Resenha: Do seu lado (Fernanda Saads)

domingo, 9 de setembro de 2012

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219008
Ano: 2012
Páginas: 317

Sinopse: Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.
              
Como falar de um livro do qual se gosta tanto? Só falando muito bem né! 

O livro gira em torno da vida de Sarah, uma jovem arquiteta que na época da faculdade conheceu duas pessoas que seriam muito importantes na sua vida. Uma delas foi Igor, seu melhor amigo e Bruno, seu namorado da época. 

Ainda na faculdade, Sarah e Bruno terminaram o namoro de forma conturbada. Com o fim do relacionamento Igor ficou mais próximo e ajudou Sarah a superar um pouco. Digo um pouco por que depois de 4 anos ela ainda pensa no ex e planeja meticulosamente como seria reencontra-lo. 

Com o passar dos anos Igor e Sarah já formados vão trabalhar em um mesmo escritório de arquitetura. Ele é muito dedicado e certinho, sempre acaba ficando com os melhores clientes e para ela quase sempre sobram os mais chatos e complicados. 

Ambos são enviados a um cliente novo, sócio de uma agência de publicidade. Lá chegando se deparam com Bruno. Nesse primeiro encontro todos são muito profissionais, só que em pouco tempo Bruno tenta uma reaproximação e com isso Sarah vê a grande oportunidade de se vingar e acaba deixando de lado todo avanço que fez na terapia. 

Igor que conhece bem a forma de agir de Bruno tenta a todo custo alertar a amiga, mas ela resolve não escutar e com isso a amizade dos dois se abala e Igor resolve se afastar e tocar sua vida. Com esse afastamento Sarah se aproxima de Fátima, sua cliente mais legal que é uma típica nova rica, elas se tornam confidentes. Fátima começa a mostrar para Sarah que ela deve olhar ao seu redor e prestar mais atenção aos seus sentimentos. 

O restante do livro conta como Sarah vai lidar com esse reinicio de relacionamento com Bruno e com esse distanciamento de Igor. 

A estória é envolvente e não se consegue largar o livro ate saber o que vai acontecer. Os personagens são muito reais, você deve conhecer alguém que se parece com a Sarah, ou com o Igor, ou até mesmo com o Bruno. Gostei muito da forma como os personagens secundários são peças importantes no livro. Fátima é um ótimo exemplo, ela é maravilhosa, tem um espírito jovem, alegre e com tiradas super engraçadas, sem ela o livro não seria o mesmo. Outro exemplo é Dona Stella, avó da Sarah, que tem a sabedoria dos anos vividos e que por vezes tenta abrir os olhos da neta para o que ela deixa passar. Outro personagem é Gloria, a terapeuta da Sarah, que mesmo sem aparecer muito, nos situa quanto ao momento sentimental em que Sarah está passando. 

Esse livro é maravilhoso, só consegui fecha-lo quando acabei de ler, não consegui parar nenhuma vez, por vezes o livro pode parecer previsível, mas garanto que vale a pena ler cada página. A Fernanda escreve de uma forma que nos leva para dentro da estória, por vezes me senti como uma amiga da Sarah, querendo dar conselhos e às vezes até brigar com ela. 

Como falei no começo da resenha, como falar de um livro que se gostou tanto se não falando muito bem. Virei fã da Fernanda e espero logo ter a oportunidade de ler mais livros dela. 

ATENÇÃO: Aconselho a quem for ler, antes de iniciar a leitura se for possível assista ao filme Harry e Sally - Feitos um para o Outro. Esse filme é citado no livro e vários de seus diálogos são partes importantes da estória. Outra dica é ouvir a duas musicas do Nando Reis, uma é All Star e a outra é Do Seu Lado (mesmo nome do livro).

Classificação:


Por Marília Kelvia

E ta rolando sorteio do livro la no facebook do blog! Clique na aba "Promoções" e participe!

http://www.facebook.com/blogfeedyourhead

23 Comentários:

Priscila Siqueira disse...

eu AMO Nando Reis heheheh não vou mentir que não ~curto muito ler livros nacionais mas adorei sua resenha, deu vontade de ler <3

Jeni Viana disse...

Também achei o livro uma graça, só pela capa e pela sinopse. Engraçado, esse livro foi lançado pela NC faz algum tempo mas não vi nenhuma resenha sobre ele. Pelo visto o livro é bom mesmo, hein, Dana? O filme que você disse na resenha, vou procurá-lo mais tarde. Se o achar no youtube, melhor ainda!

Carolina Durães disse...

Bom dia Dana, tudo bem?
Eu achei esse livro super cut cut... sinceramente o amigo dela é maravilhoso... dei muitas risadas com as msgs que ela enviava a psicóloga, que mostravam como estava o seu humor no momento.
Beijos

Danielle CGA Souza disse...

Eu tô louca para ler... mas acredita que ganhei e ainda não comecei a leitura... creio que por medo de acabar muito ráido, pois tenho certeza que vou amar.
Se bem que prevejo muita raiva com a Sarah e a burrice de cair nas garras do ex... a terapeuta deve ficar muito feliz. o.O
Olhar para os lados é sempre boa ideia...

Vitória Rodrigues disse...

Esse parece ser um dos únicos filmes que eu preciso ver/ouvir algo para poder lê-lo, para entendê-lo melhor, kkk, mas isso é interessante, então, está valido. Fiquei morrendo de curiosidade - e olha que é difícil, porque esse nem é muito o meu tipo de livro - com como ia acabar se eles iam ter um relacionamento saudável (porque hoje em dia está complicado)... Agora fiquei na curiosidade e vou colocar esse livro na minha lista de desejos, porque você não soltou nenhum spoiler e estou curiosa em excesso agora T.T
Muito boa a resenha, serviu ao proposito que é deixar as pessoas curiosas para comprar o livro e tudo mais.
Beijos,
Shake Your World

Cristiane Silva disse...

Um dos poucos nacionais que gostei de cara. Não curto muito nacionais, mas achei esse livro tão fofo que é lógico que dei uma chance. Mas ele ainda está empacado na estante... Tenho que ler...

Marilia Kelvia disse...

Cristiane, dê chance aos nacionais, os autores são muito bons, principalmente em chick-lit. A Fernanda autora desse livro, tem um outro já lançado chamado As Confissões de Laura Lucy. Espero que vc leia e goste do livro tanto quanto eu.

Marilia Kelvia disse...

Vitória, quando um livro que estou lendo cita algum filme ou música, já corro pro computador para saber do que se trata para entender melhor o que o autor quis dizer ao fazer a tal citação. Nesse caso eu já tinha assistido ao filme então ficou mais fácil saber o que ela queria dizer quando citou o filme, e posso confessar que agora quero asistir novamente, já que o filme é maravilhoso.
Obrigada pelo elogio a resenha.
Tá rolando a promo do livro aqui no blog participa.
beijos

Marilia Kelvia disse...

Como assim Danielle, vc ganhou e ainda não leu? vai acabar rapido sim, mas vai valer muito a pena ter lido. Quanto a raiva com a Sarah, tem horas que dá vontade de "sacudir" ela para ver se acorda, kkkk. Espero que vc leia logo!
Beijos

Marilia Kelvia disse...

Carolina, que bom que vc gostou do livro. O Igor não é só um maravilhoso, ele é apaixonante, educado, certinho (mas na medida certa) e super atencioso, um sonho né?!
Já as mensagens para a terapeuta realmente são super engraçadas, acho ate que valia mais que as consultas em si.
Beijos.

Marilia Kelvia disse...

Jeni, realmente, ele fi lanado faz um tempinho acho que uns dois meses, mas a falta de resenhas se deve as vezes a restrição que algumas pessoas tem a livros nacionais. Eu leio bastante livro nacional e posso dizer que eles estão cada vez melhores, vejo muitas editoras investindo em novos autores, o que é muito bom para quem gosta de ler.
Esse livro, para mim, deixa muito chick lit internacional no chão e olha que já li bastante.
Procura o filme mesmo, pq ele é maravilhoso.
Obrigada pelo comentário.

Marilia Kelvia disse...

Priscila, deixa um livro nacional te conquistar, vc vai gostar muito. Acho que nos livros nacionais vc se identifica mais rápido com a estória e com os personagens.
Leia e deixe esse livro te conquistar assim com me conquistou!
Obrigada pelo comentário.
beijos

Lorenna Rodrigues disse...

Maríiiiiiiiiiiiiilia, eu já li esse livro e olha, compartilhamos desse amor por ele. A sinopse parece até meio clichê, mas Do Seu Lado é um daqueles livros que não dá pra largar, mesmo que você já saiba o que vai acontecer. Fátima é com certeza minha personagem preferida, amava o jeito como ela aconselhava a Sarah. Ah, a Sarah. Bom, eu achei ela meio bobinha, admito. Ela tinha o cara perfeito do seu lado e ia procurar por um ex-namorado que já a fez sofrer tanto?
Amei a resenha, disse tudo o que eu pensava, beijos.
P.S.: Escrevo esse comentário escutando Do Seu Lado, do Nando Reis, obrigada pela dica!

Patricia Andrea Peña disse...

Olá!
O livro já está na lista e eu assisti Harry e Sally - Feitos um para o Outro ;)
Todos falam muito bem deste livro e da escrita da autora, espero ganhar no sorteio e se não der, vou comprar ;)
Bjs,
@PatriciaADavis

Marilia Kelvia disse...

Lorenna, primeiro obrigada pelo comentário, adorei viu.
Acho que esse livro é cativante, o leitor fica tão envolvido que não consegue para de ler. Já estou com o outro livro da Fernada aqui para ler e fazer a resenha, espero gostar tanto quando gostei do Do Seu Lado.
beijos

Marilia Kelvia disse...

Patricia, leia, vc vai se apaixonar pelo livro.
Sorte no sorteio.
beijos

mytchelli disse...

Achei a sinopse do livro bem interessante...
vou dar uma chance a ele...
se eu ganhar a promo!!!
:**

Anônimo disse...

Eu tenho o livro, mas ainda não arrumei tempo. Agora to curiosa.

Ameiiii

Bjs no core Glau

RoseFuri disse...

Oi, Dana!Apesar de vc ter gostado tanto, a trama não me atraiu muito e não sei que quero lê-lo. Se tiver a oportunidade vou dar uma chance a ele por causa da sua resenha.
Bjs

Caroline De Sousa disse...

Do seu lado está na minha lista desde que lançou, lendo a sinopse já fiquei curiosa para saber o que iria acontecer nessa estória. Lendo algumas resenhas bem positivas desse livro minha vontade foi aumento e agora lendo a sua preciso MUITO ler esse livro, pois gosto de livros que te envolve e faz não querer largar o livro até o final.
Gostei das dicas, vou tentar o filme antes ler o livro e ouvir as musicas também :D

Marilia Kelvia disse...

Rose,
se vc gosta de chick-lit, vc irá gostar desse livro. Dê oportunidade aos livros nacionais, vc pode se surpreender com eles.
beijos

Marilia Kelvia disse...

Caroline, sabe quando vc lê um livro e passa um bom tempo sem esquecer da estória, esse é o caso de Do Seu Lado. Quanto as músicas eu mesma não consigo para de ouvir All Star (prefiro a versão da Cassia Eller). Espero que vc leia e goste.
Bjs

KassiaCrislayne disse...

Gostei da resenha. Não tinha me interessado pelo livro, mas agora fiquei com vontade. Que bom que mais um autor nacional mostra que o Brasil também tem talento! Não vi o filme citado nem conheço as músicas também (#shameonme), vou atrás disso! rsrs




Bjs.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D