Semana Especial Silo: Resenha Premiada Silo (Hugh Howey) Silo- Livro #01

sexta-feira, 11 de abril de 2014



Título: Silo
Autor: Hugh Howey
Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580574739
Ano: 2014
Páginas: 512
Tradutor: Edmundo Barreiros

Sinopse: O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade?Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo.Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras.Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo.Um crime cuja punição é simples e mortal.Elas são levadas para o lado de fora.Juliette é uma dessas pessoas.E talvez seja a última.



             Silo é o primeiro livro da série intitulada Silo, escrita pelo Hugh Howey e publicada no Brasil em dois livros pela editora Intrínseca, o primeiro intitulado Silo e o segundo Dust (ainda sem tradução).



            Juliette é uma mulher que trabalha no setor de mecânica desde seus dezesseis anos. O mundo onde Jules vive se resume a um Silo com centenas de andares, onde pessoas cultivam alimento, energia e tentam viver da melhor maneira possível. Por algum motivo centenas de anos atrás as pessoas foram obrigadas a morar debaixo da terra, pois o exterior é inabitável. A vida no Silo resume-se a cada um cumprir suas funções, as regras e esperar pelas limpezas ocasionais que ocorrem. A limpeza nada mais é do que condenar um transgressor a ir para o exterior limpar as lentes dos dispositivos de visualização externa e consequentemente morrer no processo. Quando o próprio xerife decide sair para fazer a limpeza, Juliette se vê envolvida como indicada a ocupar o lugar do homem por quem nutria um grande respeito. Mas a curiosidade ronda a moça. O que levou o xerife a querer morrer? Qual o grande segredo ele descobriu? E por que todas as pessoas que saem limpam a lente, sendo que ninguém as obriga a isso? Essas questões vão deixar Juliette em grandes problemas e estes, podem abalar as estruturas do Silo.

            Cara, quando eu ouvi falar desse livro na turnê da intrínseca eu coloquei ele na wishlist, mas eu não imaginava que eu ia gostar tanto assim da trama. Arrisco a dizer que essa foi a melhor distopia que eu li nos últimos dois anos. Sem dúvida nenhuma, o suspense vai corroer você da primeira até a última página. A personagem principal Julliete é inteligente, sagaz e extremamente forte, além de ter um raciocínio extremamente rápido. Antes que vocês comecem a perguntar se ficamos sabendo o mistério logo, ficamos sim! A grande sacada da história se encontra no fato do que vai acontecer dali em diante e de como as pessoas vão reagir a esse grande segredo que envolve o Silo.

            O livro é escrito em terceira pessoa, com flashbacks dos personagens e com passagens dos livros que escondem os segredos que regem essa sociedade. Esse tipo de narrador foi outra sacada genial do autor, pois assim não nos cansamos com pensamentos de um só personagem e temos acesso a vários pontos de narrativa durante a história.

            A capa desse livro é maravilhosa, emborrachada com o nome e detalhes da capa em relevo. Os tons de preto, laranja e vermelho nos remetem ao centro da terra (lava e calor) e a sangue sendo derramado. A diagramação traz  o pacote completo para a uma leitura agradável e fluida. Recomendadíssimo, quem não tem precisa ler esse livro pra ontem.


Sorteio!
a Rafflecopter giveaway

O resultado será publicado no blog, facebook, twitter e Google+ no dia  29/04. O vencedor tem até 72h corridas para responder ao e-mail de contato. O Premio será postado pela editora em no máximo 30 dias uteis após a divulgação do resultado.

Perfis fake e exclusivos de promoção serão automaticamente desclassificados.

Só vale em território nacional.

Se o ganhador descumprir as entradas que marcou será desclassificado e um novo sorteio realizados.

Caso o vencedor não responda ao contato no prazo estipulado, um novo sorteio será realizado.

Boa sorte!

15 Comentários:

Mey disse...

Eis ai meu problema. Estou louca por Silo, desde a primeira vez que li a sinopse, mas sou daquelas que só começa a ler uma serie quando ja tenho todos os livros. Fico ansiosa e esqueço metade da historia enquanto espero a continuação. Então. Lá vai eu...estou com um monte de series aqui em casa incompletas que ainda não li porque falta um livro e afffff, pensa no desespero da pessoa. Mas fazer o que...cada doido com suas manias o jeito vai ser esperar para poder ler essa historia que parece ser mesmo fantastica. Bjkssss

Milena Soares disse...

Nossa esse livro parece muito interessante, estou doida pra ler!

Jéssica Maria disse...

Eu lembro que a primeira vez que vi que o livro ia ser lançado já quis somente pela Sinopse que simplesmente me conquistou, pois adoro muito o gênero, e tmb estou participando do sorteio.

Tamiris Leitão disse...

A algumas semanas atrás eu vi uma propaganda sobre Silo, e não me interessei de jeito nenhum. Mas como sempre estou lendo aqui no Feed Your Head, fui pega de surpresa com essa semana e com essa resenha. E graças a vocês eu conheci uma história boa, porque caso eu não ganhe o sorteio (Deus queira que eu consiga), mas se eu não ganhar, estarei comprando lindamente (e quebrando minha promessa) porque achei a história incrível. Acho muito legal essa ideia de uma comunidade isolada cercada de mistérios sobre o mundo exterior, além do mais gosto de protagonistas diferentes das normais, no caso Juliette que não é mimizenta, pelo contrário, muito sagaz.


Adorei a história de Silo, Pri.
Beijos

Lucas Goulart Duarte disse...

oxi, gostei bastante da sinopse e parece ser mt mt bom msm. Amo distopias e pretendo ler esta o mais rapido pssivel

aninha disse...

fiquei tensa lendo a resenha hahaha! é o tipo de livro que faz o leitor ficar praticamente devorando pra saber o que tem fora do Silo! não sou muito fã de distopias, mas gosto de ver como um autor costura sua história de uma maneira plausível entende, Deus nos livre, mas e se nosso mundo ficar assim? lendo a resenha,(que aliás está A+, sem spoilers e super clara quanto ao livro) dá sentir que o autor foi coerente. a personagem é forte e pelo jeito não é conformista. achei a capa ótima, passa uma tom de suspense mesmo. conheci o autor e o livro através do blog, e olha amei! vou tentar a promo claro, mas se ñ ganhar, vou correndo atrás de Silo. =)

Amanda Péres disse...

Super ansiosa para ler esse livro! Mesmo sabendo que é uma série e que esse livro é enorme, a idéia desse enredo de distopia é MUITO BOA e me deixou curiosíssima para descobrir os mistérios dessa "sociedade"!
Ahh, a capa é mesmo linda! *.*

ELIZABETH MACHADO DE SALLES disse...

Participando. Ansiosa pra saber mais dessa estória que está abalando tantos leitores. Muito bom. Não vejo a hora de poder ler.

Jack Moura disse...

nossa... amo distopias! nao conhecia essa ainda mas ja entrou pra lista!! sao sempre tantos misterios incriveis q me fazem nao querer largar o mundo distopico!
participando :3
jackmb10@hotmail.com

Fábrica dos Convites disse...

Li a semana inteira sobre este livro e a cada vez que lia alguma coisa minha curiosidade aumentava.
Bjs, Rose.

Magiasbook disse...

Um livro com um enredo bem interessante,ainda não conhecia espero ter a sorte de poder ler o livro todo.

Michelli Santos Prado disse...

Já vi muitos blogs indicando este livro e gostei muito das resenhas que já li, inclusive a sua! Achei bem diferente sua historia e curto livros distópicos assim e este me deixou realmente curiosa para ler!Mais um livro adicionada a lista de desejados!!

Maíra Souza disse...

Tô na pilha pra ler esse livro!!!
Sorteia eu! rs
maiiira04@gmail.com

Cris Aragão disse...

Fiquei bem feliz em saber que são apenas dois livros, não aguento acompanhar séries longas e estou super curiosa por esse lançamento.

Tânia Regina Schubert disse...

Participando. \0/
@TaniaSchubert

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D