Resenha Tripla: Serraria Baixo-Astral, Inferno no Colégio Interno e O Elevador Ersatz (Lemony Snicket) Desventuras em Série 4,5 e 6

quinta-feira, 23 de agosto de 2012


ISBN: 9788535902105
Livro: Serraria Baixo - Astral
Série: Desventuras em Série 
Autor (a): Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Tradução: Carlos Sussekind

Páginas: 176
Sinopse: Na opinião de Lemony Snicket, "de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, Serraria baixo-astral talvez seja o mais triste até agora". Alto-Astral é o nome da serraria que serve de cenário para as novas calamidades que Klaus, Violet e Sunny serão obrigados a viver. Trata-se de uma "ironia do destino", pois ali, no meio daquelas árvores derrubadas, daquelas enormes toras de madeira, o que as três crianças vão encontrar é mais uma coleção de coisas horripilantes, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça. A vida dos Baudelaire é mesmo muito diferente da vida da maioria das pessoas, "a diferença principal estando no grau de infelicidade, horror e desespero" Diante desse quadro, algum leitor desavisado pode desconfiar: "Como é que alguém vai se divertir com um livro desses, se as personagens não param de sofrer?!". A pergunta faz sentido, mas é justamente aí que descobrimos um dos melhores segredos de Lemony Snicket, pseudônimo do americano Daniel Handler. Ele leva o exagero às raias do absurdo, faz o realismo perder feio para o mais deslavado faz-de-conta e o resultado não poderia ser outro: um jogo literário incessantemente bem-humorado.
  
Oi gente, mais uma resenha de Desventuras em série, hoje trago os volumes 4,5 e 6 da série.Começando com o livro 4, que particularmente foi o mais sinistro para mim.Sim leitores os irmão Baudelaire continuam sua saga de sofrimento e fuga do inescrupuloso Conde Olaf. Depois de todo sofrimento passado na casa da tia Josephine, os órfãos estão de mudança para a Serraria Baixo-Astral.Onde são obrigados a trabalhar, dormir em um lugar com mau cheiro e sem janelas. 

Eu já estava me perguntando onde Conde Olaf aparece na narração e para minha surpresa Klaus(um dos irmãos) quebra seus óculos e ele vai ao Oftalmologista e lá a recepcionista Shirley o atende e para sua surpresa Shirley é Conde Olaf disfarçado (ele realmente não mede esforços para tomar o dinheiro dos irmãos). Nesse volume comecei a achar que o Sr Poe, que é o responsável para enviar os irmãos aos tutores, é parceiro de Conde Olaf, porque não é normal a pessoa ser tão burra desse jeito. Como sempre Olaf consegue escapar e acontece uma morte trágica no fim do livro  e assim os irmãos começam mais uma Desventura...


ISBN:8535902740
Título: Inferno no Colégio Interno
Série: Desventuras em Série 
Autor (a): Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 200

Sinopse: Nada de aventuras emocionantes com final feliz: Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são legais e inteligentes, mas a vida deles está repleta de má sorte e infelicidade. Em Inferno no colégio interno, os três irmãos enfrentam caranguejos, provas hiper-rigorosas e os castigos de um internato.O colégio se transformou em mais um desastroso episódio de suas vidas horríveis. Desta vez, eles precisam escapar de fungos gotejantes e assistir a recitais de violinos, além de entender o complicado sistema métrico e suportar os exercícios de D.O.R.Violet, Klaus e Sunny têm o poder de atrair desgraças. Quem gosta de histórias alegres não deve nem abrir este livro, avisa o autor, pois as histórias dos Baudelaire são sempre uma desventura pior do que a outra.
Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.

Neste volume os irmãos Baudelaire vão parar em um colégio interno, a Escola Preparatória Prufrock. Logo na chegada são recepcionados por uma chata chamada Carmelita Spats. A escola possui um vice diretor sem noção que pune os internos com tarefas ridículas como comer com as mãos amarradas nas costas e várias outras tarefas. Nero alega que por os irmãos serem órfãos eles não podem dividir os dormitórios com outros alunos e os instala em um barraco com musgo no teto (quanto sofrimento para os Baudelaire, hein?). 

Neste colégio eles conhecem os irmão Isadora e Duncan Quagmire que coincidentemente também perderam os pais em um incêndio e são ricos. Para mim é aí que o mistério da narração começa. Porque na minha opinião existe várias coisas por trás do incêndio onde os pais dos Baudelaire morreram. A vida já não estava fácil, quando os irmãos são apresentados ao novo professor de ginástica, instrutor Genghis que na verdade era Conde Olaf disfarçado. 

Para fugirem de Olaf os Baudelaire contam com a ajuda dos irmãos Quagmire que se disfarçam de Violet e Klaus. Conde Olaf descobre a farça, mas acaba fugindo levando os irmãos Quagmire. Antes deles sumirem de vista Ducan grita para Klaus três misteriosas letras C.S.C. Assim os irmãos começam outra Desventura...


ISBN:9788535903201
Título O Elevador Ersatz
Série: Desventuras em Série 
Autor (a): Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 228
Sinopse:Mais uma vez, os órfãos Baudelaire irão ser entregues a novos tutores. Desta vez, Esmé e Jerome Squalor, que moram em um suntuoso apartamento de cobertura na Avenida Sombria, são os escolhidos.Mas, apesar das aparências, Esmé e Jerome não são os tutores ideais. Ela está mais preocupada com o que está in ou out do que com os órfãos (aliás, só aceitou ser tutora das crianças porque órfãos estão in), enquanto ele está mais preocupado em não discutir do que em ser um bom tutor.Os órfãos precisam descobrir para onde o conde Olaf levou seus amigos trigêmeos e o que significa C.S.C., enquanto tentam se proteger, afinal de contas, o famigerado conde Olaf não irá desistir de pôr as mãos na fortuna dos Baudelaire.

Estou tão feliz de relembrar a minha série querida, eu não imaginava quanta falta sentia desses irmãos. Mas voltando ao que interessa, no 6º volume da série os Baudelaire irão morar com Esmé e Jerome Squalor um casal rico que só recebam os irmãos porque adotar estava na moda. Pois tudo para o casal ou é in ou é out. Jerome parece ser  uma pessoa boa, mas por ser um capacho da mulher e do que a sociedade pensa, ele não é de muita ajuda para os irmãos. No início parece que Conde Olaf não aparecerá na série, mas ele volta disfarçado de Gunther, um leiloeiro que vai comandar o Leilão da Moda. Para fugirem de Olaf, os irmãos  tem a ideia de descer pelo fosso do elevador, onde para sua surpresa encontram em uma jaula os irmãos Quasgmire e os mistérios das letras C.S.C e mais uma Desventura começa...

Eu amo a série, em cada volume ela se torna mais enigmática, várias perguntas surgem: O que causou o incêndio onde os pais de Baudelaire e Quasgmire morreram? O que significam as letras C.S.C.? Porque os Quasgmire estavam no fosso do elevador na casa de um dos tutores dos Baudelaire? Nossas muitas questões e o autor nos prende de uma maneira que não consegui parar de ler. Super recomendo a série. 

Próxima semana os volumes 7,8 e 9. Beijos e comentam ta?


10 Comentários:

carlos handerson disse...

O
Serraria Baixo-Astral é o que dá mais pena dos Baudelaire.
Ninguém merece passar o dia trabalhando e ainda comer só chiclete =/

Carolina Durães disse...

Bom dia Lariza!! Eu nem tenho palavras para dizer o quanto eu adoro essa série, é simplesmente maravilhosa!!
Beijos

Ana Trajano disse...

Que massa! Eu assisti o filme, mas nem que eram livros... |Bem, eu deveria supor, pelo título, mas sabe quando a gente tem preguiça de pensar mais profundo? rsrsr Acho que foi isso! De qualquer forma, amei as resenhas! Beijos!

Rafaella Espíndola disse...

Ótimas resenhas :DD
Estou muito ansiosa para ler esses livros eles parecem tão legais!
Beijos, Rafa.
http://sopa-de-historias.blogspot.com

Débora Campos disse...

Amo de paixão essa série..
Apesar de ter lido a um tempinho..
O blog está lindoo..
Beijos


http://2bookgirls.blogspot.com.br/

Lariza Barbosa disse...

Débora, também amo a série,obrigado pelo elogio e o comentário
beijos

Lariza Barbosa disse...

Rafaella, leia sim você vai adorar, tenho certeza.Obrigada pela comentário

Lariza Barbosa disse...

Ana e vc só assistiu ao filme, leias os livros eles são perfeitos
beijos

Lariza Barbosa disse...

Carolina eu tb amo a série, obrigada pelo comentário

Lariza Barbosa disse...

rsrsrsrsr coitadinhos, mas eu adoro as desventuras dos Baudelaire
beijos

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D