Resenha: Cartas para Julieta (Lise Friedman e Ceil Friedman)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Edição: 1
Editora: Seoman
ISBN: 9788598903217
Ano: 2010
Páginas: 176

Uma Homenagem à Maior Protagonista de Shakespeare, à Mágica Cidade de Verona e ao Poder do Amor

 

Se você assim como eu pensou que este livro era a historia que originou o filme “Cartas para Julieta” estrelado pela bela Amanda Seyfried, se enganou. 

Mas não pense que eu me decepcionei, de forma alguma, pois este livro é uma viagem no tempo. Voltamos à bela Verona, palco da maior história de amor conhecida, para a época em que se iniciou a tradição de escrever “Cartas para Julieta”, a mais famosa personagem de Shakespeare.

“Já me perguntei, muitas vezes, como é que caímos de amor? Tropeçamos, perdemos o equilíbrio e tombamos, arranhando nossos corações? Será que caímos sobre pedras? Ou será como permanecer para sempre à beira de um abismo?” Polônia.

Segundo o livro, a tradição começou com os turistas que visitavam o túmulo de Julieta e deixavam bilhetes presos à parede numa tentativa de comunicar-se com a heroína. As cartas são respondidas pelo Clube de Giulietta, um grupo de voluntários que se propôs a responder as mensagens que chegam de toda a parte do mundo. Eles sempre tem uma mensagem de afeto e esperança para as pessoas que buscam o amor verdadeiro e acreditam na lenda de Romeu e Julieta. 

“Querida Julieta,
Você é minha ultima esperança. A mulher que amo mais do que tudo neste mundo me abandonou. Você, que é a mais pura das mulheres, que entende o que é o amor verdadeiro, eu lhe suplico, faça alguma coisa por mim: escreva para ela, diga-lhe que a amo, sempre a amarei, que ela é a minha vida. Sei que para você qualquer coisa é possível, pois você sabe o que significa morrer por amor”. França

O livro é absolutamente rico em ilustrações e informações sobre tudo relacionado à Julieta. Podemos até ler os trechos das cartas que as pessoas enviam. É uma leitura obrigatória para todas as pessoas que admiram a trágica historia de amor de Romeu e Julieta. Super recomendo!

 “Querida Julieta,
Eu estava imaginando se poderia me dar conselhos sobre um problema que tenho. Gosto muito de uma moça, mas meus pais não me deixam namorá-la, por motivos religiosos. Devia desobedecer a eles e me encontrar com ela às escondidas, ou devia obedecer aos meus pais? Espero sua resposta ansiosamente” Estados Unidos.

 

 A v a l i a ç ã o:
 

13 Comentários:

Marília Maciel disse...

Já assisti o filme e achei lindo, bem original e romântico, ao mesmo tempo...com certeza o livro é ainda melhor! São tantos livros escritos sobre essa personagem tão famosa de Shakespeare, cuja história a gente nunca se cansa!

Claudia Villani disse...

Nossa! Quer dizer que Julieta existiu de verdade? Não foi uma ficção que Shakespeare escreveu? Agora fiquei super curiosa pra ler esse livro!

Jordana Silva disse...

não Claudia, o que existe é a tradição de escrever cartas para Julieta, e tem um clube la de voluntarios que responde as cartas. =]

Suzana Sabino disse...

Ah, agora fiquei super a fim de ler o livro, sério.
Pensava que era, tipo, um romance tirado do filme. Mas agora que sei que não é, fiquei bem curiosa.
Vi o filme e achei bem fofinho. ^^
Espero poder ler em breve para ver o que tem de diferente. ^^
Beijos.

KassiaCrislayne disse...

Que lindo! Também pensei que o filme fosse baseado nesse livro. Mas o fato de não ser não quer dizer que não é bom, né? Gostei bastante tbm das citações! Essa em especial "Já me perguntei, muitas vezes, como é que caímos de amor?" é a minha cara! rsrsr

Bjs.

Jordana Silva disse...

Oi Suzana, na verdade o livro nao tem nada a ver com o filme. O livro é tipo um guia, contando a historia da tradiçao e outras curiosidades sobre julieta, mas é muito legal.

Gabriela Wegner disse...

Oi!
Eu ia ganhar esse livro de aniversário, mais ainda não ganhei. haha
Sua resenha só me deixou mais curiosa.
Gostei bastante!
Beijoo

Gabi
http://livrosemeninas.blogspot.com

cacholaliteraria disse...

Olá.Essa
é minha primeira visita ao blog.Vi seu link em outro blog e resolvi vir
conhecê-lo.Adorei seu blog e já estou lhe seguindo.Seu blog é muito bem
organizado e suas postagens muito bem elaboradas.


Te
convido a conhecer meu blog e segui-lo também.Aguardo sua visitinha!


Bjs!


Zilda
Mara


http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

Jordana Silva disse...

Oii! Seja bem vinda ao blog, fico mesmo muuuuito feliz que vc tenha gostado, é por causa de leitores como vc que eu ainda não desisti. Muito obrigada pela visita e volte sempre! Claro que vou passar no seu blog. Aproveite e participe das nossas promoções! bjos

fatoselivros fatoselivros disse...

OI Dana!

Primeiro, desculpe a demora. Estou a dias para vir aqui conferir seu blog, mas meu tempo tá curto e mal estou visitando os parceiros.

Segundo, que coisa mais liiiinda! Seu blog tá um luxo! Vc fez o layout? Estou procurando qm faça, tenho ideias mas minhas habilidades com html são duvidosas.

Por fim, sou louca para ler esse livro. E vc mesmo disse q é leitura obrigatória, então... Eu necessito!!!

Amei tdo, de verdade! Arrasou!

BjoO
pri
Entre Fatos e Livros

Jordana Silva disse...

Oi Pri! Que bom ter sua visitinha aqui no blog novamente e que bom que vc gostou! Bem, o template quem fez foi um amigo meu, o link do facebook dele ta no rodapé do blog, da uma olhadinha la, ele faz do jeitinho que vc quer! Fizemos tudo pelo msn, fui dizendo exatamente o que queria, se tava bom, se nao gostasse ele mudava, muito flexivel.

Finalmente consegui deixar meu blog a minha cara! to muito feliz com essa conquista, pra muitos pode parecer bobagem, mas pra mim ta sendo demais!!

Fala com ele, Diego Barros, ele tbm eh colunista aqui no blog, e o preço dele eh super em conta. ;) bjossss

Kari_Couto disse...

Nunca li esse livro, mas vi o filme e me apaixonei. É simplesmente lindo!

Mariana Diaz disse...

Não tive a oportunidade de ler o livro e nem de ver o filme ainda, mas a historia me pareceu bem legal. ^^ 
Sem falar q eu já dei uma olhada no livro pessoalmente e ele é lindo! *-*

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D