Resenha - Sangue Quente - Isaac Marion

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sinópse: R é um jovem vivendo uma crise existencial - ele é um zumbi. Perambula por uma América destruída pela guerra, colapso social e a fome voraz de seus companheiros mortos-vivos, mas ele busca mais do que sangue e cérebros. Ele consegue pronunciar apenas algumas sílabas, mas ele é profundo, cheio de pensamentos e saudade. Não tem recordações, nem identidade, nem pulso, mas ele tem sonhos. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a "vida" de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos-vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa.


Sangue quente é um livro bastante interessante, quando li a sinópse logo queria ler. Até parece que o autor é um zumbi, por causa de sua belíssima narrativa. Essa forma de ver o mundo através de olhos zumbis foi o que mais me conquistou no livro, pois sempre víamos histórias pós Z-day sempre de uma mocinha assustada ou de um mocinho metido a valentão. Além disso tudo, ainda podemos falar da forte personalidade de R, é amigos, um zumbi com personalidade.... e ainda idealista!

Além de o escritor saber como criar seus personagens, ele também deve criar o cenário e a história. O autor descreve tudo com bastante proeza no cenário, facilmente podemos ser levados ao mundo de R, e imaginar tudo com bastante clareza. Isaac não perde tanto tempo fazendo uma apresentação da história no livro, o que pra mim faltou, mas faz bastante sentido, afinal a história é narrada em primeira pessoa por um zumbi sem memória,eu não poderia esperar isso. rs.

O início e o meio do livro foram ótimos. Acho que o autor só pecou um pouco no final, pois achei o final um pouco fantasioso até para o livro, o que não me convenceu bastante. Eu não consegui distinguir se o autor queria deixar uma atmosfera de ficção ou uma atmosfera mística no livro... Finalizando: Eu ganhei bastante em ler, decepções acontecem em muitos livros, mas nada que me fez sentir-me decepcionado por ler, ou mesmo arrependido, pois esse livro realmente nos deixa famintos por mais, desejando as vezes que o livro fosse mais grosso. Mega Recomendo Sangue Quente!

Aspectos Positivos: O autor parece que incorpora R. E depois que faz isso vai escrevendo o livro, tamanha é a precisão com que descreve a situação de R, seus sentimentos, vontades e sonhos.

Aspectos Negativos: Sinceramente não gostei do final, saiu muito da linha de ficção e ficou algo muito místico até pra história desse livro, acho que o escritor saiu da "filosofia" de seu livro, o tornando um pouco... fora da linha por assim dizer.

Espero que tenham gostado da resenha! Abraços

6 Comentários:

MoniqueMar disse...

Comprei o livro na bienal e o motivo principal foi a capa e sinopse. Ainda não consegui ler, está no meio da imensa pilha de livros que aguardam sua vez, mas espero gostar.
Bjkas,

Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

Jei Oliveira disse...

Tava na metade do livro quando deixei ele de lado.. me desanimei legal na leitura, mas espero voltar a ler, claro! Ótima resenha :D

Pati Peña disse...

Eu comprei este livro faz um tempinho e ainda não li, mas ouvi falar muito bem dele! Gostei da sua resenha porque você colocou o pontos positivos e negativos, algumas pessoas falaram que é perfeito, vou ler e ver o que eu acho? Cada um vê de uma maneira diferente não é?
Besos
@PatriciaADavis

Marcelo Lima disse...

Comprei esse livro e está la me esperando. Adorei a resenha e minha expectativa sobre ele cresceu ")

jenniferdlegal disse...

Eu detesto quando um livro que tem uma historia perfeita e envolvente me decepciona no final, a gente fica tao chateada né?! Mas vou arriscar ainda quero muito ler esse livro!
Bjs

Patricia Andrea Peña disse...

Oi!
Eu amei o livro! :D
Dou 5 estrelas para ele!
Bjs

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D