei a resenha de mais. Eu amo a Paula Pimenta, suas estórias são perfeitas e ela sabe escrever com maestria. Estou ansioso de mais por MVFS, assim que eu recebê-lo vou furar a fila de TODOS os livros, porque a Pula é a Paula! hehehe

Beijos
Will
www.viciodecultura.blogspot.com

Elaine Maciel disse...

Quero muito ler este livro, já está na minha listinha de compras do mes que vem...pq este mes já to falida...Todo mundo fala bem desta autora, mas ainda nao li nada dela. Legal ver uma autora nacional com tantas críticas boas!!!
bjs

Kássia Crislayne disse...

Nossa, parece que vcs adoram a Paula Pimenta. Confesso que nunca li nada dela nem nunca tinha ouvido falar dela. Mas a sua resenha e o fato de ela falar de The O.C.(ai que saudade do Ryan) me fizeram desejar profundamente ler este livro!!!

Parabéns!

RaiannyMesquita disse...

Menina não conhecia não, mas fiquei super curiosa! É interessante demais esses livros sobre evolução pessoal!
;*

www.so-beleza.blogspot.com
www.belezavirtual.loja2.com.br

jenniferdlegal disse...

Mas o que é isso, eu estou muito curiosa, já nao sei quantas resenhas dos livros da Paula e nao vi nenhuma resenha negativa, todo mundo gostou da serie Fazendo Meu Filme e agora chega mas esta serie maravilhosa Minha Vida Fora de Série, já vi que quando eu terminar de ler esse livro vou ficar louca pela continuaçao.
Bjs

Dear Lima . disse...

eu não tenho ném palavra, pra dizer do livro sabe, ele é tudo o que ao contrario que eu pensei. Primeiramente quando eu vi aquela capa, que tinha uma menina com um cachorro eu me apaixonei, adooro animais, depois que e vi que ela tinha 13 anos, foi então que não larguei mais até minha mãe comprar, comecei a ler bem no tempo em que estava fazendo prova, não deu outra eu acabava de estudar e ficava até tarde da noite lendo o livro. Como eu preciso pegar o ônibus pra ir ao colégio, eu sempre ia lendo e até que em 2 semanas eu acabei tudo.
Mais sério, um livro pra garotas de 13 anos, que fala sobre animais, garotos super romântico e muito fofo (por que, como eu gostaria de ser Pricila, só pra ter um rodrigo daquele) e ainda mais, faz com que você também fique viciada em series, porque aquela frase no começo de um capitulo, é tudo. Então quem ainda não comprou o livro, ai vai uma dica: Não fassa como eu, não demore 2 semmanas pra ler o livor todo e por favor também não chore quando o livro acabar, pois a própria Paula Pimenta me disse que logo logo, vai lançar o novo livro . Então que eu acho que essa palavrinhas foram o bastante e espero quem não comprou compre urgente e quem já comprou, bem, vamos ficar esperando e comprando os outros livros que todo mundo diz que é, ainda mais surpreendente (:
Darling Lima, 13 anos .

Bruna disse...

Esse Livro é muito bom e quando você começa a ler não quer para é muito boa a história!!!!
e que o Rodrigo é um MENINO PERFEITO

biancamariane disse...

Li esse livro há um tempinho, e, como voces disseram, quando começa a ler não da vontade de parar mais... li e amei... um livro maravilhoso e muito emcionante!

Laura Palmieri disse...

Foi um dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida!Chorei como se fosse um bebe! kk E os personagens da Paula são tão reais que ate parece que você vai encontra-los na rua ou em qualquer outro lugar! Tanto é que eu ate procurei o nome dos personagens em algumas redes sociais. Posso assumir uma coisa? Eu me apaixonei pelo Rodrigo!! kkkk Beijos!

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D