Resenha Dupla: As MAIS e As MAIS 2 - Eu me mordo de ciúmes (Patrícia Barboza) Livro #01

quinta-feira, 13 de junho de 2013


Edição: 1
Editora: Verus Editora
ISBN: 9788576861768
Ano: 2012
Páginas: 193
Sinopse - As Mais - Patrícia Barboza
MAIS é a sigla da amizade, formada pela inicial do nome das amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As MAIS são alunas do Centro Educacional Machado, no Rio de Janeiro, e são inseparáveis. Tanto que resolveram escrever um livro juntas, relatando suas aventuras mais marcantes de um ano inteiro. O livro é narrado pelas quatro amigas, cada uma contando uma parte do ano letivo. Mari, a pagadora de micos Aninha, a intelectual Ingrid, a romântica Susana, a atleta Sonhos, frustrações, medos e micos (muitos!). Alegrias, conquistas e amores... Quatro personalidades diferentes, quatro maneiras de tornar a amizade única e inesquecível! Afinal, como diz a Mari, elas são as MAIS legais, as MAIS bonitas, as MAIS inteligentes e também as MAIS “modestas”. Divirta-se com as histórias dessas quatro amigas inseparáveis!


Em As MAIS somos apresentadas a quatro simpáticas mocinhas: Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As quatro são melhores amigas e estudam no colégio CEM. Neste primeiro volume, somos introduzidos ao universo das MAIS. A história inicia-se no final do oitavo ano do ensino fundamental, quando a professora de Português as incentiva a escrever um livro narrando todo o ano escolar delas, o livro seria composto por quatro partes, cada uma escrita por uma das MAIS.

A primeira parte é narrada por Maria Rita, ou Mari. A "M" das MAIS é uma garota esperta, engraçada e que vive pagando micos por aí. Mari é apaixonada por um garoto da sua sala, o Lucas, mas não tem coragem de se declarar e o garoto ainda por cima é um poço de timidez!

A segunda parte é narrada por Ana Paula, ou Aninha. A "A" das MAIS é a intelectual do grupo, ela é fascinada por tecnologia e livros, ela até possui um blog literário! É meiga, doce e linda, mas também é muito agitada e não gosta de ficar na mesmice!

A terceira parte ficou para a Ingrid, que é a romântica do grupo. A "I" das MAIS é uma ruivinha baixinha que adora a cor rosa e vive suspirando pelos cantos pelo Caíque, um menino da sala que senta na mesma fila que ela e que vive esbarrando no braço dela. 

E por último temos a parte da Susana, que é a "S" das MAIS e é a esportista do grupo! Susana é jogadora de vôlei do time do CEM e também é quem entende tudo sobre beleza. Cuidados com o cabelo, pele e unhas é com ela mesma! A Susana é também a mais alta das meninas, tem 1,85 e apenas 14 anos!

Patrícia Barboza está de parabéns. Cumpre com maestria e perfeição o seu papel. A autora sabe como escrever para o público teen. Eu, particularmente, apesar de já estar beirando os vinte e muitos anos, ADORO livros teen! As MAIS me fez voltar no tempo, para os meus quatorze anos e reviver todas as emoções que um dia senti. A primeira paixão, dúvidas sobre a futura profissão, entre outros. Cada uma das MAIS tem um drama especial, seja ele a dúvida entre dois garotos fofos ou como convencer os pais de que é capaz de assumir certas responsabilidades mesmo com tão pouca idade.

O livro é, também, recheado de referências do nosso cotidiano. São as dicas esotéricas e de filmes que a Ingrid dá, as indicações de livros que a Aninha leu, alguns toques sobre cuidados com os cabelos e a pele que a Susana dá ou as histórias engraçadas que a Mari conta. Tudo isso regado a muitas risadas e suspiros por parte das meninas. 

Preciso parabenizar também a Editora Verus pela edição MARAVILHOSA do livro. O livro começa a ser caprichado na capa pois as MAIS são LINDAS e sem contar na revisão e diagramação linda! A Edição tem várias ilustrações com cenas da história! Um luxo! O livro é perfeito para garotas no início da adolescência pois muitas dúvidas que as adolescentes tem hoje em dia as MAIS também tiveram e estão, agora, compartilhando tudo neste primeiro volume. Super, mega, ultra recomendado! Essa série ganhou meu coração!

Edição: 1
Editora: Verus
ISBN: 9788576861973
Ano: 2012
Páginas: 141
Sinopse - As MAIS 2 - Eu me mordo de ciúmes - Patrícia Barboza
Você se considera uma pessoa ciumenta? Algum recado ou comentário nas redes sociais já te deixou com a famosa pulga atrás da orelha? O namorado da Susana ganhou um monte de fãs depois que gravou a música “Dentro do coração”. E ver tantos recados de garotas no perfil dele não é tarefa fácil. Já a Mari ficou bastante incomodada com a nova amiga do Lucas, que vive curtindo e comentando tudo que ele posta. Xiii… Será que isso tudo vai causar muita confusão? Será que a Aninha e a Ingrid também serão mordidas pelo bichinho do ciúme? Nesta história, narrada pela Mari, a M das MAIS, esse sentimento ganhou uma forcinha tecnológica: a internet e as redes sociais. Será que elas se tornaram as grandes vilãs da atualidade? As MAIS 2 é um texto leve e descontraído, assim como a narradora. A Mari, que é amigona, divertida e um tanto atrapalhada, foi mordida pelo bichinho do ciúme. Com certeza você vai se divertir e se enxergar no lugar dela. Embarque na mais nova aventura das MAIS e aproveite para descobrir se você também se morde de ciúmes.

Em As MAIS 2 - Eu me mordo de ciúmes, temos o livro todinho na visão da Mari. Fiquei sabendo que a Patrícia vai escrever um livro para cada uma das meninas, o três é sobre a Aninha (já estou lendo), o quatro sobre a Ingrid e o último pela Susana. O segundo volume aborda um tema muito comum hoje em dia quando se fala em relacionamento entre adolescentes: O Ciúme!

O livro inicia-se nas férias e as meninas estão ansiosas pelo início das aulas, pois agora são do ensino médio! Mas antes das férias acabarem elas ainda terão muito o que aproveitar. Cada uma tem o seu namorado lindo e fofo e juntos, os quatro casais, vão aprontar muito no Rio de Janeiro.

Alguns estão passando por mudanças e novos desafios estão por vir, sonhos e projetos sendo colocados em prática e isso tudo é muito excitante para as MAIS, se não fosse um bichinho que alguma hora vai morder todo mundo: o bichinho do ciúme. Quem não ficaria maluquinha se o seu namorado fosse um cineasta ou cantor famoso heim? Aquele mundo de meninas se declarando para eles na sua frente... iihhhh, nem gosto de pensar! Mas isso foi o que tornou As MAIS 2 tão interessante, Patricia Barboza abordou corretamente esse tema e deu um toque engraçado e real à história. As meninas vão passar por cada uma por causa desse bendito bichinho do ciúme que só lendo pra saber!

Além do tema central ser o ciúme, achei interessante também a autora ter ressaltado a importância de vários outros assuntos que cercam os adolescentes, como a importância do trabalho voluntário, o mal uso das redes sociais, o preconceito musical, o julgamento das pessoas pela aparência, má alimentação e dietas entre os adolescentes, a importância de fazer atividades físicas, entre muitos outros. Eu super indicaria As MAIS como paradidático na escola onde trabalho, de um livro com um pouco mais de 100 páginas podemos tirar inúmeras lições. Mais uma vez, parabenizo a autora pela série sensacional e à Editora pela escolha certeira! Super recomendo!

"-Posso te perguntar uma coisa, Michele? -Percebi que meu tom de voz havia se alterado e falei quase entre os dentes. -Se você não colocar a mão nas pessoas sua voz não sai? Você fala com a mão? Nasceu com as cordas vocais no lugar dos dedos? Toda vez que chego aqui, você está com essa sua mão enorme no meu namorado!" Página 81

3 Comentários:

Camila Rocha disse...

Achei bem interessante devido a abordagem de assuntos para adolescentes.
Livros assim deveriam estar de fácil acesso ao invés de vídeos que não dão instrução nenhuma apenas inferiorizam as crianças e adolescentes. Super apoio levar esse tipo de literatura para as escolas

aninha disse...

primeiro tenho que dizer que li as resenhas com um sorriso no rosto,lembrar da época da adolecência é misto de sensações! difícil não se lembrar da turminha do colégio. gostei de saber que tem um Aninha na turma *cof cof* concordo,os estudantes necessitam de mais livros, de serem incentivados a ler ,principalmente livros que os ajudem e que eles se identifiquem com o seu universo =) resenhas show,pra variar. bj!

Dana Silva disse...

Obrigada pela visita e pelo comentario Aninha! <3

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D