Resenha: Ladrão de Olhos (Jonathan Auxier)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Edição: 1
Editora: Editora Leya 
ISBN: 9788580442700
Ano: 2012
Páginas: 424
Tradutor: Alice Klesck 
Sinopse: Peter Nimble é um jovem órfão e cego que aprendeu a sobreviver no mundo do crime. Tratado como um escravo pelo cruel sr. Seamus, todas as noites Peter é obrigado a roubar dos bons cidadãos da cidade e, durante o dia, permanece trancado em um porão, onde sonha com um futuro melhor. Até o dia em que ele rouba um objeto de um misterioso viajante - uma caixa que contém três pares de olhos mágicos. Ao experimentar o primeiro par, Peter é instantaneamente transportado para uma ilha secreta, onde ele terá uma missão especial: resgatar um povo em apuros no perigoso Reino Desaparecido! Peter Nimble, juntamente com seu fiel companheiro - um cavaleiro que foi transformado em uma estranha combinação de cavalo e gato - e com a ajuda dos olhos mágicos, embarcará em uma inesquecível aventura de capa e espada para descobrir seu verdadeiro destino. Para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu! 

Fantástico! Uma palavra que resume bem esse livro. Ladrão de Olhos é um livro preferencialmente para crianças, mas a forma como o autor escreve equipara o livro às maravilhosas Crônicas de Narnia e aos misteriosos livros de Deltora Quest.

Ladrão de Olhos é o típico livro que você pode ler para seu irmão mais novo, para seus filhos, sobrinhos, netos, etc etc, e também se empolgar com a estória. O autor escreve de maneira bem simples, se adequando ao seu público alvo, mas acaba que agradando tanto às crianças como adultos (ou suas crianças interiores, kkk). Inicialmente não gostei do livro confesso, mas logo que me acostumei à escrita do autor, passei a aproveitar e ansear os próximos capítulos, e cada virar de página.

A trama tem vários personagens singulares, que conquistam os leitores, que além de passar uma ótima estória, passam valores e lições que podemos levar para nossa vida real. Peter Nimble, o personagem principal desta fantástica trama me cativou desde o começo, ensinando superação, esperança, força de vontade, e por incrível que pareça para "o maior dos ladrões", ele também passou lições de caráter.

Quem já leu as eternas Crônicas de Nárnia, e Deltora Quest e gostou, com certeza é uma ótima pedida, quem não leu, leiam, recomendo todos eles. Abraços o/ 

Classificação:

5 Comentários:

Carolina Durães disse...

Bom dia Diego, tudo bem? Adorei a dica.... ainda não li o livro, mas é um gênero que eu realmente aprecio... já adicionei a minha listinha de desejados.
Beijos

Danielle CGA Souza disse...

Essa capa é tão linda!!!
E por sorte o livro não é como imaginei ao ler o título... sobre um ladrão de olhos literalmente... imaginei que ele olhasse alguém e se encantasse, daí decidia arrancar fora os olhos alheios. Sou maluca... mente fértil.
Esses olhos mágicos devem ser bem úteis... mas pq alguém andaria com esse tipo de apetrecho?
Muito interessante mesmo. =)

Kel Costa disse...

Ahhhh, esse é um livro que me arrependi de não ter solicitado =/ Tudo bem que eu ainda nem li o que pedi no lugar dele, que é O Encontro, mas pelas resenhas que tenho lido de Ladrão de Olhos, sei que iria adorar.
Esses personagens novinhos que nos ensinam tantas coisas nos livros, são ótimos!


Bjs, Kel - www.itcultura.com

Sthéfanie Paula Cachoeira Reze disse...

Não é meu tipo de livro.
Mais gostei!
Bacio, Selene Blanchard

Modaeeu.blogspot.com

Espero sua visita

RoseFuri disse...

Li e gostei mto de As Crônicas de Nárnia. Com sua comparação, é impossível não desejar ler O Ladrão de Olhos. Parece ser um livro incrível com boas lições. Acho que falta um pouco disso na literatura infantil.
Bjs

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D