Resenha : Sexo na Lua - Ben Mezrich

sábado, 17 de março de 2012

Livro: Sexo na Lua
Autor: Ben Mezrich
Edição: 1
Editora: Intrinseca
ISBN: 8580571340
Ano: 2012
Páginas: 272
Tradutor: Alexandre Matias
Sinopse: "Sexo na lua" também é baseado em fatos reais e narra a inusitada história de um cientista da Nasa que, em 2002, roubou pedras lunares para impressionar a namorada. Para reconstruir a história, Mezrich entrevistou os envolvidos na história e consultou milhares de documentos, inclusive autos do processo, transcrições do FBI e da Nasa. 


Semana passada chegou para mim Sexo na Lua de Ben Mezrich, minha experiência com esse autor, que para quem não sabe, escreveu o livro que inspirou o filme A Rede Social. Confesso que estava um pouco ansiosa para ler esse livro primeiro por que pelo que havia lido na sinopse ele me pareceu um romance daqueles bem apaixonantes e românticos, um cara que oferece um pedaço da lua a mulher por quem ele é apaixonado, tem coisa mais romântica que isso?

Thad Roberts é daqueles personagens que humilham você de tão inteligente que é. Proveniente de uma família religiosa e bastante rígida, ele foi expulso de casa após ter dormido com a namorada, Sonya com que acabou se casando. Anos depois ele descobre que quer se tornar astronauta. A partir daí ele se prepara, faz vários cursos de línguas, começa a cursar física, geologia e arqueologia, faz cursos de mergulho e se torna um piloto licenciado (ficaram com inveja do currículo do rapaz? Eu também) além de toda essa qualificação ele restaurou o observatório da universidade e reestruturou o clube de ciência e astronomia. Então ele se inscreve no programa de estágios da Nasa e é aprovado, em pouco tempo ele se torna uma das figuras promissoras do programa de estágio. Lá ele tem acesso a informações privilegiadas e conhece os lugares onde são guardadas todo tipo de artefatos como os lunares.  Então em um dia ele tem a ideia de roubar e vender pedras lunares, então começa a procurar por um comprador. Com pouco mais da metade do programa concluído ele conhece Rebeca, por quem se apaixona perdidamente, sua relação com a esposa já estava de certa forma inexistente. Ela foi o catalisador que o levou a colocar em prática o plano de roubar as pedras lunares.

É bem estranho pensar que um simples estagiário pode entrar em um órgão tão importante e sair com algo tão valioso sem ser notado, a narrativa me fez praticamente ver cada expressão, sentir cada medo de Thad sentir seu triunfo e seu alívio.

Gostei bastante da diagramação do livro, pois antes de alguns capítulos tem partes das cartas que Thad escreveu para Rebeca durante sua estadia na prisão, o que me fez perceber um Thad diferente do que eu estava lendo no livro, as vezes me pareciam dois personagens distintos. Talvez duas faces da mesma moeda.

Na minha concepção esse livro leva quatro estrelas, pois o final me deixou decepcionada de certa forma pois me levou a pensar em como o amor pode não valer a pena.

Classificação:

| comente (:

KassiaCrislayne disse...

Ah, que interessante! Roubar pedras lunares pra vender? shuahsauhsuahsshau Gostei bastante da ideia do livro, vou procurar pra comprar!

Bjs.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D