Resenha + Sorteio: Red Luna - A biblioteca do Czar (Gabriel Morato e Marcos Inoue)

Edição: 1
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788565383882
Ano: 2013
Páginas: 200


Para começar, agradeço à Editora Gutenberg pela proposta de resenha do livro. Eu meio que relutei antes de aceitar resenhar esse livro pelo simples fato de se tratar de uma história envolvendo vampiros, sim, eu já estou mega saturada desse tema, mas enfim... aceitei porque li a sinopse e achei interessante por também se tratar de uma HQ, lembro que na bienal do livro de 2011 peguei vários cards do Projeto Red Luna e fiquei encantada com as ilustrações. Ainda bem que aceitei. 

Red Luna é uma trilogia que contará a história de três raças distintas de vampiros, ou Hollows, (Os Varnis, Devas e os Auras) o primeiro livro, A Biblioteca do Czar se trata dos Varnis, os sugadores de sangue humano. A história inicia-se na Russia, na época de Napoleão, onde a Russia está sendo atacada e em meio à guerra os vampiros aproveitam para se alimentar dos humanos, que não passam disso mesmo para eles, simplesmente "comida". 

"— Não sei o que exatamente leva esse humano Bonaparte a querer conquistar este enorme pedaço de nada que é a Rússia. Que terrível carnificina será esta guerra! Cada vez menos entendo os humanos, especialmente esses que se julgam conquistadores... "

Como protagonistas temos Alisa, a princesa bastarda está tentando provar para a rainha Ângela que há um traidor entre eles. E também Miguel, humano, que precisa encontrar o tio, linguista que foi sequestrado por um grupo que quer encontrar Liberia, uma biblioteca secreta que pertenceu a Ivan, o Terrível. Alisa se vê forçada a levar Miguel em sua jornada em busca de Liberia, pois o jovem é o unico que poderá decifrar o caderno do tio que está todo criptografado. 


Falar de Red Luna sem dar spoiler é um desafio. Chega de falar do enredo. Apesar de ser um tema batido, vampiros, a história tem um diferencial. Tem todo um contexto histórico  que dá pano de fundo para uma série fantástica, em todos os sentidos da palavra, se desenvolvida corretamente. E o mais legal é que não fica só no livro, tem uma HQ virtual. Red Luna é um projeto transmídia, mas como eu nunca tinha ouvido falar nisso antes de conhecer esse livro, indico a vocês este blog da Gabriela onde ela explica detalhadamente o que é Transmidia. 

A narrativa é super fluída e descritiva na medida certa, não se tornando enfadonha. Ponto positivo. Tem uma linguagem bem simples e apesar de não ter tantos diálogos a leitura não ficou arrastada. Indico o livro para quem gosta do tema vampiros ou livros de sobrenatural em geral, e quem gosta de história vai ficar ainda mais encantado pois imagine só o contexto que voce já conhecia das aulas de história, só que contado de uma maneira diferente, onde os principais personagens são os vampiros. Recomendo. 

A Editora Gutenberg liberou um exemplar para sorteio entre os seguidores aqui do blog! Vamos lá?
Para participar é bem fácil, basta preencher o formulário do Rafflecopter incorporado à postagem. Boa sorte a todos! 


a Rafflecopter giveaway
21 comentários via Blogger
comentários via Facebook

21 comentários

  1. Estou curiosa em espiar esse livro, pq ao contrário de vc, eu não me canso dos vampiros, amo!! Na verdade eu procuro não ler livros seguidos com os mesmos seres, sempre vou alternando, então não me canso de nenhum deles =D


    Miquilis

    ResponderExcluir
  2. O que eu gostei e por isso quero muito ler esse livro é que esse livro se passa na Rússia. Eu adoro tudo relacionado a Rússia. Esse lado histórico dele vai me envolver, e como vc falou que não é enfadonho, acho que vou amar. Só queria que tivesse mais dialogos. Vampiros e afins eu nunca li, seria uma ótima oportunidade de ler.
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Amo livros de vampiros, e vampiros na Rússia me lembrou de Blood+ Adagio *o*
    Acho muito legal misturar com esse lado histórico. Blood+ Adagio se passa no czarismo e esse ambiente histórico só tem a acrescentar a história. Red Luna deve ser muito bom =D

    ResponderExcluir
  4. A capa do livro é bem bonita, antes de ler sua resenha, eu não fazia ideia do que esperar do livro e posso concluir que será uma ótima leitura!

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  5. Este eu ainda não tinha ouvido falar. A capa eu não gostei muito, mas a estória parece ser boa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Ouvi alguns comentários negativos em relação ao livro, mas sua resenha me despertou novamente a curiosidade. Estará na minha lista para 2013.

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez que leio sobre este livro, não sabia que tb tinha HQ (eu amooo ler HQ).
    Achei a capa bem fofa. E gostei demais de saber que envolve história num período que tanto me encanta. Rússia e França estão entre minhas predileções, se tivesse grana suficiente conheceria estes lugares sem pestanejar.
    Vampiros em época de guerra só poderiam mesmo tirar proveito da situação. =)
    E esta tal biblioteca realmente existe?

    Adorei o enredo, só tô meio assim pq o livro é fininho.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal do blog! Sou o Marcos Inoue, um dos autores do livro! Obrigado pela resenha e espero que gostem do próximo livro do Red Luna que está pra sair! O próximo livro envolve os vampiros de magia, os devas, e a temática dele é a mitologia hindu, fazendo uma releitura de alguns personagens do épico Mahabaratha.

    Para quem tiver interesse, uma prévia dos dois próximos livros!
    http://www.issuu.com/redlunacomics/docs/minilivro_devas
    http://www.issuu.com/redlunacomics/docs/minilivro_auras

    ResponderExcluir
  9. Olá Danielle! A biblioteca, que se chama "Liberia" existiu mesmo. A avó do Czar Ivan, o terrível era uma princesa bizantina que fugiu para a Rússia antes da queda de Constantinopla. Ela se chamava Sofia e levou consigo livros preciosos como dote de casamento. Dizem que a biblioteca foi construida no subterrâneo do Kremlin, que na época era uma fortaleza de madeira, vulnerável a incêndios.

    Personagens famosos como o Czar Pedro, o Grande, o próprio Napoleão e o premier russo Nikita Khruschev tentaram encontrar a biblioteca, sem sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada em HQ, então não sei se gostaria. Parece bem legal, mas por ser uma série eu não comprarei o livro. Só irei lê-lo se achar alguém que tenha e me empreste ou se eu ganhá-lo no sorteio :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiie, nunca li nada em HQ, parece ser bem interessante. Como é uma série não sei se leria, mas fica como dica !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Daninha,
    Esse livro parece bem interessante.
    Já entrou na lista dos que vou te pedir emprestado! kkkkkkkkkk
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Diferente a proposta desse livro.
    Gosto de vampiros. Gosto de sobrenatural. Nunca li HQ's.
    O fato de complementar minhas aulas de histórias é só um plus.

    ResponderExcluir
  14. Marco Antonio Costa1 de abril de 2013 10:19

    Não conhecia o livro mas despertou o meu interesse, caso não o ganhei passa para a minha lista de livros a serem adquiridos.

    ResponderExcluir
  15. Esse não é bem o gênero que costumo ler e não ter a leitura arrastada é um ponto positivo, ;)

    ResponderExcluir
  16. Eu estou muito curiosa para ler este livro, desdo lançamento do livro, venho querendo muito ler este livro. Já vi várias resenhas positivas a respeito do livro, e isto me deixa mais empolgada ainda, haha.
    Ótima resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler o livro! haha ;)

    ResponderExcluir
  17. Também devo assumir que não sou lá tão fã de vampiros! Mas até que me pareceu interessante, vi críticas positivas sobre esse livro e acabei ficando curiosa!!

    ResponderExcluir
  18. To louca pra ler, mas fiquei meio confusa com esse negócio de três raças de vampiros.
    Adoro vampiros e fiquei mais curiosa por ter uma proposta diferente. Não sou muito fã de história, mas quem sabe, né?!



    Beijoca!

    ResponderExcluir
  19. Para muitos o tema "Vampiros" já esta saturado, eu pelo contrário não me canso de ler sobre esse gênero, adoro poder ver a diferença entre os mundos criados pelos escritores.

    Sua resenha me deu muita vontade de ler esse livro!!! Com certeza vai entrar pra minha lista de desejados!

    Beijos

    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Já curti por ser "histórico", tão paixão por livros assim :)

    Não sou muito, muito de vampiros, porém me chamou a atenção e também por ser transmidía! Confesso que nunca tinha lido sobre livros/trilogias/séries que fossem assim, somente filmes, séries televisivas e etc... Mais um ponto!

    Vou procurar ler :)
    Obrigada pela resenha

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para mim!