Resenha Premiada: O momento mágico (Jeffrey Zaslow)

quarta-feira, 19 de junho de 2013



Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631929
Ano: 201
Páginas: 319
Tradutor: Antonio Carlos Vilela
Sinopse – O momento mágico, Jeffrey Zaslow
Em uma cidadezinha, a 100 quilômetros de Detroit, há uma loja antiga com mais de 78 anos que se tornou um ícone em roupas para casamento e vestidos de noiva. Por ali já passaram mais de cem mil moças: noivas, mães e madrinhas. Seus vestidos vão além de roupas elegantes para mais uma cerimônia: eles representam, no imaginário das noivas e de seus pais, a garantia de uma noite de princesa, um símbolo do “felizes para sempre”.Para estas moças, este lugar é, certamente, uma linha divisória: de um lado está a fé no amor e no romance e, do outro, a ingenuidade e o medo.Da substância desses sentimentos contraditórios, Jeffrey Zaslow selecionou histórias que às vezes nos fazem rir, às vezes nos partem o coração, mas que oferecem um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso.
“Por trás de cada vestido há uma história”. Começo com esse pensamento que pode resumir o livro lindo de Jeffrey Zaslow. O livro é uma reunião de relatos de mulheres que visitam a Becker’s Bridal– loja que vende vestidos de noiva, em Michigan - contando desde suas infâncias até o que as levou à Becker’s, como noivas, mães, avós, etc., e ainda temos o ponto de vista da equipe que trabalha na loja, especialmente de Shelley Becker, neta da fundadora do lugar.

Por se tratar de uma coleção de histórias e não somente um romance, o livro torna-se mais emocionante. Com a leitura conhecemos cada uma das protagonistas. Histórias que podemos nos identificar e que emocionam. E não somente as relações entre noivos e noivas, mas a relação mãe/filha, filha/pai, que constroem a visão de cada noiva sobre o seu futuro. 

Não somente conversas casuais relacionadas ao mundo das noivas, o autor também complementa os diálogos com dados e mais dados a respeito da indústria de casamento, dos índices de divórcio e casamentos a cada década, etc.

A versão original do livro se chama “The magic room” (A sala mágica), em referência à principal “atração” das noivas que vão à Becker: quando a moça escolhe seu vestido, ela é levada por Shelley até a Sala Mágica, cheia de espelhos e um pedestal, onde a noiva pode se ver com o vestido repetidas vezes – os vários espelhos dão um efeito especial ao momento. Muitas mães e madrinhas se emocionam ao ver as filhas, irmãs, amigas daquele jeito e se lembram do que cada uma passou até chegar ali. 

Erika sente-se ao mesmo tempo alegre e sobrecarregada. Ela já esteve ali antes, quando suas irmãs mais velhas, escolhiam seus próprios vestidos de noiva. Agora é a vez dela.

“-Como vou saber se é o vestido certo? - ela pergunta para Mona, a vendedora que está lhe atendendo.
-Você vai saber - assegura-lhe Mona.
-Normalmente, quando você entra na Sala Mágica e começa a chorar... é o vestido certo.”

A leitura é uma experiência que desejo a todos. Uma lição de vida, para dizer a verdade. É inevitável, admito, não se imaginar em um vestido lindo na Sala Mágica, mas além de tudo, aprendemos com os relatos que podemos ter uma segunda chance; que por mais que o casamento seja perfeito e tudo o mais, ás vezes nós mesmos não somos perfeitos. Livro super recomendado!

Para concorrer a um exemplar de O momento mágico, basta preencher o formulário do Rafflecopter abaixo! Boa sorte!

a Rafflecopter giveaway