Resenha: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks(E.Lockhart)

sábado, 12 de outubro de 2013



Título: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
Autor: E.Lockhart
Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765206
Ano: 2013
Páginas: 344
Tradutor: André Czarnobai

Preço: R$ 34,50
Sinopse: Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma garota comum, um pouco nerd, que frequentava a Alabaster, uma escola tradicional e altamente competitiva. Mas tudo muda durante as férias. Na volta às aulas para o segundo ano, o corpo de Frankie havia se desenvolvido, e ela havia adquirido muito mais atitude. Logo ela chama a atenção de Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, que se torna seu novo namorado e a apresenta ao seu círculo de amigos do último ano. Então Frankie descobre que Matthew faz parte de uma lendária sociedade secreta - a Leal Ordem dos Bassês -, que organiza traquinagens pela escola e não permite que garotas se juntem ao grupo. Mas Frankie não aceitará um "não" como resposta. Esperta, inteligente e calculista, ela dará um jeito de manipular a Leal Ordem e levantará questionamentos sobre gênero e poder, indivíduos e instituições. E ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar sem perder a si mesma.


            O Histórico Infame de Frankie Landau- Banks da E.Lockhart é um dos lançamentos da Editora Seguinte, confesso que nunca tinha lido nada dessa autora e o texto dela me surpreendeu.


            Frankie é uma garota de dezesseis anos que é a princesinha da família, estuda em um colégio interno de elite chamado Alabaster, seu pai estudou lá, assim como sua irmã mais velha.  Na volta as aulas para seu segundo ano em Alabaster, Frankie que até então era considerada da turma de nerds começa a namorar o garoto mais lindo do colégio Matthew e a partir daí começa a andar com os amigos dele do último ano. Porém apesar de andar com eles, Frankie ainda não se sente parte da turma, ela então descobre que Matthew e seus amigos fazem parte de uma sociedade secreta chamada Leal Ordem dos Bassês, a qual seu pai quando estudava em Alabaster também participava. Dotada de informações dadas pelo pai sobre os Bassês Frankie vai deixar a sua marca.

            Esse livro é bem divertido, na verdade o conteúdo do livro também nos dá muito o que pensar, pois aborda assuntos importantes de uma maneira bem leve. Temas como machismo, relacionamentos, amizade, descobrimento, crescimento, são todos abordados e com maestria. Frankie é uma personagem muito madura para a idade, ela não sabe ainda o que quer, mas sabe que do que não gosta e sabe o que quer mudar, ela quer mudar o mundo e deixar sua marca e ela deixa uma marca enorme na escola onde estuda. Apesar de no processo acabar por tomar caminhos que podem machucar pessoas. Nunca disse isso aqui (eu acho), mas esse é com toda a certeza um livro que levaria para os meus alunos lerem, sem dúvida nenhuma, se você tem adolescentes em casa ou trabalha com eles de alguma forma indique esse livro ou até mesmo dê de presente vale a pena e pode marcar a vida daquele adolescente de forma positiva.

            Eu sinceramente não curto muito a capa desse livro, na minha opinião ficaria muito mais legal se fosse uma imitação de couro com o título em dourado, como um livro antigo ou um manual antigo de uma sociedade secreta, não sei se a escolha dessa capa mais moderna era para chamar mais atenção. A diagramação está bem legal com pequenos detalhes de bassês nas páginas e o fato do livro ser em terceira pessoa também contribui para que esses detalhes sejam bem mais legais. Enfim, ótima leitura, ótima história.

7 Comentários:

Gabriela Costa disse...

Não sei, fiquei na dúvida se gostei ou não! haha
A capa realmente não ficou boa, dá agonia olhar essas letras assim.
Mas, quem sabe eu pesquise mais e me interesse no livro neh =S

Rossana Moraes disse...

Ahh, como eu fiquei curiosa para ler esse livro!
Primeira vez que ouço falar nele, e como eu absolutamente adoro histórias que tenham envolvidas sociedades secretas então eu digo que preciso ler ele. Mas nunca iria imaginar, se não fosse pela resenha, que o livro trata de tantas coisas do dia a dia de um adolescente.

aninha disse...

nunca que eu ia pensar que esse livro seria assim (julguei pela capa admito rs) parecia ser mais "adulto". Frankie me pareceu uma garota decidida apesar das indecisões típicas da idade dela. fiquei curiosa pra saber que marca é essa que ela deixa na escola. a autora soube desenrolar uma história com temas que as vezes podem fazer o livro ficar chato. a capa realmente não é das melhores... achei bacana, vou procurar por ele. bj!

Inês Gabriela A. disse...

Para ser honesta eu também não curto muito a capa desse livro, digo isso porque por ser um livro jovem acredito que ele deveria ter uma capa mais atrativa para o público-alvo dele, mas se a história compensa a capa não tem muita importância!

Mariana Diaz disse...

Não sei oq tem nesses livros sobre "colegio" q me deixam tão entediada... Simplesmente não gosto, sabe?! Já ate tentei começar alguns ambientados nesse local mas sempre acabo largando.
Gostei bastante da capa em todo caso.

Nardonio Alves disse...

Sinceramente, não imaginava do que se tratava esse livro. Achei que ele tinha uma pegada mais cômica, mas pelo que entendi, ele é um pouco mais denso do que esperava. Pelo menos os temas abordados são mais sérios, e a forma de abordagem desses temas é que deixou o livro mais leve. Até que fiquei curioso pra ler.

@_Dom_Dom

karolyne kazakeviche disse...

Um livro que parece ser complexo, não sei.
Mas perece ser algo bem misterioso e que tem essas coisas de assuntos adolescentes, parece interessante, mas ao mesmo tempo não me interessei tanto. mesmo assim, acho que leria.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D