Resenha: O Casarão (Vicente Reckziegel)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Hello Everybody! Em comemoração ao Dia das Bruxas, a resenha de hoje é sobre um livro de suspense/terror, nacional e que está super recomendado por mim. A resenha de hoje é do livro "O Casarão". Então, o que você prefere: Doces ou Travessuras?

Sinopse - O Casarão - Vicente Reckziegel

“A curiosidade pode ser o maior bem do ser humano, mas também pode ser sua perdição. Trata-se de uma história de amizade entre quatro adolescentes inseparáveis, que em busca de uma aventura acabam por encontrar um lugar visível somente a eles. Um local que aos poucos vai transformando e distorcendo suas mentes até ocasionar em uma tragédia. Ambientada na década de 80, mostra o universo da adolescência naquela época, permeada pelo terror de um casarão, que esconde forças ocultas há séculos. Aqui não existe Deus ou Diabo, há somente “O Casarão”.

Nem sei como começar essa resenha, aliás, quando gosto muito de um livro eu sinto uma imensa dificuldade em falar dele. Não sei, deve ser por que quero falar tanta coisa que acabo me perdendo na minha própria ordem de pensamentos.

Enfim, O Casarão chegou até mim através de um book tour organizado pelo próprio autor, Vicente Reckziegel. Confesso que não tinha muitas expectativas em relação a essa obra, pois na época em que me inscrevi para o BT eu estava lendo tudo que fosse de autor nacional que aparecia na minha frente. Acabei esquecendo o BT de O Casarão porque o autor falou que quando estivesse tudo certo enviaria a lista dos participantes e a ordem de leitura. Acabou que o livro chegou inesperadamente pra mim e por conta das minhas prioridades de leitura com as parcerias ele ficou parado por quase dois meses... eu sei... eu sei... #shameonme, mas foi isso mesmo que aconteceu como eu era a ultima teria que reenviar para o autor ou para a pessoa que fosse sorteada, nesse caso ele iria sortear o exemplar entre os participantes. 

Vamos deixar de bla bla bla e iniciar de fato os comentários acerca deste suspense sensacional que é “O Casarão”. A estória se passa nos anos 80 e conta a historia de 4 adolescentes com idades em torno de 14 anos quando tudo aconteceu. Jonas, um dos 4 garotos ouve dos avós uma historia sobre um velho casarão assombrado e resolve contar para os outros três amigos: Felipe, Roberto e Rafael, que logo se animam em ir comprovar a veracidade da historia. Como em cidade pequena não se tem muito que fazer, a curiosidade dos meninos os fez acreditarem que iriam vivenciar uma grande aventura. Uma aventura infernal que mudará pra sempre a história de Estrela (cidade em que tudo acontece). Os personagens são muito bem construídos e totalmente verossímeis. Os 4 amigos tem personalidades completamente diferentes, o que faz com que cada um tenha uma participação essencial na historia sem ofuscar o outro. 

Em minha opinião a história não deixou pontas soltas e o suspense se estendeu literalmente até a última página. Da mesma forma que o casarão amedronta os meninos ele os atrai de forma incrível, chegando a fazer com que os meninos sonhem ou tenham pesadelos e até ouçam vozes. Detalhe: O casarão não é visto por todo mundo. 

"Foi nesse instante que a avistamos. Assim que a vi sabia, sem nenhuma dúvida, que era ela. Não me pergunte como ou porquê. Eu simplesmente sabia. Era como se uma voz no interior da minha mente dissesse ‘está ai, divirta-se!’ E notei que todos tivemos essa mesma sensação, pois ao olhar ao meu redor, vi que Roberto e Felipe também olhavam fixamente para ela." página 20

O livro é narrado em primeira pessoa, com uma linguagem de fácil compreensão, apesar de às vezes o ponto de vista mudar e nos deixar um pouco confusos, pois a maior parte do livro é narrada mesmo por Rafael, vinte anos após a tragédia que mudou a sua vida. 

São 142 páginas de puro suspense, e eu confesso que, superou E MUITO as minhas expectativas, pois eu nunca imaginei alguém conseguir colocar terror em tão poucas páginas. Um ponto positivo para o autor é que ele é bem sucinto sem deixar a historia acelerada demais. Todos os acontecimentos que envolvem os jovens desde o primeiro momento em que eles adentram o terreno do Casarão são dados de forma gradual, mas sem enrolação, com um timing perfeito. Tudo acontece exatamente na hora certa. 
 
Vicente tem mesmo o dom para escrever suspense, o que é raro hoje em dia na literatura brasileira. O que inicialmente parece uma historia clichê de 4 adolescentes entrando numa casa mal assombrada torna-se perturbador e chocante quando vamos aos poucos descobrindo que o que existe na casa não é nada daquelas criaturas sobrenaturais a que estamos habituados a ver todos os dias como os vampiros, lobisomens e fantasmas, e sim uma “coisa” muito mais poderosa e capaz de controlar até mesmo os sonhos das pessoas. O que me fez gostar ainda mais do livro, pois a meu ver, causa no leitor uma espécie de incomodo e uma aflição tão grande, pelo menos em mim causou até a aceleração dos meus batimentos cardíacos...rs 

Sério, faltando umas 40 páginas para concluir a leitura eu fechei o livro, pois estava lendo de madrugada numa noite insone mas não tive coragem e deixei pra terminar no outro dia, de manhã...rs. Não sei se é porque acredito muito que de fato podem existir coisas deste tipo, no caso da possessão demoníaca e casas assombradas. (Sim, eu acredito em casas assombradas, experiencia propria.)

É lamentável o fato de os autores nacionais serem tão pouco valorizados aqui, só conheci "O Casarão" pelo skoob e por acaso. Reckziegel escreve muito bem e merece ser reconhecido. Com certeza eu indico “O Casarão” pra todo mundo que assim como eu, é fã do gênero. 

A v a l i a ç ã o:

12 Comentários:

Mariana Diaz disse...

Nesse tema fantástico/terror eu tenho dificuldade em achar autores brasileiros q me deixem satisfeita...(acho q é pq to acostumada com o Stephen King! kkk)

Já tentei alguns autores daqui mas as historias são sempre lentas, mal desenvolvidas e cheias de clishês.
É bom ver q temos uma esperança em fim para o horror nacional! \o/ Gostei da resenha do livro e com toda certeza vou comprar ele assim q puder. ;)

Temos sim ótimos autores aqui no Brasil! Só precisamos dar a eles uma chance de brilhar! ^.^

Jéssica Polato disse...

Oi Dana,

Eu não conhecia esse livro, ou se conhecia, não me lembro.
Mas acho que estou marcando bobeira porque o livro me pareceu ser muito bom. Sou fã de suspense, mas tem que ser bem escrito e bem conduzido senão perde a graça. E tem que ter um final digno..rsrsrs

Só de ler a sua resenha senti que esse livro se encaixa nos meus requisitos.rsrs
Adorei =)

bjinhuxx
Eu li e Divulgo

thaais disse...

Dana, nunca tinha ouvido falar desse livro, sua resenha me deixou animada, mas eu sou muito medrosa pra essas coisas de terror.
Quando vc disse que a "coisa" da casa invadia até os sonhos, já vi que se eu lesse, não conseguiria dormir. Sério, eu fico muito facilmente impressionada com essas coisas, e acontece o mesmo com livros de terror psicológico..
Super me interessou, mas acho que terei algumas noites mal dormidas se resolver o ler.
bjs

Kássia Crislayne disse...

Nunca ouvi falar do livro e sua resenha me despertou o interesse. Só não gostei do pequeno número de páginas, mas se como vc diz, ele é sucinto sem perder o ritmo, é até melhor que sejam poucas páginas. Tbm teria medo de ler de madrugada. Não sei se acredito ou não nessas coisas, mas por via das dúvidas é melhor não dar o braço a torcer! rsrsrsr

Abs.

@crislayne_df

Jordana Silva disse...

@crislayne_df o livro vale muito a pena, eu adorei mesmo, de verdade!!! 

Jordana Silva disse...

entao se vc fica impressionada muito facil thais, nao recomendo...rs pq até eu que sou acostumada com livros de terror fiquei um pouco perturbada com esse livro. recomendo aos fãs do genero. bjs

Jordana Silva disse...

@jeh_polato recomendo muuuuito o livro se vc é fã do genero, como eu. achei bem escrito sim e o suspense vai literalmente até a ultima pagina. bjs

Jordana Silva disse...

@marianaadiazz  recomendo muuuuuito esse livro, acho que vc vai gostar.

Naniedias disse...

Uau! adoro livros que me fazem sentir medo *-* Um que me faça fechar o livro faltando apenas 30 páginas por tanto medo que me faça sentir, realmente é uma ótima pedida!!!

Suzana Sabino disse...

Olá!
Nossa, o livro parece ser bem interessante, nunca tinha ouvido falar dele.
Quando li a sinopse tbm achei que ia ser uma trama meio clichê e tal, mas pelo visto não é.
Fiquei bem curiosa. ^^
bjs.

Jéssica Campos disse...

Eu também participei do BT desse livro e amei, até favoritei ele, o Vicente tem um grande caminho de sucesso para percorrer, se ele continuar assim vai ser ótimo. Muito bom quando os livros nos supreendem né?

Bjsss
www.frozenlivros.blogspot.com

Eliane G Fernandes disse...

Vc disse tudo sobre a história. eu me senti assim tb quando estava lendo o livro. Realmente não é um livro para ser lido antes de dormir! rsrs
Adorei sua resenha! Bj

Eliane (Leituras de Eliane)

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D