Resenha - Os Gêmeos (Pauline Alphen)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


Título: Os Gêmeos 
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2011
Páginas: 368
Tradutor: Dorothée de Bruchard
Preço: R$ 39,50
Sinopse: Claris e Jad são irmãos gêmeos tão inversos quanto idênticos. Compartilham sentimentos e pensamentos, mas enquanto Jad tem um coração frágil e sofre de enxaquecas terríveis, condições que lhe impedem de passar muito tempo ao ar livre, Claris é uma garota cheia de vida, destemida, que sonha em viver grandes aventuras. Aventuras como as que lê na Torre dos Livros, onde seu melancólico pai vive enfurnado desde o sumiço da mulher; aventuras como aquelas que a mãe lia para ela; aventuras como as que Jad, com seus problemas de saúde, não pode experimentar.
Eles vivem em uma aldeia chamada Salicanda, em um castelo cravado num vale isolado por uma cadeia de montanhas e encharcado por uma chuva fina e incessante, com o pai, Eben; um preceptor, Blaise; e a ama, Chandra. A mãe, Sierra, desapareceu em uma noite de temporal, no dia em que os gêmeos completavam três anos, deixando a família despedaçada e muitas perguntas no ar.
Claris, que divide o tempo entre os livros, as aulas de esgrima e as cavalgadas na floresta, anda obcecada com a ideia de que as aventuras são sempre protagonizadas por meninos - o que ela acha extremamente irritante. Mas está enganada, pois vai viver uma aventura e tanto ao lado do irmão. À procura de respostas para os mistérios que envolvem o sumiço da mãe, a história de Salicanda e os dons sobrenaturais que parecem ter herdado de Sierra, os gêmeos vão ultrapassar as fronteiras do castelo onde vivem e também do seu mundo: aquele da infância dos dois, o de um passado que eles desconhecem.

O Livro tem uma história boa. Personagens Bons. Ótima forma de escrever. Boa capa. Boa diagramação. Boa idéia. Mas, não passa disso. Eu realmente gostei do livro, mas infelizmente ele poderia ser bem mais fantástico, poderia ser melhor.

A autora deixa a estória seguir um curso demasiado chato. O livro não tem ação, não tem aventura, não tem emoção na maior parte, isso realmente me deixou muito triste, por que eu achei a idéia do livro fantástica.

Um dos defeitos do livro foi deixar muitas pontas soltas. A autora falava sobre a grande catástrofe, sobre os elementais, sobre os poderes dos gêmeos e não se aprofundava nisso, deixando tudo um grande mistério ao leitor. Senti-me como se tivesse lendo um livro ao qual eu não conhecia o idioma, apenas poucas palavras, ela não fazia eu me sentir preso na trama.

Os gêmeos Jad e Claris, personagens principais do livro, foi que salvaram minha leitura. Por mais que a estória tenha sido (no meu ver) mal planejada, mal contada, esses personagens e os misteriosos poderes deles me cativaram (ao menos ESSE mistério me agradou) e também a relação que eles dois tinham entre si. Claris com sua tempestuosa personalidade me cativou, sempre gosto de personagens femininas decididas, fortes, e de atitude.

Enfim, quando acabei de ler tive a sensação de que o livro foi mutilado na melhor parte. Era como se eu não tivesse acabado minha leitura, como se tivessem faltando capítulos no final. Achei o final muito apelativo, como que nos obrigando a ler o segundo livro. Vi o livro todo como uma introdução (cheia de enchimento de lingüiça) para o último capítulo, quando o livro realmente começa.

Fiquei decepcionado com o primeiro livro. Espero que no segundo livro a coisa melhore, pode não parecer, mas eu gostei bastante do livro, e por isso, fiz uma resenha mais dura, mais exigente de uma coisa que gostei e me decepcionei.

Classificação:

5 Comentários:

Elaine Silva @Elaine8585 disse...

Eu não li o livro,mas pela sinopse e pela resenha,já digo que ele passará longe da minha listinha de leitura,alguns autores usam este artifício de deixar o leitor 'boiando' para justamente fazê-lo seguir os demais livros das séries,para conseguir entender a estória toda...Eu não curto esse tipo de artifício.

Monica santos disse...

A capa é realmente linda. Mas nunca tive interesse de lê-lo, e depois da resenha a vontade diminuiu em 50%.

=D

KassiaCrislayne disse...

Pena que o livro não é tão bom. É triste quando isso acontece! =\

Raíssa Lis disse...

Nossa a capa é tão linda e acabou pecando no conteúdo !! Que pena !!

Elaine Silva @Elaine8585 disse...

Eu não li o livro,mas pela sinopse e pela resenha,já digo que ele passará longe da minha listinha de leitura,alguns autores usam este artifício de deixar o leitor 'boiando' para justamente fazê-lo seguir os demais livros das séries,para conseguir entender a estória toda...Eu não curto esse tipo de artifício.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D