Resenha Premiada: O Casamento (Nicholas Sparks)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410563
Ano: 2012
Páginas: 224
Tradutor: Fernanda Abreu
Sinopse - O Casamento: Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a espos apaixonar-se por ele novamente. 


O Casamento (Editora Arqueiro, 2012), de Nicholas Sparks, é a sequência do romance Diário de uma paixão (Editora Novo Conceito, 2011). A história é sobre Wilson Lewis, genro de Noah e Allie (o casal do livro anterior) que ao esquecer o 29º aniversário de casamento com Jane pode ter a estrutura de seu casamento abalada por causa de um erro gravíssimo como este. A verdade é que o matrimônio já estava por um fio e com esse "vacilo" de Lewis, as coisas começaram a piorar. 

Wilson passa um ano inteiro pensando em como reparar o esquecimento do 29º aniversário de casamento e quando o 30º ano se aproxima, com ele vem uma notícia inesperada: A filha deles, Anna, irá se casar na mesma data. Ele então enxerga uma oportunidade para dar a Jane o presente mais inesquecível de todos: e é claro que eu não vou lhes contar o que é.

Lewis sempre achou que o seu casamento seria eterno e que Jane nunca deixaria de amá-lo. Apesar de sempre ter sido fiel e sempre tê-la amado, ele nunca foi um marido dedicado, um pai muito presente. Ele não é como os outros mocinhos de Sparks, não é romântico, não sabe demonstrar seus sentimentos nem para com os próprios filhos. Wilson sempre colocou o trabalho à frente das necessidades de sua família, e agora três décadas depois ele começa a perceber que Jane está diferente e está com medo de que ela tenha deixado de amá-lo. 

O casamento é uma história de amor linda. O que mais me agradou neste livro é como ele é parecido com a realidade. Não é nem um amor impossível, não são dois jovens que tem uma vida inteira pela frente e estão ávidos para viver um amor imaturo e arrebatador. Ao contrário, é um casal maduro, que depois de mais de 20 anos de casados ainda se ama apaixonadamente mas como todos os casais, está passando por uma crise complicada. É a história de um homem tentando reconstruir um sentimento que o tempo começou a desgastar.

E o melhor, como o livro é narrado por Wilson e mesmo ele não sendo o romantismo em pessoa, conseguimos sentir todo o seu desespero, a sua dor quando Jane lhe trata friamente. Percebemos em diversas passagens que ele tenta se aproximar dela, ensaia falas e gestos mas diante da indiferença dela, acaba se retraindo. 

O casamento é uma história para ser lida e apreciada, cheio de detalhes e coisas que para muitos podem parecer clichês e triviais, são na verdade verdadeiras declarações de amor sem palavras. E nos mostra que o amor está presente principalmente nas pequenas coisas.

"Mas acabei entendendo que amar é mais do que resmungar três palavras antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação que um faz pelo outro diariamente. Pág. 58

Noah nos brinda com a sua presença e conselhos sábios durante a história. Por vezes eu gostaria de ter sentado com ele à beira do lago e conversado durante horas sobre a vida e o amor. 

O final é surpreendente e encantador, não poderia ter sido melhor. Claro que me arrancou lágrimas e sorrisos. Ainda não li Diário de uma paixão, só vi o filme, mas depois de ler O Casamento com certeza vou ler o primeiro livro pois a vida de Noah e Allie juntos me encantou e me fez ficar apaixonada pela história de amor deles. 

A leitura é de fácil entendimento, duraria apenas algumas horas se eu as tivesse disponíveis, mas como estava muito ocupada demorei uns 3 dias. A diagramação e revisão estão boas, não lembro de ter encontrado nenhum erro gravíssimo. Recomendo a leitura para todos aqueles que gostam de um bom romance e querem entretenimento por algumas horas. E claro, aos fãs de Nicholas Sparks.

Classificação:





a Rafflecopter giveaway

36 Comentários:

nane de oliveira disse...

Adorei a resenha.
Já tinha visto o livro pelos blogs, mas essa é a primeira resenha que leio. Só em saber que eles são família de Allie e Noah eu já quis ler, na verdade. Parece que Sparks inovou em tentar não construir um novo amor, mas sim reavivar um antigo. Amei e pus o livro na listinha.


Beijos,Nanehttp://emsintoniacomoslivros.blogspot.com.br/

Jeni Viana disse...

Adorei a resenha. Ainda não li Diário de uma paixão, mas pelo visto, deve ser ótimo. Já ouvi falar super bem de O casamento, mas só hoje que descobri que era a continuação de Diário de uma paixão. Adorei a história, a capa está linda e a resenha, mais uma vez, me deixou com uma vontade enorme de ler o livro!

Sabrina Castro disse...

Oi, Dana. Chorei litros e litros em Diário de Uma Paixão. Já ouvi muito falar desse livro O Casamento, mas não o coloquei na minha wishlist. Espero que seja tão bom quanto Diário. =D


bjoooo

Carolina Durães disse...

Bom dia Dana, tudo bem? Mr. Sparks tem o dom de me fazer chorar em todos os livros dele rs... Ainda não li "O casamento", mas tenho certeza de que vou chorar....
Amei a sua resenha, e a sinopse desse livro, porque o desgaste de um relacionamento ocorre com tanta frequência, e eu acho extremamente triste as pessoas não perceberem isso.
Beijos
Ps: participando da promoção!!

jenifferhaddad@hotmail.com disse...

Cara, nem sabia que era a sequencia de Diário de uma paixão, já vi que vou ter que ler esse livro antes, mas quero muito ler, pois gostei do filme :D Ahhh que lindo! cara, adoro histórias assim, que parecem reais. Acho que vou ler :D

Juliana Vicente disse...

Dana, estou louca para ler esse livro. Gostei muito da história e só em ser feliz eu já gostei... kkk


Participando.


Bjs

Marilia Kelvia disse...

Quero muito! Adoro Nicholas, apesar dele sempre matar alguém e eu sempre chorar.
Ainda não li Diário de uma paixão, mas pretendo ler ainda esse ano e logo depois ler O Casamento. bjs

thaila oliveira disse...

Gente do ceu que resenha mais linda!!! Me deixou mais curiosa do que ja sou naturalmente, acho lindo o jeito particular do nicholas de escrever tão proximo da realidade e de formatão emocionante, com certeza vou chorar horrores e me emocionar muito,ja fico ansiosa só em saber que o Noah vai aparecer

Cristiane Silva disse...

Já disse que eu amo o Sparks? Ô sujeito bom de escrever uma história! Amo os livros dele, são sempre lindos, reais, gostoso de ler. Bom demais!

Marília Maciel disse...

Todos os livros do Nicholas Sparks que eu li eu amei. São histórias da vida real, que nos emocionam e tocam no fundo da alma, além de envolventes, simplesmente impossíveis de se deixar de ler!
Ainda não li Diário de uma paixão, mas vi o filme, que na minha opinião é um dos melhores que romance que já assisti.
Participando do sorteio e torcendo muito pra ganhar mais esse sucesso!

disse...

Oi Dana!


Bem, eu não sou a maior fã do Nicholas Sparks, sempre falo isso... Mas esse livro realmente tenho bastante vontade de ler. Acho que a história difere um pouco do estilo de drama adolescente que ele adora escrever e tem tudo para ser uma leitura bacana, madura...


Bjs, Kel - www.itcultura.com

Poetisa da vida disse...

Eu amei a estória desse livro, como você disse, é mais próximo da realidade, já que crises em relacionamentos é bastante comum até naqueles que estão a pouco tempo juntos... Fiquei morrendo de vontade de saber o que acontece e como tudo se desenrola! Awnn.. to querendo tanto esse livro, quem sabe eu ganhe o sorteio *--* *a esperança é a ultima que morre* kkk' \o/

Bruna Costenaro disse...

Nunca que li Sparks, eu sei numa altura dessas de campeonato é até estranho né? Mas ainda não consegui um livro, sempre acabo escolhendo meus romances fantásticos primeiro...Tenho que ler logo pra ter uma opinião rs!


Boa Resenha! Entrei no sorteio quem sabe ganho e resolvo logo ler rs!


Miquilis

Danielle CGA Souza disse...

Ooooh, eu quero!!!
Até pq ainda não li nada do Sparks... me sinto um ET. =/
Esse livro como não tem um drama no fm, me encanta infinitamente. Gostei demais que ee recorre ao sogro para ajudar com a esposa. Muito lind qd existe esse tipo de relação.
Amei a resenha!!!

Lívia Priscilla disse...

Eu já assisti ao filme "Diário de uma Paixão", mas ainda não tive oportunidade de ler o livro. O fato de amar essa história fez com que me interessasse muito por este livro, ao saber que ele é a continuação... Só pelo trecho do livro destacado na resenha, já deu pra perceber o quão linda deve ser a história. A resenha só aumentou a minha ansiedade em ler tanto "Diário de uma Paixão" quanto "O casamento".

Mey disse...

Sou apaixonda por Sparks, ele tem um jeitinho todo seu de tocar nos nossos sentimentos..Quero todos os livros dele mas como ainda nao tenho esse, fica impossivel nao desejar. Bjksss

Igor Thiago disse...

Não estou comentando, devido a promoção. Mas por que eu não tinha linda nenhuma resenha sobre o livro, vi o kit dele em alguns blogs e achei muito interessante. Além do mais que estou bastante curioso pra saber o modo de como essa trama se passa no livro. Juro que eu não sabia que era uma "saga" mas agora estou realmente extra-curioso.


Beijos, http://desleituras-em-serie.blogspot.com.br/ passa lá..

Mateus Dantas disse...

não sou muito fã de romance, mas as resenhas e admirações às obras de Sparks, vem despertando em mim, um desejo de ler algun livro seu.

Marcia Sonoita disse...

O que dizer desse cara ? Melhor autor de romance é meloso é choroso, mas eu amoooo !!!!!

Junior Andrade disse...

Não me considero fã de Nicholas Sparks e eu posso explicar: Nunca li um livro dele (que trágico, não?). Espero que um dia eu leia.
Achei O CASAMENTO como uma história de amor comúm, não acha? Até agora, o livro do autor que mais me chamou a atenção foi A ESCOLHA, está na minha lista de compras!
Adorei a resenha. Abraços...

Junior Andrade disse...

Não me considero um fã do Nicholas Sparks e eu posso explicar: Nunca li um livro dele (que trágico, não?). Espero que um dia eu leia.
Achei O CASAMENTO como uma história de amor comúm, não acha? Até agora, o livro do autor que mais me chamou a atenção foi A ESCOLHA, está na minha lista de compras!
Adorei a resenha. Abraços...

Fábrica dos Convites disse...

Sou fã do autor e não posso deixar de ler este livro, mas antes vou ler Diário de uma Paião para pegar a história completa.
Bjs, Rose.

Patricia Veloso disse...

Já li vários livros do Nicholas Sparks, e esse parece ser mais um dos melhores! Na torcida para ganhar o livro e curtir essa linda história!

Samantha disse...

que lindoo

Missy disse...

Já cheguei a ler o livro O Diário de uma Paixão, e logo que vi que era a continuação desse livro fiquei ansiosa para ler, pois gostei muito do primeiro volume. Pelo jeito que você o descreveu tive a sensação de ser uma boa leitura e com um bom final.
Beijos
http://blogqueridarealidade.blogspot.com.br/

Natália Varsalli disse...

As historias do Nicholas Sparks são muito reais e os sentimentos transmitidos também, o que me faz uma grande fã dele. Dos 3 livros que eu já li dele, todos me arrancaram sorrisos, algumas lágrimas e se provaram uma leitura muito gostosa e acho que esse não sera diferente. Ainda não li O Diário de uma Paixão, mas estou ansiosa por isso e para ler O casamento também, apesar de poder parecer uma historia de amor comum eu sinto uma curiosidade muito grande em me aprofundar nessa trama. Parabéns, a resenha está muito boa e só aguçou ainda mais minha vontade de ler o livro.

Ro Dover disse...

Nada melhor do que o Sparks para escrever um romance "real" em suas histórias e só ele é capaz de escrever uma história de amor linda mesmo. O dia que ele parar de escrever, teremos que ficar de luto!

Emanuella Duarte disse...

Oun... esse livro deve ser a coisa mais linda do mundo!!!!! Louca pra lê-lo logo... Se for como Diário de Uma Paixão, vou chorar litros!

Wallace Alves disse...

Nunca li o Diário de Uma Paixão, acho que vou ler ele primeiro e depois esse. Mas ele parece ser bem fraquinho.

Beatriz Souza disse...

É a primeira resenha que leio do livro e me interessou bastante. Já li Diário de Uma Paixão e é uma história muito linda, querendo muito ler a continuação.

Renata disse...

Já li diario de uma paixã e gostei, tenho Um amor pra recordar mas ainda não li. Eu gosto do jeito que ele escreve e esse livro para ser muito legal tambem.

Lívia Priscilla disse...

Eu já assisti ao filme "Diário de uma Paixão", mas ainda não tive oportunidade de ler o livro. O fato de amar essa história fez com que me interessasse muito por este livro, ao saber que ele é a continuação... Só pelo trecho do livro destacado na resenha, já deu pra perceber o quão linda deve ser a história. A resenha só aumentou a minha ansiedade em ler tanto "Diário de uma Paixão" quanto "O casamento".

Danielle CGA Souza disse...

Ooooh, eu quero!!!
Até pq ainda não li nada do Sparks... me sinto um ET. =/
Esse livro como não tem um drama no fm, me encanta infinitamente. Gostei demais que ee recorre ao sogro para ajudar com a esposa. Muito lind qd existe esse tipo de relação.
Amei a resenha!!!

rusher cover girl ♔ disse...

Queria DEMAIS ler esse livro, na verdade esse e o diário de uma paixão, que não li. Será que são independentes de uma certa forma ou tem que ler Diario de uma paixão primeiro?

Caroline De Sousa disse...

Sou fã do Nicholas Sparks e sofro a cada resenha que leio desse livro pois ainda não conseguir lê-lo . Estou mega curiosa para saber o desenrolar dessa história de amor deles e principalmente com o final que maioria comenta e você citou na resenha que foi surpreendente!

maria disse...

caramba... li esse livros à muitos anos atrás! nem conhecia meu marido! hehehe
ele eh lindo d+ e nunca tinha visto a capa! (li em e-book q mha amiga me enviou!)
poxa, esse eh um livro pra se comprar..(ou ganhar ;)
bjinhos e prosperidade..

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D