Resenha: Belle (Lesley Pearse)

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Título: Belle
Autor: Lesley Pearse
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219879
Ano: 2012
Páginas: 560

Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.


Belle da Lesley Pearse é um livro que desde seu lançamento eu estava louca pra ler, então em uma das minhas últimas compras acabei finalmente adquirindo, eu queria muito ler um livro de época e romântico e o romance da Lesley atendeu a um desses dois quesitos. Não gente, infelizmente não é um romance daqueles que faz seu coração bater mais forte, em compensação a narrativa é tão gostosa que eu me atrasei pra um encontro e ontem antes de dormir peguei para ler e quando olhei para o relógio tinham se passado mais de três horas sem que eu nem percebesse.

Belle é uma garota de 15 anos que mora no subúrbio de Londres, ela não sabia, mas sua mãe é a dona de um bordel. Ao presenciar o assassinato de uma das meninas ela é raptada e vendida, pelo assassino para um bordel em Paris, onde é estuprada por vários homens. Após ficar doente ela é novamente vendida para um bordel em New Orleans. Ao chegar na América, Belle aprende que pode jogar com os homens e aprende a tolerar a vida como prostituta, apesar de ainda sentir falta de casa e querer voltar para sua família. Com o tempo ela começa então uma busca de uma maneira de voltar finalmente a Inglaterra e reencontrar sua mãe, a mulher que cuidava dela (que ela considerava como uma segunda mãe) e seu amigo Jimmy, que ela conheceu uma manhã antes de ser raptada, mas que nunca esqueceu dela.

A impressão que eu tive ao ler o livro era de que quando finalmente alguma coisa dava certo na vida da coitada da Belle algo muito ruim acontecia e ela era maltratada tudo de novo. Eu li algumas resenhas falando que não entendiam como uma menina de 15 anos não poderia saber que morava em um bordel e achando que ela era muito ingênua, mas parando para pensar um pouco 1) a história se passa no começo do século XX por volta de 1910 e naquela época as jovens eram mais inocentes. 2) ela nunca havia subido nos quartos do andar superior durante o movimento. 3) se ninguém nunca falou para ela como os homens se divertiam naquela casa, como ela poderia saber?? A coitada não tinha amigos, a única pessoa que falava com ela era Mog, a governanta que era como segunda mãe dela, e que nunca falava nada relativo a profissão da mãe. Quando ela virou prostituta eu me surpreendi com a personalidade dela, Belle desabrochou e virou uma mulher forte e astuta, sem perder o encanto. 

A capa do livro é maravilhosa, eu não gosto muito de capas com modelos por que acho que nunca são parecidos com os personagens, mas incrivelmente a Novo Conceito acertou em cheio, além dos detalhes lindos e bem femininos que estão na capa (e que também decoram os começos dos capítulos). A diagramação está fantástica, a letra está do tamanho adequado e eu não encontrei nenhum erro de digitação ou de escrita, nem mesmo nas frases em francês, acreditem eu procurei. Para quem sentir dificuldade com as frases em francês, infelizmente não há notas de rodapé com a tradução, mas as frases são curtas e bem fáceis. Leiam esse livro, sério eu acabei de lê-lo hoje e já estou com saudades querendo que a autora escreva uma continuação.


Classificação:



9 Comentários:

Raíssa Lis Modesto disse...

Estou com muita vontade de ler esse livro, amei a capa !
Interessante essa história de borde, sequestro e estupro.
Fiquei muito interessada no livro !!
Beijos
Raíssa Lis
Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

Danielle CGA Souza disse...

Menina eu tô super ansiosa para colocar os olhos e as mãos neste livro. Desde que a NC começou a divulgação ele ganhou meu interesse. =)
Concordo com seus argumentos para a ingenuidade dela, totalmente válidos e penso da mesma forma.
Belle vai sofrer um bocadinho, né? Mas com sorte tudo se apruma.

Maristela G Rezende disse...

Puxa, gostei demais dessa resenha. Agora sim, estou mesmo com muita vontade de ler esse livro. Achei a resenha muito interessante.

Kamylla Cavalcanti disse...

Gostei do enredo e do desenrolar da história gosto de livros de época, que mostram como as pessoas tinham uma visão diferente dos dias de hoje

Cristiane Silva disse...

Lendo esse livro no momento. É bem legal. Me lembrou um pouco de Cruzando o caminho do sol, por falar de abuso sexual e toda a história ficou me lembrando essa outra. Sei lá, bobagem, mas tem relação. O livro é bom. Lendo feito louca!

Danny Almeida disse...

Tô muito ansiosa para ler este livro a capa é linda,já li outros romances dessa escritora e sei que vou amar tbm ^^

Carolina Durães disse...

Oi Priscila, tudo bem?
Eu realmente gostei bastante desse livro, mas teve alguns trechos que eu achei repetitivo....
Amei a sua resenha!
Beijos

Lariza Barbosa disse...

estou lendo esse livro e AMANDO.Muito bom mesmo.

Lorena Rodrigues disse...

Oi Priscila! Tenho curiosidade em ler esse livro, mas não passa disso. A história não me atraiu taaaaaaaanto assim e já ouvi algumas críticas negativas sobre ele. Sua resenha está ótima e bem elaborada.
Beijinhos

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D