Resenha - A Tormenta de Espadas (George R.R. Martin)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sinopse - A Tormenta de Espadas - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Três - George R. R. Martin

A tormenta de espadas, o terceiro livro da série de George R. R. Martin, onde os Sete Reinos já sentem o rigoroso inverno que chega, mas as batalhas parecem estar mais cruéis e impiedosas. Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos esclavagistas. Mas a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?
Vou começar essa resenha com um apelo:

PELO AMOR DE DEUS GEORGE R.R. MARTIN NÃO MORRA ANTES DE ACABAR ESTES LIVROS!

Foi bem egoísta eu sei. Mas se ele bater as botas e não acabar de escrever esses livros eu mato ele.

Já deu pra ver o quanto eu continuo gostando d'As Crônicas de Gelo e Fogo. Então, o livro ainda continua tendo uma qualidade superior a muitos épicos, (se não peco em dizer que seja o melhor de todos até agora). Eu até não sei o que escrever na resenha, porque já falei todas as qualidades dos livros nas resenhas dos dois volumes anteriores. Então, vou falar das diferenças (ou tentar).

A Tormenta de Espadas não teve lá mudanças muito drásticas em relação aos outros dois volumes. Foi acrescentado mais um personagem a narrativa, Samwell Tarly. No início fiquei me perguntando o porquê dele como protagonista, mas depois de um tempo entendi o que George queria fazer, e fez com maestria (pior que não posso entrar em detalhes devido aos spoillers). A Evolução dos personagens continua andando um passo após o outro, menos Bran, que consegue adquirir habilidades muito peculiares no decorrer da Trama.

Já Daenerys, seguiu a linha que lhe foi imposta no segundo livro. Ela quer seu reino de volta, e aos poucos está conseguindo os recursos para a retomada de Westeros. Me surpreendi com a inteligência de Dany, e apreciei sua determinação, coragem e humanidade. Ela é um dos meus personagens prediletos no livro.

Outro fato que volto a observar nos livros de George, é a sua paciência com o místico. Ele não invade a estória de misticismo, magia, feitiçaria e sobrenatural, ele sabe dosar um pouco disso, aumentando cada vez mais a dose no decorrer dos livros. Isso contribui bastante pra deixar a leitura bem mais apreciativa, e nada entediante.

Deve ser extremamente difícil pra qualquer autor fazer um livro do tamanho que são As Crônicas de Gelo e Fogo, e ainda mais difícil fazer com que eles não se tornem entediantes, levanto meu chapéu ao George R.R. Martin por conseguir essa proeza, e por escrever tão bem como poucos.

Antes de terminar a resenha, alguns quotes pra vocês:
"Jaqen disse para pronunciar as palavras também. Arya cruzou os braços contra o peito.
- Valar morghulis - disse, tão alto como se soubesse o que aquilo queria dizer.
- Valar dohaeris - respondeu o homem, tocando a testa com os dois dedos. - É claro que terá uma cabine."

" - Com este beijo empenho meu amor, e o tomo como meu senhor e esposo.
  - Com este beijo empenho o meu amor - respondeu o anão em voz rouca - e a tomo como minha senhora e esposa. - Debruçou-se para frente, e os lábios tocaram-se brevemente"
" - Quem, com os sete infernos, é que ela deveria ser?
  - A filha do Mão. - Harwin ajoelhou-se diante dela. - Arya Stark, de Winterfell. "

Não preciso nem dizer que recomendo a leitura, mas ainda assim digo: SUPER RECOMENDO ESSA SÉRIE. Assim que você ler o primeiro não vai mais querer parar.

Classificação:

5 Comentários:

Kari_Couto disse...

Ainda não li nenhum livro dessa série, estou doida para ler.
Está em promoção no submarino..mas ser Mãe é padecer no paraiso..e não posso comprar nada por agora, pois só de livros escolares serão R$:800,00 + material de papelaria + uniformes + Tênis + aquelas mochilas carissimas que criança gosta e por aí vai e tudo isso multiplicado por 2; afinal aqui em casa são duas crianças 1 de 10 anos e 1 de quase 3 anos.. aff..haja dinheiro..
Quero achar um pé de $$ para plantar..assim meus problemas se resolveriam! Ou pelo menos ganhar na mega sena né?!

rsrsrs

@Kari_Couto / karinicouto@yahoo.com.br / www.mixliterario.com

Hope L. / Tau disse...

Preciso ler essa serie. Mas sempre que vou comprar não dá certo. E agora jurei não comprar livros até março! Vou enlouquecer. Não li nem o primeiro ainda #chora
Adorei a resenha, sou fã da Daenerys do seriado. Ela tem a aparecia frágil, mas é uma verdadeira guerreira. E gosto da Ayra também, apesar de tudo.Beijos, Hope@HLavelle

HELI JUNIOR disse...

Essa série quero muito ler.
Estou para adquirir em breve por sugestão da minha esposa.

piresdelimajunior@yahoo.com.br

Carlos Alexandre disse...

O melhor livro de 2011

juliano cesar de oliveira disse...

Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html
shopping.uol.com.br/e-book-reverso_2631732.html

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D