Resenha: Boneco de Neve (Jo Nesbo) Harry Hole Livro #07

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013



Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501094803
Ano: 2013
Páginas: 420
Tradutor: Grete Skevik
Sinopse - Boneco de Neve - Harry Hole - Livro 07 - Jo Nesbo
Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente. 

Boneco de Neve (The Snowman) é o sétimo livro da série Harry Hole, de Jo Nesbo, que aqui no Brasil a Editora Record publica desde o terceiro livro. Apesar de ser uma série, a história é completamente independente e você pode ler fora de ordem. As únicas coisas que ficam vagas mesmo são alguns traços da personalidade de Harry, tirando isso a leitura fora de ordem é Ok. Alerto o leitor sobre uma coisa que pode ser um pouco estranha no começo: são muitos personagens e os nomes são bem diferentes, então até que ele diga, você não sabe se é homem ou mulher, até você engrenar na leitura pode gerar um pouco de confusão mesmo. 

Nossa história se passa em Oslo (adorei, primeiro porque eu AMO a Noruega, segundo porque eu gosto de cenários que se passam longe do clichê) e por lá serial killers não são exatamente comuns. Neste caso temos um assassino em série que deixa bonecos de neve nas cenas dos crimes que comete. Os alvos são sempre mulheres casadas e com filhos pequenos. 

Uma mulher desaparece de casa no meio da noite e do lado de fora de sua casa há um boneco de neve com uma echarpe rosa, dada à desaparecida pelo seu filho Jonas. O detetive Harry Hole recebe uma estranha carta que ao que tudo indica veio do Boneco de Neve, e então percebe que o desaparecimento de Birte Becker pode ter ligação com aquela carta e com outros desaparecimentos que vem acontecendo há algum tempo. 

Harry Hole fez um treinamento no FBI, e é o único policial que já prendeu um serial killer e por isso ele é designado para o caso do Boneco de Neve. Harry tem problemas com álcool e seu relacionamento com Rakel, sua ex-namorada é meio conturbado, mas eles ainda são muito ligados já que Oleg, filho de Rakel, o considera como pai. Hole fica obcecado toda vez que está trabalhando em um caso e essa obsessão, somada aos problemas alcoólicos de Harry, geram um certo descrédito por parte de seus colegas de trabalho, quando ele formula teorias que à primeira vista parecem ser malucas... Mas então, chega à divisão de homicídios, Katrine Bratt, que irá integrar a equipe de Hole na investigação do caso "Boneco de Neve". 

Narrado em terceira pessoa, onde podemos ter o ponto de vista de vários personagens, Boneco de Neve é um thriller muito bem escrito, isso é inegável, Jo Nesbo tem as rédeas de sua trama e nos dá várias pistas que vão se revelando falsas ou verdadeiras, mas isso você só vai descobrindo aos poucos. Mas é preciso ficar atento pois uma mera descrição de um documentário pode revelar-se algo relevante para o desenvolvimento da trama. 

A obra apresenta inúmeras reviravoltas que dão um nó na cabeça do leitor, mas com um final convincente e que te recompensa por todo o sofrimento. O livro é dividido em cinco partes e alternado entre passado e presente. Os capítulos são curtos, o que já facilita bastante, pois o autor é extremamente descritivo e às vezes se torna um pouco cansativo. Mas a sua narrativa é viciante, isso é fato. O livro me fisgou do início ao fim, mas da metade para o final, eu não conseguia mais comer, dormir e nem trabalhar, só pensando no livro. 

Boneco de Neve tinha tudo para ser perfeito, cinco estrelas, a única coisa que me fez tirar duas estrelas (sim, duas!!!) foram as citações da capa e contracapa. Sintam o drama:

"Macabro e Perturbador, o livro mais ambicioso de Nesbo" - The Guardian
Macabro? Oi?
E Essa é a pior:
"Tão arrepiante quanto O Silêncio dos Inocentes." - The Sunday Times.
A pessoa que escreveu isso COM CERTEZA nunca leu "O Silêncio dos Inocentes". O Boneco de Neve está loooonge de chegar aos pés de Hannibal Lecter. Não consigo me decidir sobre quem é mais doente: Hannibal Lecter ou Jack, O Estripador. Mas ainda acho que Lecter é mais doente. 

O que me chateou foi o fato de que essas citações criaram expectativas altíssimas em mim e quando eu não vi nada de muito bizarro, me frustrei. Não que o Boneco de Neve não seja um assassino louco e sádico, ele é, mas não sei, acho que eu esperava uma coisa o supra sumo da bizarrice e quando isso não aconteceu, fiquei com cara de tacho. Mas sim, o livro é MUITO bom. 

A capa é autoexplicativa e a diagramação está satisfatória. Recomendo sim a leitura. Caso queira saber quais são os outros livros da série Harry Hole, seguem os nomes:

1- The Bat (Harry Hole, #1)
2- The Cockroaches (Harry Hole, #2)

Em Português, pela Editora Record:

3- Garganta Vermelha (Harry Hole, #3)
4- A Casa da Dor (Harry Hole, #4)
5- A Estrela do Diabo (Harry Hole, #5) (Já resenhado aqui no blog!)
6- O Redentor (Harry Hole, #6)
7- Boneco de Neve (Harry Hole, #7)

Lá fora já tem mais alguns publicados:

8- The Leopard (Harry Hole, #8)
9- The Phantom (Harry Hole, #9)
10 - Police (Harry Hole, #10)

4 Comentários:

Fabricio Machado disse...

Olá!
Bem, eu provavelmente compraria mais pelas citações huahauhauahahauah e talvez ficasse tão descontente quanto vc ficou, embora a história me pareça realmente interessante. Quando eu vi a capa e o título, achava que fosse ser algo na linha YA - não que isso seja ruim, eu na verdade adoro YA's xD - mas fiquei bastante curioso para conhecê-lo.
Beijinho e excelente 2014 pra você e para o pessoal que faz o Feed Your Head!!!!


Fabricio "Louca Mente" Machado
http://loucamenteloucamente.blogspot.com.br

aninha disse...

eu gosto demais de histórias assim, suspense policial bem escrito que te faz ficar ligada na leitura é muito bom. eu já tinha visto outros livros do autor mas não sabia que era uma série rs. também dá pra perceber que o autor conseguiu o equilíbrio entre o que acontece com na vida de Harry e os casos com o "boneco de neve", assim ele não foca sempre em uma coisa só. porém acho tão broxante quando a gente vê uma propaganda assim, com comparações de impacto e quando vamos ler não é nada disso. ainda bem que o livro bom, porque seria uma decepção =/ quem sabe aparece a oportunidade e eu possa lê-lo logo =)
PS: tenho medo dessa capa, não sei, me dá uma sensação ruim. kkkkkkk! sou covarde eu sei. kkkkk!

Dayane Alves Pereira disse...

Não tem os 2 primeiros livros traduzidos?

Dana Silva disse...

oi Dayane, pelo que eu sei a Editora Record começou a lançar essa série do 3º em diante. Não sei se tem por outra editora ou se eles pretendem lançar futuramente. Vou pesquisar acerca disso e depois volto pra te responder! bjs

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D