Resenha: Will & Will - Um nome, um destino (John Green e David Levithan)

segunda-feira, 8 de julho de 2013


Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501093882
Ano: 2013
Páginas: 352
Tradutor: Raquel Zampil
Sinopse - Will & Will - Um nome, um destino - John Green, David Levithan
Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.
Apesar de ter passado longe do que eu imaginava, Will & Will - Um nome, Um destino, me surpreendeu positivamente. A história é narrada simultaneamente por dois personagens chamados Will Grayson, o leitor notará que a história mudou de narrador pela fonte utilizada e a diagramação, completamente diferente. De um lado conhecemos Will Grayson, um garoto que é o típico "não tão" que toda escola tem um, aquele que quase passa despercebido: Não tão bonito, não tão inteligente, não tão popular. Ele é um heterossexual bem diferente, ele se acha assexuado já que não se interessa nem por garotas e nem por garotos. Will Grayson, vou chamá-lo de "o.w.g", tem como melhor amigo Tiny Cooper, que é um gordinho homossexual que se apaixona a cada cinco minutos e sempre está levando foras. 

Aliás, nem sei como o livro não se chama Tiny Cooper. Tiny Cooper é de longe o personagem mais interessante dessa história. Totalmente gay e bem resolvido, Tiny quer produzir o Tiny Dancer, o mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio. 

E do outro lado temos Will Grayson, um garoto depressivo, homossexual não assumido, e tem Maura, como aquilo que podemos, mais próximo, chamar de amiga. Will Grayson de Maura, vou chamá-lo assim para não confundir, conhece Isaac pela internet e se apaixona perdidamente, até que um dia a atração entre os dois fica tão forte que não dá mais para segurar, eles vão ter que se encontrar pessoalmente... E é numa sex shop em Chicago que as vidas dos nossos dois Will Grayson irão se encontrar... e mudar completamente. 

Bem, qualquer coisa que eu possa falar além disso é spoiler, mas uma coisa que pode até ser spoiler mas eu vou falar, até para não frustrá-los como aconteceu comigo: o romance do livro não é entre Will e Will. Pronto falei. 

O que eu posso dizer da obra de John Green e David Levithan, é que ele é um livro sobre amizade, sobre confiança, aceitação e amor próprio. Cada personagem desse livro tem uma importância ímpar e lida com seus próprios problemas. O fato de Will Grayson de Maura ser depressivo e só ver o pior lado de tudo é compreensível, pode não ser para todo mundo, mas eu consegui me conectar ao personagem e compreender todas as ações dele, porque eu mesma já passei por algumas delas, não o fato de ser gay, mas o lance da deprê. risos. Depois de Tiny, ele foi o personagem que mais gostei. 

Uma coisa interessante no nome do livro, ele passa uma ideia errada deste. Talvez "um nome, um destino" seja porque de alguma forma as vidas dos dois Will Grayson acabem se cruzando e se unindo por um único elo, Tiny Cooper. 

O final do livro é SUPER emocionante e eu realmente não esperava que as coisas se desenrolassem da maneira como aconteceu. Tiny Dancer foi um sucesso, ou melhor, fabuloso. O que posso dizer a mais sem estragar a surpresa do livro é que eu super recomendo essa história, não só de amor, mas de perdão, aceitação, descobertas e amizade. David Levithan e John Green conseguiram tratar de temas complicados com bastante sutileza e de forma até cômica. 

Vale muito a pena! Will & Will é Inesquecível e com certeza vai tornar-se um de seus favoritos, assim como tornou-se um dos meus. A capa é linda, prateada com os nomes coloridos. A  diagramação e revisão estão impecáveis, mas isso não é novidade, pois a Galera Record sempre arrasa nesses quesitos. Super Recomendo!

Quer participar do sorteio? clique na imagem abaixo e saiba como!