Resenha especial: O Mundo de Downton Abbey

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Livro: O mundo de Downton Abbey
Autor: Jessica Felowes
Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572025
Ano: 2012
Páginas: 304
Tradutor: Paulo Polzonoff Junior, Bruno Fiuza, Kvieta Morais



Sinopse: O sol nasce por trás de Downton Abbey, uma casa grandiosa e esplêndida em um terreno grandioso e esplêndido. A casa parece tão segura de si que dá a impressão de que o modo de vida que ela representa irá durar mais mil anos. Mas isso não acontecerá. O Mundo de Downton Abbey é o guia oficial das duas primeiras temporadas da série televisiva que virou uma verdadeira febre na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos ao contar a história da aristocrática família Crawley e seus criados, em uma suntuosa residência campestre da Inglaterra.Além de encantar os fãs com fotos exclusivas de bastidores, depoimentos dos atores e da equipe técnica, o livro oferece um retrato muito vibrante daquele período de grandes mudanças (1912-1919). Cada capítulo trata de um tema, como vida familiar, romance, sociedade, criadagem, guerra, e é caprichosamente ilustrado com fotos antigas, artigos de jornal, partituras, anúncios e muito mais. Tudo para permitir que o leitor conheça melhor o contexto dos acontecimentos da trama, descubra os personagens reais que serviram de inspiração para a ficção e se encante com saborosos relatos da época.

Downton Abbey é uma série de origem inglesa que está fazendo o maior sucesso em todo o mundo, tendo concorrido ao Emmy (que é uma das grandes premiações para séries de tv). Além de ser uma das minhas séries favoritas.

Quando soube que a intrínseca iria publicar o guia das duas temporadas da série com o nome de “O Mundo de Downton Abbey”  fiquei na expectativa pra finalmente poder conhecer um pouco mais dos bastidores, produção, etc. da série e quando o exemplar chegou aqui fiquei admirada pela qualidade e pela beleza do exemplar, além de capa dura, as imagens são belíssimas e ainda veio com um marcador lindo!

A série é dividida em dois núcleos conta a história da família Crawley e de seus empregados no começo do século passado, mais precisamente a série se inicia logo depois que o Titanic afunda levando com ele o único herdeiro ao título próximo a família, trazendo Matthew Crawley um primo distante e que deveria herdar a propriedade de Downton Abbey e junto com ela o título de conde. O atual conde, Robert tem três filhas que não poderiam herdar o título ou a propriedade, segundo as leis da época. Além do problema do título Robert tem que lidar com suas próprias inseguranças, pois todo o dinheiro que ganhou no dote de sua esposa, que é americana, está atrelado a propriedade ou seja, eles podem ficar sem nada.   No meio do drama familiar eles têm que lidar com uma guerra e as mudanças na dinâmica social que atingem toda a sociedade nos anos posteriores. Essas mudanças são mais visíveis no andar de baixo, onde podemos encontrar o núcleo da criadagem, nos deparamos com pessoas comuns que vivem para servir outras pessoas, mas que mesmo assim tem sonhos, vivem amores, conspiram umas contra as outras.

O Mundo de Downton Abbey além de nos mostrar costumes da época, como por exemplo, o costume das mulheres casadas tomarem café na cama, enquanto que as solteiras tinham que se arrumar e descer para tomar café a mesa junto com os homens da casa.  Além desses costumes curiosos podemos perceber o cuidado de toda a produção com a série, indo desde os figurinos, a pequenos detalhes como o quadro de sinos que está pendurado na sala da criadagem e que é uma peça real. Pessoas reais que inspiraram personagens da série também estão no guia e me fizeram perceber o quanto Downton Abbey é próxima de uma realidade que acontecia há menos de cem anos atrás.

Eu sou suspeita para falar da série, por que como já falei é uma das minhas séries prediletas, os cenários são mágicos, os personagens são apaixonantes, sem falar no sotaque britânico que por si só já me conquista. Assistam a série e leiam o guia, vocês também irão se apaixonar pelo mundo de Downton Abbey.

Clipe da série




Classificação:

3 Comentários:

Larissa L. disse...

Nunca ouvi falar, mas se tratando de sotaques britânicos e Maggie Smith, aposto que é muito bom mesmo!

Carolina Durães disse...

Bom dia Priscila, tudo bem?
A série é incrível, então imagino que o livro também deva ser... Adorei o post.
beijos

Maristela da Graça Rezende disse...

Assisti ao clipe e gostei. Parece-me ser muito boa a série.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D