Resenha Premiada: O Casamento (Nicholas Sparks)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410563
Ano: 2012
Páginas: 224
Tradutor: Fernanda Abreu
Sinopse - O Casamento: Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a espos apaixonar-se por ele novamente. 


O Casamento (Editora Arqueiro, 2012), de Nicholas Sparks, é a sequência do romance Diário de uma paixão (Editora Novo Conceito, 2011). A história é sobre Wilson Lewis, genro de Noah e Allie (o casal do livro anterior) que ao esquecer o 29º aniversário de casamento com Jane pode ter a estrutura de seu casamento abalada por causa de um erro gravíssimo como este. A verdade é que o matrimônio já estava por um fio e com esse "vacilo" de Lewis, as coisas começaram a piorar. 

Wilson passa um ano inteiro pensando em como reparar o esquecimento do 29º aniversário de casamento e quando o 30º ano se aproxima, com ele vem uma notícia inesperada: A filha deles, Anna, irá se casar na mesma data. Ele então enxerga uma oportunidade para dar a Jane o presente mais inesquecível de todos: e é claro que eu não vou lhes contar o que é.

Lewis sempre achou que o seu casamento seria eterno e que Jane nunca deixaria de amá-lo. Apesar de sempre ter sido fiel e sempre tê-la amado, ele nunca foi um marido dedicado, um pai muito presente. Ele não é como os outros mocinhos de Sparks, não é romântico, não sabe demonstrar seus sentimentos nem para com os próprios filhos. Wilson sempre colocou o trabalho à frente das necessidades de sua família, e agora três décadas depois ele começa a perceber que Jane está diferente e está com medo de que ela tenha deixado de amá-lo. 

O casamento é uma história de amor linda. O que mais me agradou neste livro é como ele é parecido com a realidade. Não é nem um amor impossível, não são dois jovens que tem uma vida inteira pela frente e estão ávidos para viver um amor imaturo e arrebatador. Ao contrário, é um casal maduro, que depois de mais de 20 anos de casados ainda se ama apaixonadamente mas como todos os casais, está passando por uma crise complicada. É a história de um homem tentando reconstruir um sentimento que o tempo começou a desgastar.

E o melhor, como o livro é narrado por Wilson e mesmo ele não sendo o romantismo em pessoa, conseguimos sentir todo o seu desespero, a sua dor quando Jane lhe trata friamente. Percebemos em diversas passagens que ele tenta se aproximar dela, ensaia falas e gestos mas diante da indiferença dela, acaba se retraindo. 

O casamento é uma história para ser lida e apreciada, cheio de detalhes e coisas que para muitos podem parecer clichês e triviais, são na verdade verdadeiras declarações de amor sem palavras. E nos mostra que o amor está presente principalmente nas pequenas coisas.

"Mas acabei entendendo que amar é mais do que resmungar três palavras antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação que um faz pelo outro diariamente. Pág. 58

Noah nos brinda com a sua presença e conselhos sábios durante a história. Por vezes eu gostaria de ter sentado com ele à beira do lago e conversado durante horas sobre a vida e o amor. 

O final é surpreendente e encantador, não poderia ter sido melhor. Claro que me arrancou lágrimas e sorrisos. Ainda não li Diário de uma paixão, só vi o filme, mas depois de ler O Casamento com certeza vou ler o primeiro livro pois a vida de Noah e Allie juntos me encantou e me fez ficar apaixonada pela história de amor deles. 

A leitura é de fácil entendimento, duraria apenas algumas horas se eu as tivesse disponíveis, mas como estava muito ocupada demorei uns 3 dias. A diagramação e revisão estão boas, não lembro de ter encontrado nenhum erro gravíssimo. Recomendo a leitura para todos aqueles que gostam de um bom romance e querem entretenimento por algumas horas. E claro, aos fãs de Nicholas Sparks.

Classificação:





a Rafflecopter giveaway