Resenha: Por isso a gente acabou (Daniel Handler)

segunda-feira, 18 de junho de 2012


Título: Por isso a gente acabou
Autor: Daniel Handler
Editora: Cia das Letras
Ano: 2012
Páginas: 376
Tradutor: Érico Assis
Preço: R$ 44,00
Sinopse: Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.


Por isso a gente acabou é a história do começo, meio e fim do relacionamento entre Min e Ed. Min é uma jovem apreciadora de filmes antigos e Ed é o típico jogador de basquete, popular, lindo e desejado por todas as meninas da escola. Eles começam um namoro intenso e recheado de juras de amor eterno. 

No começo eu achava que pudesse de alguma forma dar certo, mas depois fui vendo que desde o início, aquele namoro estava fadado ao fracasso. Duas pessoas completamente diferentes, com idéias diferentes, amigos diferentes... 

O livro é uma extensa carta onde Min descreve por quais motivos eles acabaram. Carta essa que será deixada na porta da casa de Ed junto com vários souvenirs do relacionamento deles, coisas que para mim ou para você podem parecer lixo, por exemplo, tampinhas de garrafa, caixa de fósforos, ingresso de cinema, etc. Cada objeto representa um momento do relacionamento deles (bom ou ruim) e tem um significado especial para Min e é por isso que ela decide colocar tudo numa caixa azul onde na tampa lê-se: "You either have the feeling or you don't", e entregar na casa de Ed, com a ajuda de seu amigo fiel, Al. 

Bem, não é spoiler falar que eles terminam o relacionamento, o nome do livro é "Por isso a gente acabou". Mas posso dizer que eu dou total apoio à Min, e o Ed me deixou com muita raiva, mas é claro que não vou dizer o motivo principal do porquê deles terem acabado. 

O que gostei mais no livro foi a proximidade com a nossa realidade. Pode ser uma história fictícia, porém, tenho absoluta certeza de que você, assim como eu, já passou por uma decepção amorosa, já guardou coisinhas que lembrava o seu relacionamento falido e com certeza já sentiu vontade de devolver tudo. Eu me identifiquei muito com a Min, menos na parte de gostar dos filmes antigos, ela me irritou várias vezes pois divaga demais sobre eles. Detalhe: nenhum dos filmes existe, é tudo fruto da imaginação do autor, que não é ninguém menos que Lemony Snicket, das Desventuras em Série!

Por isso a gente acabou não é nenhum livro espetacular que vai mudar a sua vida, mas é uma leitura super divertida e rápida (li em 2 dias) que vai te fazer dar risada com as idéias da Min e do Al (apesar de ele aparecer pouco, é um dos meus personagens favoritos). Não tive vontade de chorar mas compartilhei do sofrimento da Min nos capítulos finais do livro e confesso que já me senti exatamente como ela. 

A diagramação do livro é FANTÁSTICA. Cheio de ilustrações dos objetos que representam o namoro deles, o papel é de excelente qualidade e não posso deixar de mencionar o kit lindo que a Cia das Letras mandou para os parceiros (fotos abaixo). Outro ponto positivo do livro são os palavrões, que não foram traduzidos e também o modo de falar deles, ficou bem parecido com a linguagem dos adolescentes mesmo. Adorei. Recomendo com certeza!




Classificação:



SORTEIO

E para garantir um exemplar desse livro fofo, basta seguir algumas regrinhas básicas e torcer bastante!


1- Seguir o blog publicamente e morar no Brasil ou ter endereço de entrega aqui;
2- Comentar DECENTEMENTE na resenha e deixar NOME, EMAIL e TWITTER;
3- Seguir @cialetras e @ffeedyourhead no twitter;
4- Twittar a frase abaixo no máximo 5 vezes ao dia.



O @ffeedyourhead e a @cialetras vão me ajudar a descobrir por quê Min e Ed terminaram em 'Por isso a gente Acabou'! RT http://kingo.to/17b0


ATENÇÃO: 

  • A promoção terá início hoje (18/06) e se encerrará dia 30/06 às 20h. O sorteio será realizado por meio da ferramenta Sorteie.Me, no entanto, se houver algum problema com o site no dia, farei pelo Random.Org através dos Comentários, por isso NÃO DEIXE DE COMENTAR! 
  • Vou conferir as regras e se você não estiver seguindo todas, não tem mimimi, não vou te dar o prêmio, vou sortear novamente!
  • O vencedor tem até 72horas para ENTRAR EM CONTATO conosco, portanto, volte no blog no dia do sorteio para conferir se você ganhou, ok? 
  • Nada de Spam no Twitter, é Feio e Irrita! 
Para conferir as regras gerais de sorteios aqui no blog clique AQUI.

Boa sorte! 

41 Comentários:

Carolina Durães disse...

Bom dia Dana, tudo bem?
Eu já tinha lido a sinopse desse livro antes, e acho super interessante a temática, por se tratar de algo comum em nossas vidas.. o fim de um relacionamento e as neuroses que acabam ocorrendo depois...Acho que sempre ficamos pensando: será que poderia ter feito algo diferente? Onde eu errei e etc. É o tipo de história que ninguém considera extraordinária, mas todo mundo já passou por isso rs. Adorei sua resenha. Parabéns!
Participando da promo \o/
Nome: Carolina Durães de Castro
twitter: @Carol_Duraes
e-mail carolinaduraesdecastro@yahoo.com.br

Jeh Polato disse...

Eu adorei esse livro. E também fiquei do lado da Min. Quando eu descobri o motivo fiquei muito brava com o Ed. Poxa, eu queria que eles ficassem juntos.
Mas como vc mesma disse, o relacionamento deles era errado desde o começo. Os dois eram muito diferentes e ele não entendia a Min.
Achei fantástico o livro ser a carta dela pra ele. E a diagramação fez todo o sentido. Quando peguei o livro e vi as ilustrações nem imaginava o que seriam, achei que eram apenas detalhes.

Todo mundo merece saber porque eles terminaram...rs

bjinhuxxx
Jessica Polato
Jeh Polato

jpolato@hotmail.com

Karolyne Oliveira disse...

Tô super curiosa a respeito desse livro. Achei legal o fato do livro ser uma carta dela pra ele, e cada coisa que ela guardou ter um motivo, uma explicação do termino do namoro. Quero muito ler.

Dana Silva disse...

Não esqueça de deixar seus dados para participar do sorteio! ;)

Jéssica Campos Fonseca disse...

Confesso que considerei a história um pouco clichê, não é não?
É lógico que pessoas diferentes sempre acaba não dando certo o relacionamento né? Isso de que os opostos se atraem é um pouco nada a ver pro meu gosto, pois se você não se identifica com nada da pessoa, fica complicado conviver. Bem, eu pelo menos acho isso.
Apesar de ser clichê deve ser interessante ver o que levam as brigas e a separação dos dois, ainda mais que tem começo, meio e fim.


Nome: Jéssica Campos Fonseca
E-mail: jessica.camposfonseca@gmail.com
Twitter: @jessicamps


Blog: Blog Literário Reading Books and More...

Karol Vieira disse...

Já tava com um tempo que eu não sentia uma curiosidade, interesse a até uma identificação por um livro, assim, de cara.
Você falou que não sentiu vontade de chorar, mas que ainda assim compartilhou de alguns momentos, né? Eu já me imaginei chorando. Pense como sou chorona! hehe
E sou muito apegada a detalhes, a pequenas coisas, objetos bobos e essas coisas que parece que vou mesmo encontrar nesse livro... Que bem que poderia ser meu, visse?!
Adorei a resenha, me deixou ainda mais com vontade de lê-lo.


Abraço!
Bons dias! ;*


Karol Vieira
a_karol_vc@hotmail.com
@ana_caracol

Nanda ☮ disse...

Morrendo de vontade de ler esse livro. :D
Tinha muita gente falando dele no twitter e depois de ler a resenha a minha vontade de ler só aumentou. Fiquei curiosa sobre essas ilustrações do livro, quero ler!

Chrys Audi disse...

Nossa, com essa recomendação eu também querooooo
Adoro livros com diagramação bacana, torna o livro mais interessante, demonstra dedicação na elaboração e isso desperta o interesse...


Quero ele pra mim!!!!

Kel Costa disse...

Já me ganha só em saber que tem uma diagramação legal, que fuja do básico! Além da capa, que por mais simples que seja, é original.
Gosto da história. Não é nenhum livro que eu morra de vontade de ler, mas que deve sim ser interessante e divertir. E como vc falou, acho que todo mundo já passou por essa situação, né? Nunca fui de guardar souvenir (rsrs) mas sempre tem aquele presente que a gente fica louca de vontade de devolver, jogando na cabeça do outro.


Bjs,Kelwww.itcultura.com

Kel Costa disse...

Esqueci dos dados da promo...


Kel Costa
itcultura@hotmail.com
@k_kelcosta (vou participar pelo meu tt msm)


Bjs!

Fábrica dos Convites disse...

Tenho muita curiosidade em ler este livro, principalmente por conta de sua diagramação que todo mundo fala.
Bjs, Rose.

Dana Silva disse...

oi Rose, não esqueça os dados para participar do sorteio! bjos

Fábrica dos Convites disse...

Oi Dana, obrigada por avisar, mas não tenho twitter para participar.
Bjs, Rose.

Samantha Monteiro disse...

Olá!!


Realmente, o kit desse livro veio super caprichado!
Deve ser mesmo muito rápido, tanto pela diagramação como por ser uma estória leve e envolvente, como você mesmo disse.


Fiquei ainda mais encantada com esse livro quando soube que a editora pediu para a autora escrever o título do livro com a própria letra dela, foi muito atencioso da parte de ambos!


Beijos,
Samantha MonteiroWord In My Baghttp://wordinmybag.blogspot.com.br/

thaila oliveira disse...

o que pude perceber é que o que acontece na historia pode acontecer com qualquer um, pois todos estamos fadados a começar e terminar o relacionamento que julgavamos perfeito e pra vida toda, e os presentinhos são bem carateristicos dessa fase e representma um momento especial. creio que a min teve seus motivos para terminar o relacionamento e eu queria muito conhece=los

Dana Silva disse...

oi Thaila, não esqueça de deixar os dados para participar do sorteio! bjs

Cinthia Oshiro disse...

Olá, tenha muita vontade de ler esse livro, escrito por "Lemony Snicket" autor de Desventuras me série uma das minha séries preferida. E eu não conheço outros livros dele. E gostaria de ganhar esse livro. Achei esse livro é muuuito caro, caramba!!
HEHEHE é isso mesmo " nenhum dos filmes existe, é tudo fruto da imaginação do autor, que não é ninguém menos que Lemony Snicket "
cinthia oshiro
cissaxp@hotmail.com
@cinthiaoshiro

Tais disse...

Estou bem curiosa para ler esse livro desde que foi lançado.
Achei a diagramação linda e o kit que a editora enviou para os parceiros perfeito.
Todo mundo tem elogiado bastante essa história e por sua resenha acredito que irei gostar muito.

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br

Tais disse...

Estou bem curiosa para ler esse livro desde que foi lançado.
Achei a diagramação linda e o kit que a editora enviou para os parceiros perfeito.
Todo mundo tem elogiado bastante essa história e por sua resenha acredito que irei gostar muito.

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br
Tais Bruna Castro
twitter: @leitorafashionleitorafashion@gmail.com

Rafael Fernandes disse...

Oi. Primeiro de tudo eu adoro romances, e esse livro tem uma cara de ser emocionante sabe! E a capa e os objetos (ilustrações) que faz lembrar da vida deles então...
Min e Ed são personagens fictícios, mas que na realidade, é bem comum nos nossos dias, como tu disses proximidade com a nossa realidade, incrível mesmo esse livro, se você gostou tanto assim, tenho certeza de que vou adorar EM TUDO. Parabéns pela resenha. ~~


Rafael Fernandes
leiturasvivas@gmail.com
@rafa__rafa

Lorena disse...

Aaaaaaah, que kit lindo, que livro lindo, tá tudo lindo *-* a Companhia das Letras está cada vez melhor, os livros estão com melhores histórias e os kits muito perfeito, só acho que deveria abaixar um pouco o preço, não são todos que tem condições de tirar 44 do seu orçamento para comprar apenas um livro, se fosse mais barato, venderia mais. Então, é isso Dana, parabéns pela resenha, está bem estruturada e detalhista e apesar do preço, agora este livro está na minha lista de desejados, espero ganhar.
Beijitos :*

Lorenna Rodrigues disse...

AAAAAh, que kit lindo, que livro lindo, que promo linda *-* O livro é bem interessante porque contém ilustrações e para mim, é uma forma mais fácil de entender a história. A resenha está, ótima e muito bem estruturada. Nunca li um livro da Companhia Das Letras, acho que é porque nunca nenhum me chamou atenção, mas de certa forma, com certeza também teve a questão do preço! Não é todo mundo que tem 44 reais retirados de seu orçamento para gastar em apenas um livros, acho que a editora deveria rever isso aí, acho que abaixasse, venderia até mais..
Então, é isso.
Beijos, Dana :*

Antônio Derley disse...

Desde que esse livro saiu eu to ~desejando~ ele ))): A história é ótima, e chamou a atenção na primeira resenha que eu li, cuja descrição pelo foi MUITO positiva e todos os blogs, pelo menos os que eu acompanho, criticam ele de forma positiva.
Pena que ano muito sem dinheiro pra comprar né, mas assim que der eu vou ler ele. Parabéns pela resenha (e por todas as outras)!
Antônio Derley@liaylorandmederley.dmpj@hotmail.com

Dalila Souza disse...

Dou total apoio a Min! Nossa, como eu chorei. Eu quis muito acreditar que não era o que eu desconfiava ser, mas foi! Ele é um cretino!
Por mais que odeie o Ed, eu tenho certeza que em algum ponto, ele gostou dela. Mas MORRI de raiva quando eles estão na Festa de Halloween nº 1 e ela descobre que o Ed contava tudo para o melhor amigo. Me senti humilhada com ela, acredita?!


Adoreeei o Kit! Super lindo!
Bom, não aguentei e paguei uma facada pelo livro na Saraiva.
Mas valeu a pena...


Um beijo!

Paula Camargo Souza disse...

Gostei da resenha *_*! Parece um livro ótimo,com uma linguagem bem juvenil mesmo(aí está minha dúvida se irei gostar).Pelas fotos e pela resenha percebo mesmo que a diagramação foi feita com bastante carinho! E adoro livros que tenha figuras,desenhos! Acho que vou gostar bastante!Paula Camargo Souza
paulacamargo@comp.ufu.br
@paula__camargo

Rafaela disse...

Ah eu já tinha lido uma resenha desse livro e claro, me chamou a atenção não só pelo enredo mas tbm por causa do autor.
E pelo jeito não é nenhum livro clichê de romance... se bem que eu super fã de chick lits e adoro finais felizes! hauaauhauhauah
Ótima resenha, só me deixou com mais vontade hauahuahuahau
Fora o kit que é super fofo, com todos os detalhes dos presentes devolvidos!
Enfim estou curiosa!
bjãoo


Rafaela Gomes dos Santos
email: rfl_peninha@hotmail.com
twitter: @RflGomes


www.booklanding.com.br

Bruna Costenaro disse...

Eu sou fã de livros de fantasia, e normalmente não me interesso por livros de romace, mas como sou psicologa existe uma parte minha sempre curiosa em ouvir histórias de vida, esse livro tem isso...quero descobrir o pq do casal ter terminando, e do pq ela ter devolvido a caixa para ele...


Bruna Costenaro
bruheadbanger@hotmail.com
@BruFinland


Miquilisssss

Déborah Araújo disse...

Realmente... quem nunca passou por uma desilusão amorosa!?
Já tive meu momento Min, terminei um relacionamento e peguei cada coisinha que lembrava ele (tirando meus sapinhos de pelúcia) e devolvi... Isso não me esquecer tudo que aconteceu, mas fez lembrar cada motivo pelo qual terminou. Só pelo que li na sua resenha, muito boa por sinal, já me senti um pouco Min, mas o que eu realmente quero saber é o por que deles terem terminado...

Déborah Araújo
debyaraujo@msn.com
@debinha_araujo

Gabriela Marques disse...

Adorei o livro! Conheci ele esses dias em que eu li a resenha em alguns blogs. Eu estou morrendo de vontade de ler, mesmo que eu tenha vários livros na frente dele que merecem serem lidos, eu tenho certeza que vou passar ele na frente.
Me diz como não gostar dele? A história é daquelas que você acaba se envolvendo porque sabe que, no fundo, alguma coisa verídica ele possui.
A Min devolvendo as coisas do namoro e ainda escrevendo o "porque eles terminaram" fazem como que a gente queira saber mais e mais o real motivo do término e ainda o desenrolar disso tudo.
Adorei, adorei e adorei..
Parabéns pela resenha.
Gabriela Marques
gabi.marques@terra.com.br
@ga_marques

James Júnior disse...

Sinceramente, o livro não é do estilo que tô acostumado a ler mas tô participando porque não dispenso uma boa leitura, e vai que o estilo me acaba me cativando... ^^


James Júnior
krekinha_jr@hotmail.com
@Weditaw

Marília Maciel disse...

Fiquei super curiosa para descobrir os motivos pelos quais o relacionamento de Min e Ed acabou. Pelo jeito, eles não reatam no livro né? Só lendo para saber!
Achei bastante lindinho o kit enviado pela editora, com a caixinha azul...
Participando a promoção e torcendo muito!!!
Marília Maciel
mgmaciel2@hotmail.com
@marilia_maciel

Allana Odorizzi disse...

Eu fiquei muito curiosa para ler este livro, ele não tinha chamado muito a minha atenção no começo, mas depois que li algumas resenhas adorei! É engraçado como, mesmo sabendo como o livro vai terminar, temos uma vontade imensa de descobrir que fatos levaram até o destino final do relacionamento do casal. Acho que isso é um ponto bem interessante do livro. A propósito, adoro livros com detalhes especiais na diagramação! *-* Acho que isso torna o livro mais especial, principalmente pra quem adora colecioná-los, como nós >.< Adorei a resenha!
Allana Odorizzi
lanaodorizzi@hotmail.com
@AllanaOdorizzi

Mariana Marques disse...

Descobri faz pouco tempo este livro "Por Isso a Gente Acabou", achei uma gracinha.
Li a sua resenha (que é excelente por sinal!), e me encantei pela história!
Com certeza deve ser uma leitura deliciosa, daquelas que quando percebemos, já estamos na ultíma pagína.
Não vejo a hora de poder ler o livro e descobrir o motivo do término de Min e Ed.
Beijoos ;**

Nome: Mariana Marques
E-mail: marianaim@terra.com.br
Twitter: @marianaiim

KassiaCrislayne disse...

A história parece ser bem interessante. Adorei o fato de a personagem guardar objetos aparentemente sem valor para quem é de fora, mas com muito significado para o casal. Eu fazia isso. O.O Enfim, embora seja a história de um relacionamento fadado, vou querer ler. Quem sabe não pego umas dicas do que não fazer de errado, rs.


Bjs.


Kássia Crislayne
kassia-crislayne@hotmail.com
@crislayne_df

Clarissa Santos disse...

Daniel Handler é muito amor, gente! Li alguns volumes de Desventuras em série e me apaixonei pelo cara! Preciso ler PIAGA! Parece ser exatamente o tipo de estória que eu adoro, e o fato de ser proximo à relalidade, como vc disse, me anima! Não aguento mais YA sobrenatural u.u
Clarissa Santos
@clairmoon
clairmoons@gmail.com

Rafaela disse...

Oiii!
Eu tinha deixado um comentário aqui algumas semanas mas pelo jeito ele não foi! Mas bora lá fazer outro...hauahuahaua
Oq dizer de um livro em que o autor já é fantástico? Desventuras em série acredito que seja uma das melhores séries e só vejo resenha boa desse livro, todo mundo elogiando!
E o kit? Demais neh! Ideia genial de colocar os presentes recebidos durante o relacionamento...pirei! hauahauahua


Bjoo
Rafaela Gomes
@RflGomes
rfl_peninha@hotmail.com

RoseFuri disse...

Oie!
Esse livro deve ser um barato msm, né? Apesar de se tratar de um fim de relacionamento (o q não é legal), mas a forma como o autor trata isso parece bem leve.
O autor tb foi extremamente criativo ao inventar filmes para permear o relacionamento. Ele praticamente criou outra realidade no livro.
Gostaria de ler e saber realmente o pq. do fim do namoro.
Curti a resenha!
Bjs
Rosana Silva
rose.furi@gmail.com
RoseFuri

Pam Moura disse...

nome: Pammela Moura
email: pammela.moura@hotmail.com
twitter: @PamMoura_

Nunca tinha ouvido falar nesse livro, ate que um dia eu descobri uma promoção. Quando olhei a capa já pensei que fosse sobre relacionamento depois de um tempo procurei algumas resenhas para ler, me apaixonei e estou muito curiosa para achar a resposta. A historia parece ser muito interessante e já li outras resenhas que falam super bem desse autor.

Erica Martins disse...

Pra mim vai ser estranho ler um livro já sabendo o final sem ser spoiler mas eu gostei do tema que ele trata. Queria ver fotos da diagramação dentro do livro. Imagino que seja tipo a do livro O Céu Está Em Todo Lugar. E o kit é lindo, pena que não tem sorteio dele como na NC. Nem sabia que era o mesmo autor de Desventuras em Série.

Érica Martins
v_de_veronica_ma@ymal.com
@EricaMarts

----Leituras & Fofuras----
www.leiturasefofuras.com.br

Karolyne Kazakeviche disse...

twitter - @ kazakeviche
acho que esqueci de deixar o twitter, rs.

Mariana Diaz disse...

Ok, achei a caixa linda também.
Não entendi uma parte: "como assim os palavrões não foram traduzidos"?! o_OVc quer dizer q eles não foram "adaptados", é isso?!


Mariana Diaz de Paula
miss_remix4@hotmail.com
@marianaadiazz

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D