Resenha: Tipo Destino (Susane Colasanti)

segunda-feira, 30 de setembro de 2013





Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632612
Ano: 2013
Páginas: 288
Tradutor: Ana Lucia Guilherme Rodrigues

Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão…

Sabe aquele livro que pega, olha a capa, e se lembra de alguma coisa? Ou uma situação infeliz ou feliz, tanto faz. Foi assim com esse livro. Essa pegada de "alma gêmea" me ganhou no segundo em que li o subtítulo: "E se sua alma gêmea fosse o namorado de sua melhor amiga?"



Lani é uma garota comum: estuda, gosta de ficar na dela e tem uma melhor amiga. Melhor amiga não, irmã de alma. Desde que um acidente na infância uniu as duas, Lani e Erin não se desgrudam mais. Compartilham uma paixão por Astrologia e tudo relacionado a Destino, signos e esse tipo de "ciência". Elas até têm um calendário onde, a cada mês, estudam sobre determinado assunto - tarô, sonhos, numerologia, etc..

Até que um dia Lani nota um olhar apaixonado em Erin, que antes não estava lá. Ela conhece então Jason, o garoto que Erin acha que está gostando dela (e o sentimento é recíproco, é claro). Lani, surpreendentemente, já conhece Jason do passado, algumas aulas extras do colégio. Um dos seus talentos é desenhar círculos perfeitos. Mas aos poucos, ela percebe que eles compartilham  certas coisas em comum. Não só interesses, mas formas de pensamento, gírias, hábitos. Coisas que pessoas normais não percebem, geralmente. E um dia Erin tem de viajar para um acampamento por causa do trabalho como monitora de crianças, deixando Lani e Jason por si mesmos, mas ainda namorando com o garoto.

Lani reluta no início, mas graças ao amigo Blake, ela logo reconhece: está apaixonada por Jason. E então percebe que tem um dilema: manter a amizade e confiança de Erin, sua irmã de alma, ou entregar-se a esse amor proibido? É aí que começa a nossa história.

Além de tratar de um tema o qual tenho grande interesse, o livro aborda um dos conflitos mais comum do que podemos imaginar: amizade ou amor? E o que fazer quando esse amor pode interferir da forma mais negativa na amizade? O conflito é corrosivo, ainda mais quando você está completamente convencida que o garoto é sua "alma gêmea" - Lani acredita que o Destino tem algo preparado para ela e Jason. E mesmo sabendo que Jason também está apaixonado, ela está em uma constante luta interna, pois sabe que Erin gosta de Jason e, além do mais, como trair sua irmã de alma?

A escrita é fluida, dividida em capítulos médios, com a visão de Lani ao longo de sua "divisão". O que ela acha que acontecerá se Erin descobrir que ela e Jason estão namorando, o que os colegas irão achar - principalmente porque estão todos no último ano do colégio, e você com certeza já assistiu a algum um filme americano cujo protagonista está no colegial e sua vida é arruinada socialmente por causa de boatos espalhados ao vento. Além de tudo, o livro é fisicamente lindo, como vários outros da Novo Conceito - claro que ajuda muito quando a história é boa, aí o livro cega de tanta beleza. Me lembrou bastante o "Não Sou Este Tipo de Garota", da Siobhan Vivian (se você quiser ler a resenha, clique aqui), outro livro que gostei, que também aborda o universo adolescente durante o colegial e ambas as protagonistas perdem o controle diante de uma situação. Também recomendo a leitura deste.

Aborda também, ainda que em segundo plano, outro conflito tão desgastante quanto o primeiro. Blake, o melhor amigo de Lani, é gay e seu pai não sabe. Ambos brigam constantemente e Blake enfrenta a rejeição todo dia e Lani é seu ombro amigo. O que fazer quando aquele que devia te amar é o que mais te rejeita e, além de tudo, de repente você também é rejeitado no colégio? Quando as pessoas que você acham que são suas amigas do nada te traem da forma mais horrível possível, de um jeito que você nunca imaginou possível para elas. Todas essas questões são abordadas de forma natural e divertida, o que deixa a leitura mais deliciosa ainda.

Se quiser indicar mais livros com esse cenário estudantil, sinta-se á vontade para comentar suas dicas. Boa leitura!


10 Comentários:

Rossana Moraes disse...

Eu gosto muito de ler livro que a temática são conflitos de amor.
Aqueles livros que são é no chão e nos mostram uma realidade. Isso me faz querer ler esse livro. Espero poder ler logo!

Nardonio Alves disse...

Nossa! Situação mais do que complicada essa que a protagonista está passando, hein?!?! Eu sou daqueles que acredita mais na amizade verdadeira, do que no amor. Só acho que traição não é legal. O melhor é sempre falar as coisas antes que elas piorem. Fiquei bem curioso pra ver como esse dilema vai se solucionar.


@_Dom_Dom

Mah Barbosa disse...

Ai, já fiquei sentida pela forte amizade das duas amigas. E já estou curiosíssima para saber o que se sucedeu com essas duas. Achei legal que a Lani tem Blake para desabafar, pois acredito que durante a história ela fique bem confusa e em estado de negação e é por ter alguém para abrir os olhos.
É realmente um tema bem polêmico e que espero nunca passar por isso e minha vida. Imagina a tragédia?!

Ro Angarten disse...

Sabe porque amo spoilers? Porque eu quero saber mais detalhes e principalmente qual foi o final. Amei a resenha e fiquei muito curiosa. E como não é o tipo de livro que costumo ler, queria saber mais, antes de decidir lê-lo. Mas fiquei curiosa para saber como a Lani vai resolver esse dilema.

aninha disse...

não me interessei assim que vi o livro, justamente porque
os livros da Susanne são muito clichês, a gente já tem certeza do que
vai acontecer =/ acho que o diferencial aí é o modo interessante (mas previsível) da situação que
autora coloca os personagens, praticamente irmãs, a enfrentarem uma situação que magoa e destroí como a traição. não sei se o leria de imediato, mas fica anotada a dica =)

Jéssica Antunes disse...

Eu ja li dessa autora, o livro o Não sou este tipo de garota e Conselho de Amiga, adorei a escrita dela, estou ansiosa para ler esse.

ana paula santos moreira santo disse...

Também gostei dos livros dessa autora. Vale a pena ler.

Madu disse...

Ra!
Fiquei curiosa com esse livro desde que vi um anúncio no skoob.
A capa já é um babado, hem!? O casal abraçado e a vela, clandestinamente, segurando a mão do bofe da próxima é M.A.R.A! Não sei se estou errada, mas ela me transmite uma promessa de situações inusitadas e muito bom-humor.
Gostei do título também, juntamente com o subtítulo. E agora, sua resenha me mostrou o lado mais sóbrio. A situação de Blake e o problema da própria Lani.

#MorrendoDeCuriosidade!

Adorei o blog! Me identifiquei muito quando vi a lista de resenhas, muitos livros que li e muitos que quero ler. Tem até o que estou lendo: Os Náufragos. ^.^

Quando terminei de ler a resenha, queria deixar dica de Por Isso A Gente Acabou, porém já foi resenhado. Então gostaria de deixar a dica de quatro livros: Longe Demais (Jennifer Echols); A Aposta (Vanessa Bosso); Soul Love - A Noite O Céu é Perfeito (Lynda Waterhouse) e Química Perfeita (Simone Elkeles);

Dana Silva disse...

oi Madu, muito obrigada! Que bom que gostou do blog! *_* Sou louca pra ler Quimica Perfeita, mas esse livro é raro demais,não acho!!! rsrs vou procurar as outras dicas, muito obrigada mesmo! bjos e volte sempre!

Michelli Santos Prado disse...

Olá Ana Luiza, tudo bem??
To super ansiosa para ler esse livro desde que o vi como lançamento, a estoria dele é muito interessante, e eu to louca para conhecer melhor, e sua resenha me deixou ainda mais animada =)
Beijos♥

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D