Resenha: O Segredo de Ella & Micha (Jessica Sorensen) Livro #01

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014


Edição: 1
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581301822
Ano: 2014
Páginas: 264
Tradutor: Marsely Dantas
Sinopse - O Segredo de Ella e Micha - Segredo - Livro 01 - Jessica Sorensen
Este livro que você vai ler agora arrancou suspiros de uma legião de leitores americanos, entusiasmados com a escrita provocante de Jéssica Sorensen. O segredo de Ella e Micha trata do romance entre dois jovens, mas não é só isso. Os protagonistas vão tecendo, em primeira pessoa, uma trama complexa e ao mesmo tempo simples, que envolve temas delicados como dramas familiares, traumas psicológicos, medo do futuro e da morte, com naturalidade e sinceridade. Eis o que torna o livro tão comovente: sua realidade. Em qualquer lugar do mundo, cada jovem têm um pouco destes dois heróis paradoxalmente frágeis com seus traumas, mas fortes para enfrentar a dura realidade da existência e superar seus conflitos mais difíceis. Respire fundo, prepare-se para acompanhar uma história de amor com pitadas generosas de sensualidade e adrenalina. 

O Segredo de Ella & Micha chegou assim, de repente, sem avisar, mas assim que eu peguei o livro e li a sinopse já me interessei pela trama por se tratar de New Adult e eu ADORO esse estilo.

A história gira em torno de dois personagens, Ella e Micha. Os dois são amigos desde que eram crianças, mas a medida que o tempo foi passando, eles foram descobrindo que sentiam algo mais do que apenas amizade, um pelo outro. Micha sempre assumiu sua paixão por Ella, mas a garota, quando se tratava de Micha, era ponderada e mesmo sentindo algo por ele nunca o deixava se aproximar demais, por medo de estragar a amizade.

Ella é uma garota que tem uma bagagem de vida bem conturbada. Pai alcoólatra e mãe bipolar, a garota sempre foi muito autossuficiente, já que ela é quem tinha que tomar conta da casa e de sua mãe, quando esta estava em crise. Após uma tragédia que mudou para sempre a vida da moça, ela foge para Las Vegas e recomeça com uma nova personalidade. Ella era muito impetuosa e meio porra louca, usava roupas pretas e era meio gótica, agora, usa salto alto e blusa de rendinha. 

Micha é um músico lindo, tatuado, com piercings e muito, muito sexy. O rapaz foi abandonado pelo pai quando tinha apenas seis anos de idade e desde então nunca mais teve notícias dele. Micha vive com a mãe e trabalha numa oficina para ajudá-la. Apesar de ser muito apaixonado por Ella, ele não é o tipo de mocinho que deixa de viver a vida em função da garota que só mostra querer ser amiguinha dele, o jovem gosta de curtir festas, rachas e garotas, junto com Ethan, seu melhor amigo. 

Quando Ella foge sem deixar nenhuma pista de onde está, Micha nunca desiste de procurá-la, com a ajuda de Ethan. Ella foi para a Universidade de Nevada, em Las Vegas, e lá conheceu Lila, uma garota rica e meio patricinha, o tipo de garota que na antiga vida de Ella, nunca seria sua amiga. Mas elas se dão muito bem e nas férias de verão, Ella decide voltar à Star Grove, e Lila a acompanha. 

Bem, até agora não li nenhuma crítica negativa acerca da história. Nem eu mesma pretendo fazer uma crítica negativa, pelo menos não completamente, mas deixem-me explicar. Eu esperava muito, muito mais. Confesso que fiquei decepcionada, pois o título e a sinopse na orelha do livro, remetem a uma história muito mais forte e de alguma forma pesada. O segredo é revelado em forma de flashbacks pelos dois, pois a história é narrada em primeira pessoa através dos dois PoV's, Ella e Micha. Mas o que me deixou mais chateada foi que eu ficava esperando algo que NUNCA acontecia. 

A narrativa de Jessica é fluída, não é muito descritiva e é envolvente, eu gostei muito da narrativa da autora. O que eu não gostei foi que ela colocou muita coisa desnecessária e o livro poderia ter ficado menor sem prejudicar a história. Ella é uma garota confusa, não consegui um link com a garota. O que ela fez quando voltou à Star Grove não condiz com a personalidade de nenhuma das duas Ellas que a autora apresentou, a Ella de "oito meses atrás", antes do incidente da ponte, e a Ella que Lila conheceu. Quando a protagonista e Micha assumem de fato a paixão que sempre nutriram um pelo outro, fica uma coisa meio esquisita, os dois ficam se pegando em público e falta muito pouco pra acontecer "os finalmentes", tipo, na frente de todo mundo. Micha é um mocinho fofo mas eu não caí de amores por ele como acontece com quase todos os mocinhos dos New Adult que eu já li. 

Sobre as histórias de vida dos dois, são complicadas? Sim. São tristes e trágicas? Com certeza. Mas todo New Adult que se preze tem uma tragédia e posso afirmar que já li tragédias que me fizeram derramar rios de lágrimas, o que não aconteceu com O Segredo de Ella e Micha, não derramei uma lágrima sequer e quando o livro acabou fiquei esperando pelo "Segredo". Sinceramente, não vi nada de extraordinário nessa história, achei até bem clichê. Garoto-se-apaixona-pela-garota-que-se-apaixona-por-ele-também-mas-tem-medo-de-estragar-a-amizade-e-fica-nesse-chove-e-não-molha-por-anos-até-a-tensão-sexual-ser-tão-grande-e-ficar-a-ponto-de-explodir. 

Eu não estou dizendo que o livro é ruim. Não é ruim. O livro é bom, é uma leitura rápida, li em duas manhãs. Mas em minha sincera opinião, não passa disso: BOM. É uma série, confesso que não pesquisei sobre e nem vou, pois não me despertou curiosidade em ler o próximo volume. Acredito que muita gente irá gostar muito desse livro. Recomendo para quem curte romance, dramas familiares e músicos tatuados de olhos azuis, irá gostar e suspirar muito pelo Micha. 

Apesar de não gostar de capas de livros que tenha rostos, eu achei bem bonita essa capa em tons de lilás. A diagramação é ótima e eu amei o tamanho da fonte. Não encontrei muitos erros, só algumas letrinhas suprimidas, mas nada que atrapalhe a leitura. O livro foi cedido pela Geração Editorial para análise e resenha. 

11 Comentários:

Tamiris Leitão disse...

Posso dizer uma coisa? Já é a segundo resenha que eu vejo criticando esse livro, e eu fico com o coração na mão. Porque já vi tantos comentários positivos, que eu fico com medo de perder a vontade de ler esse. Tudo bem que eu vou esperar a oportunidade de ganhar um desses, mas mesmo assim. Eu gostei muito da ideia do livro, e eu espero que eu não me decepcione como você. Adorei a sua resenha e você complementou bastante o que eu sabia sobre o livro.


bjs

aninha disse...

detesto pegar um livro pra ler e acontecer isso. faltar aquele "tchum" na história. ainda bem que a escrita da autora é fácil e faz da leitura um momento legal, mesmo assim, senti falta de carisma nos personagens =/ claro que quero ler o livro, mas ficar com a sensação de "cadê?" é muito frustante. a capa é bonita mesmo, o olhar da modelo passa uma melancolia, quase uma dor. tudo remete a história bonita mas sem o brilho merecido.

nathay ferrer disse...

Acho que é a primeira resenha das várias que já vi sobre esse livro que faz uma crítica não tão positiva. Apontando realmente algumas falhas da história. Foi pra mim uma surpresa essa personalidade- ou a falta dela- na personagem de Ella, me pergunto se você não gostou tanto por causa das grandes expectativas geradas por tantos comentários positivos sobre o livro. Enfim, apesar de tudo botando na balança, acho que o livro vale a pena.
P.S. vou dizer uma coisa que nunca disse em nenhuma resenha deste livro, toda vez que vejo o nome do livro digo: Ella e bixa, sei que é uma leseira e tal mais não tinha outro nome não? Kkkkkkkk

Lais Lucena disse...

Essa é a primeira resenha negativa que eu vejo sobre esse livro. Mas achei engraçada a parte que você diz que "Garoto-se-apaixona-pela-garota-que-se-apaixona-por-ele-também-mas-tem-medo-de-estragar-a-amizade-e-fica-nesse-chove-e-não-molha-por-anos-até-a-tensão-sexual-ser-tão-grande-e-ficar-a-ponto-de-explodir.'' HAHAHAH como nossos gostos são bem parecidos em relação a leitura, vou pesquisar mais um pouco para ver se realmente vale a pena ou não comprar esse livro.

JessicaLisboa disse...

Serio que tu nao gostou?! Ok agora estou em duvida se devo ler ou nao, pois acho que 95% do povo que leu amou ou livro ou coisa do genero, vou esperar u pouco né..


xx

Dana Silva disse...

eu gostei, mas não foi uma coisa que mudou minha vida... rsrs leia sim! leia e depois volte aqui pra comentar comigo o que vc achou! bjs

Mallu Marinho disse...

Estava de olho nesse livro desde a divulgação como lançamento e também
tenho visto ótimas críticas sobre ele. Sou apaixonada por esses dramas
surpreendentes e marcantes. Pretendo ler (não sei quando, mas pretendo) e
espero que seja o mais breve possível. A capa ficou linda, a sinopse é
atrativa e o enredo promete ser envolvente O conjunto perfeito para ter
chances de entrar para a minha estante.

Nardonio Alves disse...

Adoro narrativas envolventes e fluídas, mas ler algo esperando algum acontecimento que nunca chega é complicado demais. Me parece que o drama também não foi tão drama assim. Pelo menos ele não é ruim. Isso já é uma coisa positiva. kkkkkk

@_Dom_Dom

Jéssica . disse...

Esse livro desde que foi anunciado entre os lançamentos da editora já me deixou curiosa, a estoria parece ser bem gostosa e o romance bem fofo, espero poder lê-lo em breve *--*

Ycaro Santana disse...

Este livro era um dos meu queridinhos aguardando para ler. Mas atualmente, estou vendo resenhas super negativas do livro e confesso que estou ficando desanimado com a leitura!

Rossana Moraes disse...

Ah, eu também amei a capa deste livro!
Estava botando tava expectativa nesse livro... então acho que já vou dar uma parada por aqui antes de ler e quebrar um pouco a cara. Estava pensando que seria um livro cheio de mistérios e tal. Mas não deixarei de ler ele, só criarei menos expectativa.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D