[EVENTO] Mochila Literária

sábado, 16 de novembro de 2013




Oi galera! Eu não morri e nem fui sequestrada!



A vida está muito corrida, vocês sabem como é: fim de semestre, fim de ano e zilhares de compromissos e festas para comparecer. Porém, no meio de toda essa correria essa semana eu parei por uma tarde e parte da noite para comparecer há um evento super legal que aconteceu na terça-feira lá na Saraiva do Shopping Iguatemi: o Mochila Literária!



Bem, o Mochila Literária é um evento organizado pela Adriana Vargas da Editora Modo e está levando para algumas cidades autores brasileiros para divulgar suas obras e ter um bate papo com os leitores. Posso dizer que foi um momento bem agradável e divertido, pude ouvir novos autores, pessoas que ainda estão em fase de escrita e lutando pela publicação, e claro, adicionei alguns livros a minha já extensa lista e espero trazer um pouco mais dessas novas descobertas para vocês em breve.



Acho que não vou conseguir falar de todas as obras( me desculpem se eu esquecer alguém, mas cheguei um pouquinho depois que começou por compromissos da vida real e posso ter perdido a fala de alguém) , mas vou destacar algumas que me chamaram a atenção, no mais tem o nome de todos os  autores listados acima e vale a pena dar uma conferida em todos eles.

Primeiro quero dar um destaque para os autores de fantasia que estavam presentes, tem uma galera boa por aí produzindo esse estilo e acho que a literatura nacional até uns anos atrás carecia muito disso. Mesmo que não consiga listar todo mundo aqui, parabéns, queridos vocês merecem destaque!

Maaass vamos começar a falar dos livros né? 

A Profecia de Hedhen  - Ana Cristina Aguiar


Os Tronos eram forças que reinavam nos dias antigos com o título de “Luminares”, e através deles, a luz era derramada por todos os povos, espalhando sua sabedoria, justiça e paz. Mas as trevas, infelizmente, começaram a entrar naquele mundo e corromper os corações. Os Tronos foram enfraquecendo, e para manter a esperança eles criaram a Profecia, antes que sua luz fosse apagada de vez. A Profecia falava do retorno dos Tronos em dias futuros, onde este já seria dominado pelas trevas. Os três sinais dos “Luminares” estariam marcados nos corpos daqueles destinados a receber essa luz ancestral e poderosa. Dos três, um deveria assegurar o cumprimento dessa Profecia, sem se importar com as conseqüências; o outro deveria sacrificar a própria vida em troca da vitória; apenas um permaneceria oculto para sua própria segurança, pois em suas mãos repousaria o Cetro de Luz, símbolo dos antigos Tronos. Será que essas três pessoas, portadoras dos poderosos sinais, teriam forças para lutar contra o mal e trazer de volta a sabedoria, justiça e paz dos dias antigos? 


Achei a ideia desse livro super bacana, é um dos que entrou para a minha lista e em breve vocês ouvirão falar dele por aqui! 

Marcas Indeléveis -Ahtange Ferreira


"Ame e o amor lhe levará por caminhos, veredas, canções e emoções errantes, inimagináveis, incompreensíveis aos olhos dos loucos que não conhecem a lucidez da loucura de amar...” Marcas Indeléveis é uma história baseada em fatos reais - amor, ódio, sexo, traição, violência doméstica, culpa e redenção. Esther vive uma trajetória de perdas e frustrações e parece não aprender com os próprios erros... Após várias tentativas frustradas ela desiste do amor até encontrá-lo de maneira inesperada e nunca antes sentida.

Confesso que esse foi o livro que mais me deixou emocionada, me segurei para não chorar, pois a fala da autora comove com sua experiência e pesquisa. É um tema muito real e comovente.

Variedades Poéticas- Francilangela Clarindo


Variedades Poéticas é um livro de poemas sobre a vida. Escrever é algo mágico, extraordinário, fantástico. Acredito ser a suprema arte do ser, que se vê nas páginas dos seus textos. A materialização do imaginário é feita através das palavras que, por si só, existem, independentemente das verdades e mentiras do texto. Depois de escrito, um texto não tem autor, não tem intenção, não tem sujeitos. Pronto, está feito! É como um ser que nasce para o mundo. Junto com a aquisição da leitura e escrita veio o amor à prática de ambos. Leio e escrevo desde a mais tenra idade. Amo cada letra, palavra, frase, oração, período, texto, livro que leio, escrevo, existe. Meus textos passeiam pelas páginas deste livro.

 Essa autora é o poço da simpatia (todos são, mas ela é muito engraçada), outro título dela que está na minha lista é: Socorro, meu príncipe virou sapo! (me identifiquei com o título, por que será? hahahah)

Vítimas do Silêncio - Janhete Fontes


Violentada sexualmente, ela preferiu manter o silêncio. Porém, o preço do seu silêncio pode ter-lhe custado alto demais...
... Um caso de abuso sexual ...... Uma tentativa de fuga ...... Um novo crime e ameaças ...... O reencontro com o inimigo ...
Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Mas, quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela noite fatídica, um novo episódio a faz despertar para a apavorante certeza de que é absolutamente impossível fugir do passado... E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo.
Com uma narrativa surpreendente, a autora mantém o suspense até o fim, fazendo com que o leitor tenha de prender o fôlego para acompanhar essa aventura que traz, a cada capítulo, novas revelações e emoções de um passado que já parecia esquecido.
"Vítimas do Silêncio combina ingredientes como Romance, Aventura, Suspense, Sedução e Mistério em um livro que vai prendê-lo do começo ao fim, tendo como pano de fundo a questão do abuso sexual." 


Mais um livro que chama atenção pelo tema importante como a violência sexual.

Yume - Kami Girão


Por detrás das roupas surradas masculinas que costumava vestir, um mundo incrivelmente estranho se escondia. Nadia sabia que sua cabeça não era comum e que suas ideias divergiam do que era normal. Apenas ela conseguia ver o que não existia. Apenas ela era capaz de desenhar com perfeição um personagem visto em um sonho. Guitarrista, estudante, filho, cético, objeto sexual de quem o quisesse. Ainda assim, Adrien não era feliz. Contudo, a vida monótona e libertina parecera ganhar um sentido especial quando estranhos sonhos se projetaram em sua mente e quando a missão aparentemente inimaginável lhe fora imposta: impedir que uma determinada garota chegasse ao Yume, o local proibido para meros humanos. 


Esse tá na lista das férias (que começam em mais ou menos um mês #oremos) E esse ano ainda quero trazer alguma coisa de Yume para vocês. PS: Dá vontade de colocar a Kami numa caixa e levar para casa de tão fofa que ela é.

O Farol do Porto da Paz - Kelly Cortez


Toninho e sua família moram diante de um belo cenário litorâneo brasileiro: o Farol de Touros, no Rio Grande do Norte. Diante dele, a família Paiva vive momentos angustiantes e marcantes inesquecíveis para o menino doce e sonhador. Mesmo contra as aspirações do pai, que pertencia à Marinha e desejava o mesmo futuro para o filho Toninho parte do litoral nordestino para ser um grande correspondente internacional. Já formado, Tonny Paiva cobre os primeiros ataques no Iraque como um reconhecido profissional. Ao se deparar com inúmeros acontecimentos em meio à guerra, o audacioso jornalista revê seus conceitos e relembra de sua infância, o que impactará em suas atuais decisões.


Esse livro está na minha lista desde julho, faltou só a vergonha na cara para comprar! Mas do primeiro trimestre do ano que vem não passa!

Outros Tempos - Leonardo Nóbrega


Ulisses, um jovem bem-sucedido jornalista que vive na bela e agitada cidade de Fortaleza, tem sua despreocupada vida de solteiro transformada quando acorda, numa manhã qualquer, no ano de 1942. Nessa "nova" vida, no passado, o recebimento de um pacote misterioso deixado para ele pela bela Camille o envolverá em uma série de eventos relacionados com a II Guerra Mundial, com uma célula nazista no Brasil e com a resistência brasileira, que o levará, alternadamente em suas duas vidas, por um labirinto angustiante de segredos, códigos, tradições e mortes, mas também de poesia, festas e romance. Uma história envolvente e surpreendente.


Outro livro que entrou pra minha lista de urgências do primeiro semestre do ano que vem ! Na verdade um amigo já tinha me falado desse livro e ele me despertou alguma curiosidade e ver o autor falar sobre isso só aumentou o desejo de ter na estante.

Entre dois Mundos - Ligia Miraglia


Normalmente a nossa casa costuma ser um porto seguro. O lugar onde você quer estar e realmente se sente bem, mas no meu caso, infelizmente, a situação não é essa. Acabei de mentir para a pessoa mais importante de minha vida, meu querido Raul, eu deveria estar em Milão ao seu lado e não dentro de um avião, indo ao encontro do meu pior pesadelo... Noah, este é o nome do meu Anjo do Mal, aquele que está à minha espera. Depois de momentos horripilantes que passei ao seu lado, sei que este encontro não terminará bem. Tudo começou após um grave acidente, e nunca mais minha vida foi normal, cada dia que acordo viva e respirando, sinto que pode ser o último. Juro que tentei mantê-lo longe! No entanto, recebi a sua visita indesejada. Por mais que eu tivesse raiva de Noah, desta vez ele estava me dando uma chance. A oportunidade de ter um futuro, de estar viva e viver ao lado de minha família e Raul. Tudo o que eu queria era poder mudar as coisas, não ter escondido nada do que aconteceu a Raul. Talvez ele pudesse estar ao meu lado agora, me ajudando, dando força para que eu fizesse tudo certo e este temor que me consome diminuísse. Mas como nada em minha vida vem sendo fácil, sei que essa não será uma missão simples. Eu estou com medo, muito medo do que poderá acontecer no decorrer desta jornada ao lado de Noah. A verdade é que ele me apavora, o simples fato de me olhar com aqueles grandes e frios olhos azuis faz com que o meu coração pare de bater e o ar suma dos meus pulmões... 


Tô apaixonada por essa capa! Que capa é essa gente? Send Help!

O céu é logo ali - Lilian Farias


“O céu é logo ali” se desenvolve em um turbilhão de sentimentos, em facetas representadas por duas personagens e o que as cercam, com desejos, sonhos, lembranças, descobertas e inquietações marcando um encontro em que histórias paralelas se unem pelo mesmo ideal: liberdade! Mas, o que é a liberdade? O que aprisionava Dolores e Clarice para que o encontro pudesse salvar suas almas encarceradas? Ao adentrarmos nos mundos distintos dessas duas jovens, mergulhamos numa profusa miscigenação de anseios, lutas, estratégias de sobrevivência. A história de duas mulheres que unidas pelo destino resolvem aflorar todo fluxo de sobrevivência do "ser", do corpo, da alma, da mente, que advém quando se é permitido ser livre. Liberdade, essa, assemelhada a quem saboreia o vôo das borboletas.


Outra capa que me deixou encantada!

O Reino de Mira - Mateus Lins


Do que você seria capaz para proteger aqueles que ama? O Reino de Mira traz à tona a história de Mira, uma princesa cheia de responsabilidades que vive em um castelo cercado por um magnífico e pacífico reino. Entretanto, os tempos trazem surpresas à garota e desafios vão se traçando para ela e seu melhor amigo, Pedro. A chegada inesperada de uma nova personagem muda todo o rumo da história e obriga Mira e Pedro a embarcarem na maior aventura de suas vidas. Juntos adentrarão em uma jornada mágica, onde o impossível se torna possível, onde mistérios vivem promissoramente e o destino é cada vez mais incerto.


O Mateus já é de casa hahahah nem sei por que eu ainda incluo ele (maaass, pra quem nunca viu tem resenha, entrevista e sei lá quantas coisas do reino de mira no blog)

Sob o Manto da Morte - Romário Silva


Vivian, uma adolescente de 17 anos de idade, tinha acabado de alcançar uma das maiores conquista que um aluno recém-formado no ensino médio poderia desejar, entrar no curso superior de Jornalismo de uma das melhores universidades do país. O ano de entrada na faculdade estava sendo o melhor de sua vida, simplesmente tudo corria perfeitamente. Ela tinha pais que a amavam, um namorado atencioso e amigos verdadeiros, o que mais uma adolescente poderia querer? Vivian também pensava assim, sua vida era perfeita do jeitinho que estava e nada poderia tirar isso dela, pelo menos assim ela queria acreditar até que, em uma terça-feira chuvosa, o impensável acontece, Vivian é atropelada por um carro em alta velocidade enquanto tentava atravessar a rua. Quando ela desperta no hospital, já na ensolarada manhã de quarta-feira, a primeira coisa que vê é a imagem desoladora do desespero de seus pais. Para acalmá-los, Vivian tenta mostrar a eles como se recuperou bem do acidente, mas por algum motivo estranho nada do que ela falasse ou fizesse era capaz de chamar a atenção de seus pais. Ela já não entendia mais nada do que estava acontecendo, quando o médico chega para examinar seu corpo e Vivian finalmente é capaz de compreender a delicada situação em que tinha se medido, sua alma se encontrava fora do corpo e agora ela era um espírito vagante que não podia ser visto e nem tocado por nenhum ser vivo. E como se isso não fosse o bastante, a morte personificada em forma de ceifeiro estava a sua espera logo atrás da porta de seu quarto. Agora Vivian terá de enfrentar aventuras perigosas que vão muito além de sua imaginação e perceberá que no mundo da morte dos ceifeiros nem tudo é como parece ser. Será que é realmente possível que um humano retorne a vida depois de sua alma abandonar o corpo? Será que ainda existe alguma chance de Vivian recuperar tudo que lhe foi tirado pelo acidente? E se for possível, como ela, uma simples humana, poderá desafiar a própria morte e despertar do sono profundo em que seu corpo se encontra?


Outro livro que tá na minha lista!

Código dos Mares - Os Contos do Tempo - Suzy M. Hekamiah


Na Sociedade da Alvorada, rodeados por um oceano repleto de criaturas surreais, os principais reinos Hör e Nevue, estão em constantes batalhas por territórios e riquezas. Por isso, a lenda de um lugar, chamado Equalium, que teria um enigma mágico, sempre provocou aqueles que almejam o controle de outrem. Entretanto, Hör passa pelo dilema do misterioso desaparecimento de seu rei, Barmor. Logo, Oscar de Levetue, capitão da frota dos amarantos, como são conhecidos os guerreiros de Hör, após um confronto em alto-mar com os dragões de Nevue, é levado para a prisão de Atroz, no alto de um rochedo. Depois de algum tempo, ele consegue fugir, mas acaba capturado por um navio de piratas. Porém, antes de tentar voltar para seu lugar de origem, o navio de Barmor é encontrado à deriva, sendo que a única pista na embarcação abandonada é um precioso mapa codificado no corpo de uma harpia. Agora ele precisa percorrer uma jornada encantada, junto com o capitão pirata Allan Thaos, em busca daquilo que pode mudar para sempre o poderio de onde vivem.

Esse livro parece ser maravilhoso!

Enfim eu sei que esse post ficou enorme, mas só queria dizer mesmo que ainda dá tempo de participar do Mochila Literária por que eles ainda vão passar por: Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, Campo Grande e várias outras cidades. Procurem se informar as datas e os autores que comparecerão, pois vale muito a pena.

É isso, volto logo! Prometo!

6 Comentários:

Mariana Diaz disse...

Incentivar autores nacionais é sempre uma coisa boa e a ideia desse evento veio bem a calhar pra isso.
Fiquei impressionada com a arte das capas, todas muito lindas! *-*
A da "sob o manto da morte" ta muito foda! kkkk \o/

Andréia Renata disse...

Já tive oportunidade de ler um livro da Adriana Vargas, foi o primeiro trabalho que eu conheci da editora Me Modo. Acho muito legal essa iniciativa à literatura nacional, afinal temos ótimos talentos, é uma pena que muitas editoras só publicam livros que comprovadamente já tiveram sucesso no exterior, só que as vezes esquecem que esses escritores começaram de algum lugar e que eles tiveram oportunidades para provar o seu talento.
Enfim, parabéns pela iniciativa e pelo projeto, alguns desses livros já estão na minha estante de desejados há um tempinho.

aninha disse...

eu sempre quis ler Yume e O Reino de Mira. capas lindas e sinopses bem interessante. também me interessei por Entre Dois Mundos, parece ser legal. queria muito ter ido ao evento, mas morar do outro lado da cidade e sem tempo não deu. mas amo ver todo apoio a nossa literatura é super bem vindo =)

Michelli Santos Prado disse...

Que projeto maravilhoso... Não conhecia,mas achei algo super interessante!!Uma pena não ter na minha cidade um evento como este, pois com certeza iria!!

ELIZABETH MACHADO DE SALLES disse...

Muito legal esse evento, conhecemos mais gente e também livros maravilhosos. E fico muito feliz por saber que nossos autores nacionais estão cada vez mais criativos e audaciosos. Adorei conhecer essas obras e vou procurar por elas aqui em minha cidade. Beijão.

Nardonio Alves disse...

Acho esses eventos de extrema importância, pois além de dar espaço aos novos autores, ainda fazem essa ponte entre eles, e seu público. Que esse evento continue por muito e muito tempo, e tenha bastante sucesso.

@_Dom_Dom

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D