Arco da Velha #04 – Punky, a Levada da Breca

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013



Oi Gente! Esse é o quarto Arco da Velha. Clique AQUI para ler o primeiro, sobre Família Dinossauros. Resolvi criar esta coluna chamada "Arco da Velha". Eu não sei se já existe por aí, com esse nome ou outro nome, eu me inspirei em um programa de rádio local (Amnésia - Rádio Cidade 99.1) para criar esta coluna. No Arco da Velha deles, tocam músicas muuuuito antigas em que outrora foram (e ainda são) grandes sucessos. Então, antes que alguém me acuse de plágio, estou logo explicando de onde nasceu a coluna, ok? Nela eu postarei alguma coisa que foi um grande sucesso no passado e que hoje em dia quase não ouvimos mais falar. Poderão ser músicas, bandas, filmes, séries, brinquedos, jogos... enfim... qualquer coisa. Espero que gostem e vamos lá!

Oi gente! Faz tempo que eu não faço a postagem "Arco da Velha", mas é que o tempo tá meio curto... Mas vamos lá, esse vai ser bom, prometo! 



O Arco da velha de hoje é sobre uma série que eu A-M-A-V-A! Punky, a levada da Breca!

Sinopse: Penelope 'Punky' Brewster é uma garota engraçada e bem humorada, abandonada por seus pais. O pai de Punky deixou a família quando ela tinha dois anos, e anos mais tarde, foi abandonada por sua mãe que a levou até um supermercado em Chicago e desapareceu. Punky então fica sozinha, apenas com a companhia do seu cão Pinky (Brandon). Logo depois, ela descobre um apartamento vago em um prédio local e passa a viver lá
.

O prédio era gerenciado pelo fotógrafo Arthur Bicudo (Henry Warnimont), um senhor viúvo. Punky rapidamente se torna amiga de Cátia (Cherry Johnson), uma garota que vive no andar acima do apartamento de Arthur, e sua avó Luíza (Betty Johnson). Quando Arthur descobre Punky no apartamento vazio adjacente ao seu, ele ouve a história da garota e se emociona, se tornando como um pai para a garota, a adotando mais tarde.

Devido a dificuldade de comportamento da garota, a série é repleta de trapalhadas e situações inusitadas, contando com a presença de mais algumas personagens amigas de Punky, como Anderson Junior (Allen Anderson), e a antipática Margot (Margaux Kramer).


Há vários episódios memoráveis durante a série, como o qual Cátia acaba presa em um refrigerador velho durante um jogo de esconde-esconde (Se escondendo dentro do refrigerador e não conseguindo sair depois, consequentemente sofrendo de falta de oxigênio) e Punky salva sua vida aplicando técnicas de reanimação cardiorrespiratória que ela aprendeu na escola. Há também um dos mais sérios episódios da série no qual trata de abuso sexual de menores.

A série "Punky, a Levada da Breca" fez 28 anos de criação em 16/09/2012. Estrelada por Soleil Moonfrye, o seriado estreou no dia 16 de setembro de 1984 e ficou no ar até 27 de maio de 1988, nos Estados Unidos.

O Seriado “Punky” foi exibido aqui no Brasil pelo SBT no final dos anos 80 até os anos 2000. Claro que era reprisado inúmeras vezes, but who cares? Era muito bom!!! Ao todo são 3 temporadas e A série virou também desenho, e na época do seu lançamento a personagem ganhou vários produtos que foram lançados no mercado.




Em 2008, a TV Bandeirantes comprou os diretos e passou a reprisar "Punky, a Levada da Breca". Mas, por causa da baixa audiência a série ficou pouco tempo no ar.



A canção-tema da série, chamada "Every Time I Turn Around", foi escrita por Gary Portnoy e Judy Hart Angelo, sendo cantada pelo próprio Portnoy.
Na dublagem Maga, foi composta uma canção-tema totalmente diferente da original, de autoria de Mário Lúcio de Freitas e Marcelo Gastaldi.

Elenco

  • Soleil Moon Frye como Penelope 'Punky' Brewster e Penelope 'Punky' Baker
  • Brandon como Brandon (Pinky)
  • George Gaynes como Henry Warnimont (Arthur Bicudo)
  • Susie Garrett como Betty Johnson (Luíza Alves)
  • Cherie Johnson como Cherie Johnson (Cátia Alves)
  • Ami Foster como Margaux Kramer (Margot Kramer)
  • Casey Ellison como Allen Anderson (Junior Anderson)
  • T. K. Carter como Michael "Mike" Fulton (Michael 'Mike' Fulton)

Confira a abertura brasileira do seriado: 


E a abertura do desenho:



E a nossa Punky cresceu né gente, bem como nós...rsrs 

Por onde anda Soleil Moonfrye? 


Punky foi o maior sucesso da carreira da atriz Soleil Moonfrye, hoje com 36 anos. De acordo com Yahoo!, ela fez uma participação no seriado "Friends" e está no elenco da série animada "Planet Sheen".

E aí pessoas, gostaram do Arco da Velha de hoje sobre a Punky? Se esse foi um seriado e/ou desenho que marcou a sua vida, deixe um comentário aqui embaixo! Até a próxima semana com mais um Arco da Velha... cof cof cof! hehehe


Fontes de pesquisa: Jornal O Povo e Wikipedia


4 Comentários:

Karina Karolina disse...

Amoooo a Punky desde sempre, meu maior sonho de infância era ter um bichinho que nem o Glommer!! rsrs
Muito boa essa coluna Dana, parabéns!!!!
Beijos!!

Danielle CGA Souza disse...

Eu vi as reprises e achava muito divertido, tb acompanhava o desenho animado, era demais. =)
A atriz ficou linda. =)

aninha disse...

MEUS DEUS!!KKKKKKKKKKKKKKKK!! MINHA INFÂNCIA!!! muito bom Dana!! eu amava a musiquinha,quando podiamos ver tv (meu pai era alcóolatra) era nosso programa,meu e dos meus irmãos.rsrs viajei agora. =) a avó da Cátia era uma figura! e o desenho!! assistia na Mara Maravilha!!kkkkkkkkkkkkkk!! adorei o post!

Carolina Durães disse...

Impossível não amar essa série.. eu até baixei Punk recentemente só para rever rs...
Beijos

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D