Autor da semana: Nicholas Sparks, por Karina Miranda

domingo, 1 de abril de 2012


Nicholas Sparks




Sparks nasceu em Omaha, Nebraska, na véspera do ano novo, no dia 31 de dezembro de 1965 a apenas 8 minutos de 1966. Foi criado sem luxo, “à base de muita batata e leite em pó”, mas afirma que teve uma infância feliz e que a pobreza nunca foi um problema. Antes de O Caderno de Noah estourar, trabalhou no mercado imobiliário, com manufatura de produtos ortopédicos, como vendedor de remédios e garçom. Mesmo após seu livro chegar às listas dos mais vendidos, continuou trabalhando com vendas, com medo de que sua carreira como escritor fosse se resumir a um bom livro apenas. 


A família:

Nicholas conheceu sua esposa Catherine nas férias da faculdade e disse que foi amor a primeira vista, e já no dia seguinte, declarou que estavam destinados a se casar. Um ano e 150 cartas depois, sua previsão se mostrou correta e os dois estão juntos até hoje. 

O casal e um amigo.


Mas a trajetória do romântico Nicholas não seria apenas de finais felizes. Seis semanas após o casamento com Catherine, a mãe de Sparks sofreu um acidente andando a cavalo e morreu, aos 47 anos. Seu pai morreria sete anos depois, aos 54, em um acidente de carro e, em 2000, o autor perderia a irmã mais nova, com 33 anos, de câncer.

Em 1996, um dos filhos de Sparks, Ryan, foi diagnosticado com autismo. Um diagnóstico que depois se revelaria errado, mas que foi suficiente para desencadear um ano repleto de preocupações. Nicholas passava de 3 a 4 horas diárias com o filho, em terapia intensiva, tentando ajudá-lo a desenvolver a fala. Finalmente, o diagnóstico correto de Distúrbios do Processamento Auditivo Central, trouxe esperança à família e, em 1999, Ryan ingressou na escola em uma turma regular. A experiência com o filho marcou profundamente sua literatura, especialmente o livro The Rescue.



As causas sociais:

Fundador da Escola Epiphany  
Em 2005, Nicholas e sua mulher resolveram apadrinhar uma família de Nova Orleans, após o Furacão Katrina. A convite de Sparks, a família se mudou para New Bern, onde ele e sua mulher teriam melhores condições de ajudá-los. Foi nesta época que os Sparks começaram prestar maior atenção à oferta de escolas na cidade, considerando suas idéias e valores sobre educação.


Assim, em 2006, o casal se uniu a Tom McLaughlin para fundar The Epiphany School. Em reuniões com a comunidade, gerou-se um consenso de que a escola deveria ser um espaço onde estudantes de todas as religiões teriam uma educação completamente global, em um ambiente Judaico-Cristão tradicional e rigoroso.



Atualmente com 300 alunos, The Epiphany School tem por missão incentivar seus estudantes a perseguir um aprendizado para a vida toda, liderança corajosa, discipulado leal e serviço compassivo. Voltada para o desenvolvimento da mente, corpo e espírito dos alunos, a escola visa auxiliá-los na descoberta e expansão dos seus próprios dons.

A Obra:

Com 16 livros publicados e 50 milhões de cópias impressas no mundo todo, Nicholas Sparks é um sucesso retumbante. A maioria de seus livros estréiam e permanecem por uma média de 5 meses nas listas dos mais vendidos nos EUA. Em 2004, três de seus livros figuravam, ao mesmo tempo, na lista do New York Times.

Alguns livros já lançados no Brasil:

Diário de uma Paixão

Uma carta de Amor

Um amor para recordar

O Resgate

Uma curva na estrada

Noites de Tormenta

O Casamento

O Milagre

Querido John

Um Homem de Sorte

A Última Música

O Melhor de Mim




Curiosidades: 

O roteiro de A Última Música foi escrito por Nicholas Sparks antes do livro, especialmente para a atriz de Hannah Montana, Miley Cyrus, que escolheu o nome da personagem principal do romance, Ronnie (sortuda a menina hein?). O livro estreou em primeiro lugar nas listas dos mais vendidos do USA Today e do New York Times.

O Caderno de Noah (The Notebook), um dos livros mais bem sucedidos de Sparks, ficou mais de um ano na lista dos livros mais vendidos do New York Times (56 semanas na categoria “Capa Dura” – Hardcover - e 54 na categoria “Livro de Bolso” - Paperback). Até então, foi o terceiro livro apenas, em 30 anos, a conseguir esse feito e o único a durar mais de um ano nas duas categorias, até J.K. Rowling lançar o Harry Potter. Após vender 10 milhões de cópias, o livro rendeu um filme, Diário de Uma Paixão, que, sob a direção de Nick Cassavetes, foi um sucesso instantâneo.

Nicholas Sparks é faixa preta em Tae Kwon Do. (UaU)
Após a venda dos direitos de O diário da nossa paixão, a sua primeira compra foi um novo anel de noivado para a sua mulher. (que fofo!)
Ele foi considerado o autor mais sexy pela People Magazine. (Concordo em gênero, número e grau.)

E vocês?? :-D

Sparks vive atualmente, em New Bern, Carolina do Norte, nesta bela casa, com sua esposa e cinco filhos.


Bom, é isso, espero que vocês tenham gostado. Sintam-se a vontade para comentar.
Um ótimo domingo para todos (as) e até a próxima semana!

Beijos!


Fontes:
www.wikipédia.com.br
www.minisites.presenca.pt/nicholassparks
www.whoisnicholassparks.blogspot.de
www.google.com
www.google.com.br

7 Comentários:

Ivna Pinna disse...

Legal saber um pouco mais da vida dele! Li alguns livros e gostei de todos!

Beijos

Sthefanie Pc Rezena disse...

maravilhoso!

João Victor . disse...

Oi ..

Ótimo post. Adoro os livros do Sparks e estou aguardando ansioso pelos novos que provavelmente estão chegando ^^



João Victor – Amigo do
Livro


• Administrador/Dono


http://www.amigodolivro.blogspot.com/
 

Gracy Ursulino disse...

Lindo, amo mais ainda agora por saber que é alguém tão show. Descobri pq ele mata tanta gnt nos livros, vida muito triste. Mas ainda bem que ele tem a esposa e os filhos!!!

Marta disse...

sempre é bom se conhecer além mais de nossos autores preferidos,  nick ( olha so a intimidade ) sabe passar emoções divinamente, queria so saber porque sempre tem que morrer alguem importante nos livros deles.

KassiaCrislayne disse...

Quanta informação! uahsauhsaush Gostei. Ele se mostra um ótimo autor e uma ótima pessoa.

Bjs.

Fábrica dos Convites disse...

Eu adorei, sou fã deste autor que me emociona com seus belos livros.
Bjs, Rose.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D