Resenha + Sorteio: Red Luna - A biblioteca do Czar (Gabriel Morato e Marcos Inoue)

terça-feira, 26 de março de 2013

Edição: 1
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788565383882
Ano: 2013
Páginas: 200


Para começar, agradeço à Editora Gutenberg pela proposta de resenha do livro. Eu meio que relutei antes de aceitar resenhar esse livro pelo simples fato de se tratar de uma história envolvendo vampiros, sim, eu já estou mega saturada desse tema, mas enfim... aceitei porque li a sinopse e achei interessante por também se tratar de uma HQ, lembro que na bienal do livro de 2011 peguei vários cards do Projeto Red Luna e fiquei encantada com as ilustrações. Ainda bem que aceitei. 

Red Luna é uma trilogia que contará a história de três raças distintas de vampiros, ou Hollows, (Os Varnis, Devas e os Auras) o primeiro livro, A Biblioteca do Czar se trata dos Varnis, os sugadores de sangue humano. A história inicia-se na Russia, na época de Napoleão, onde a Russia está sendo atacada e em meio à guerra os vampiros aproveitam para se alimentar dos humanos, que não passam disso mesmo para eles, simplesmente "comida". 

"— Não sei o que exatamente leva esse humano Bonaparte a querer conquistar este enorme pedaço de nada que é a Rússia. Que terrível carnificina será esta guerra! Cada vez menos entendo os humanos, especialmente esses que se julgam conquistadores... "

Como protagonistas temos Alisa, a princesa bastarda está tentando provar para a rainha Ângela que há um traidor entre eles. E também Miguel, humano, que precisa encontrar o tio, linguista que foi sequestrado por um grupo que quer encontrar Liberia, uma biblioteca secreta que pertenceu a Ivan, o Terrível. Alisa se vê forçada a levar Miguel em sua jornada em busca de Liberia, pois o jovem é o unico que poderá decifrar o caderno do tio que está todo criptografado. 


Falar de Red Luna sem dar spoiler é um desafio. Chega de falar do enredo. Apesar de ser um tema batido, vampiros, a história tem um diferencial. Tem todo um contexto histórico  que dá pano de fundo para uma série fantástica, em todos os sentidos da palavra, se desenvolvida corretamente. E o mais legal é que não fica só no livro, tem uma HQ virtual. Red Luna é um projeto transmídia, mas como eu nunca tinha ouvido falar nisso antes de conhecer esse livro, indico a vocês este blog da Gabriela onde ela explica detalhadamente o que é Transmidia. 

A narrativa é super fluída e descritiva na medida certa, não se tornando enfadonha. Ponto positivo. Tem uma linguagem bem simples e apesar de não ter tantos diálogos a leitura não ficou arrastada. Indico o livro para quem gosta do tema vampiros ou livros de sobrenatural em geral, e quem gosta de história vai ficar ainda mais encantado pois imagine só o contexto que voce já conhecia das aulas de história, só que contado de uma maneira diferente, onde os principais personagens são os vampiros. Recomendo. 

A Editora Gutenberg liberou um exemplar para sorteio entre os seguidores aqui do blog! Vamos lá?
Para participar é bem fácil, basta preencher o formulário do Rafflecopter incorporado à postagem. Boa sorte a todos! 


a Rafflecopter giveaway