Resenha: Razão e Sensibilidade (Jane Austen)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Título: Razão e Sensibilidade
Edição: Jane Austen
Editora: Penguin Companhia
Ano: 2012
Páginas: 512
Tradutor: Alexandre Barbosa de Souza

Preço: R$ 26,00

Este romance concentra sua narrativa nas idílicas tramas de amor e desilusão em que duas belas irmãs inglesas se envolvem - Elinor e Marianne Dashwood - quando chega a idade do casamento. À procura do amor verdadeiro, as filhas órfãs de uma família pertencente à pequena nobreza enfrentam o mundo repleto de interesses e intrigas da alta aristocracia. Marianne e Elinor representam polos opostos do universo ético de Austen - enquanto Marianne é romântica, musical e dada a rompantes de espontaneidade, Elinor é a encarnação da prudência e do decoro.

Desde que conheci a grandiosa Jane Austen através do filme Orgulho e Preconceito eu me apaixonei pelo universo que ela criou. Sempre me intitulei como fã ardorosa dela, no entanto ainda não tinha lido nada de sua autoria. Apenas havia assistido filmes e séries baseados em sua obra. Quando este livro chegou fiquei exultante. A primeira obra impressa de Jane Austen! Finalmente iria realizar meu desejo de não apenas ver algo montado por alguém para um filme ou série, mas sim vivenciar um mundo à parte, o mundo de Jane assim que começasse a ler sua obra. Como leitores vocês entenderão quando eu digo que assistir é legal, mas nada se compara ao prazer de construir mundos inteiros dentro da nossa mente.

Comecei então a termer, pois se você já assistiu qualquer filme inspirado em livros da jane percebeu como são clássicos. Será que eu iria ficar entediada com sua escrita? Me perguntava se ela escrivia de uma forma tão culta e complicada que eu iria perder o interesse pelo e eu não queria isso. De jeito nenhum! Eu amo Jane!

Então eu comecei a ler a primeiras linhas e me senti extasiada! Jane criou um novo mundo. Lindo, delicado, envolvente. Exatamente tudo que eu sempre imaginei e sonhei que sentiria lendo uma obra sua se concretizou. Jane tem uma forma tão simples e tão detalhista. Enquanto lia eu me sentia escondida em algum canto da sala assistindo o romance se desenrolar bem à minha frente.
Como explicado na sinopse, temos a história de vida de duas irmãs que à primeira vista são totalmente diferentes. Uma é toda razão e a outra toda emoção. No decorrer da leitura comecei a enxergá-las mais com um complemento uma da outra.

Falando do romance das duas não quero dar spoiler nenhum. ODEIO gente que resenha o livro e faz um mini resumo da trama então quando você vai ler não sobrou nada para descobrir. Só posso falar sobre minhas sensações durante a leitura e estas são: amei as duas irmãs e torci pela felicidade das duas, mas apenas uma teve um final feliz completamente perfeito para mim. Não que a outra não fosse feliz, mas eu queria mais ainda para ela. Ainda assim é uma história de amores singelos e finais felizes. Narrativa MARAVILHOSA!!! Muito recomendado. Agora quando disser que sou fã de Jane Austen será totalmente justificado.

PS: Recomendo também que você procure os filmes e séries inspirados em suas obras, além das mesmas. Jane nunca é demais. Aqui está um anexo falando de seus outros livros e das adaptações à telona. Um abraço!

4 Comentários:

Gigi disse...

Eu tb adoro os romances de Jane Austen, estou lendo Emma, mas Orgulho e preconceito me fez viajar...não tenho palavras para descrever o Sr Darcy ..rsrs...quero muito ler razão e sensibilidade...(postei algumas coisas sobre Jane Austen no meu blog Bela época)...bjosss

Danielle CGA Souza disse...

Parece legal, mas ainda não tive curiosidade em ler, nem mesmo o filme me atraiu. XD
Gosteu da capa diferente e de saber que a escrita não é rebuscada a ponto de atrasar a leitura.

aninha disse...

eu já tinha lido o livro, tem que se ler pelo um livro da Jane Austen né. rsrs a eu gostei muito do livro e o filme não me decepcionou,mas vc disse tudo na resenha,Jane criou um mundo lindo,e tudo tão simples e cheinho de detalhes é o que deixa a gente suspirando. =) Razão e Sensibilidade é meu livro preferido da Jane Austen =) Parabéns pela resenha.

hassdc.wordpress.com disse...

Leia todos, mais de uma vez. São perfeitos.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D