Resenha - Causas Nada Naturais (P.D James)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Título: Causas Nada Naturais
Autor: P. D. James
Tradutora: Fernanda Abreu
Número de páginas: 278

Sinopse:  Um escritor de romances policiais aparece morto num barco à deriva, com as mãos decepadas. Apesar de a autópsia indicar morte por causas naturais, uma herança polpuda, um estranho manuscrito e uma fogueira de vaidades e ressentimentos impedem que o detetive Adam Dalgliesh acredite em tal hipótese.

Sou muito suspeita para fazer críticas de romances policiais porque adoro esse tipo de enredo, suspense, dramas emocionais e não se assustem, mas adoro a maneira engenhosa como as mortes são apresentadas e os assassinatos cometidos.


Não conhecia P. D. James e revolvi fazer uma pequena pesquisa sobre a autora que  é uma das mais brilhantes escritoras de policiais e vende milhares de exemplares em todo o mundo. Ganhou prémios de literatura policial na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos, em Itália e na Escandinávia, incluindo o Mistery Writers of America Grandmaster Award, em 1999.

Confesso que mesmo com todos essas informações e prêmios, antes de começar a leitura tinha um preconceito porque apesar de amar essas narrativas meu único parâmetro para  comparação era a minha rainha Agatha Christie.

Mas não tenho vergonha de admitir que me enganei totalmente, P. D. James não deixa a desejar, sua narrativa é rápida, sem rodeios e quando você menos espera terminou de ler o livro. Causas Nada Naturais começa com um corpo achado em um veleiro com as mãos decepadas em um vilarejo praiano chamado Monksmere. Adam Dalgliesh é um superintendente  da Scotland Yard que para fugir da correria de sua profissão, tira férias e vai passar um tempo com sua tia no vilarejo. Mas para quem achava que ia ter umas férias tranquilas estava enganado. O corpo de um escritor, que a maioria do moradores não gostava, é encontrado no cais do porto.

Adam tenta ficar por fora da investigação mas seus instintos não deixam e para piorar, como ele está de férias, fica subordinado a um investigador chamado Reckless do qual ele não simpatiza. Pronto o enredo está feito. Apesar dos livros policiais sempre terem uma estrutura parecida, não me canso de ler e sempre me surpreendo com os assassinos. Causas Nada Naturais não deixou de me surpreender acabei de ler rapidinho.

Destaco apenas um ponto negativo e não inclui a narrativa e sim a capa. Como eu não conhecia a autora e se eu estivesse em uma livraria eu não me interessaria pelo livro porque não achei a capa atraente e gente pode confessar, quem nunca comprou um livro porque achou a capa mais que perfeita? Eu já fui assim. Mas tirando esse detalhe depois desse livro, com certeza lerei mais romances de P. D. James, pois ela me deixou fascinada pela sua forma de narrar estórias.

Ressaltando uma passagem do livro que adorei:

"Não é por arrogância, disse Dalgliesh. Pode chamar de inveja. Não gosto do jeito como os detetives na ficção sempre conseguem prender o culpado e arrancar de graça uma confissão completa graças as provas que não me permitem sequer solicitar um  mandado de busca. Quem dera os criminosos da vida real entrassem em pânico com essa facilidade."

Tenho certeza que vocês vão adorar a leitura assim como eu.

6 Comentários:

Dana Silva disse...

Acho que vou amaaaaaaar esse livro. Lerei em breve!

sonhosentrepontinhos disse...

Posso dizer que fiquei com medinho dessa capa! HAHA
Enfim, não conhecia o livro, mas gostei muito da sua resenha, eu também não compraria esse livro pela capa.
Mas de todo modo, fiquei muito curiosa com sua resenha.
Viva aos blogs que nos faz conhecer estórias incríveis! :)
Beijos Caah, ♥

@Camilla_Leitte
http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

Mariana Diaz disse...

Sou suspeita para comentar sobre romances policiais, já q é um dos meus gêneros literários preferidos! ;)
Ainda não tinha ouvido falar dessa autora mas com toda certeza irei me informar depois dessa resenha...parece ser muito boa. Vai pra minha lista já! o/

territoriodascompradorasdelivro disse...

Oii, primeira visitinha por aqui o/
Adorei seu blog! Muito fofo...
Estarei comentando seus post!
E seguindo, me segue também!
Bjss *-*
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

jenniferdlegal disse...

Realmente a capa influencia muito na hora da compra, eu tambem nao teria comprado se visse na livraria, mas enfim adorei a resenha com certeza vou ler adoro o genero, mas tambem nao conhecia essa autora!
Bjs

Suzana Sabino disse...

Tbm amo romances policiais e Agatha Christie. Essa mulher é um gênio! Quer dizer, era, né? Enfim... UHAUHSA...
Esse livro parece bem interessante! Gostei da sinopse e da resenha. Com certeza lerei se a oportunidade surgir.
Bjs.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D