Resenha Premiada: O Canto das Sereias (Val McDermid) Tony Hill e Carol Jordan #01

quarta-feira, 7 de maio de 2014



Edição: 1
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528619010
Ano: 2014
Páginas: 490
Tradutor: Michel Marques

Sinopse - O Canto das Sereias - Tony Hill & Carol Jordan - Livro 01 - Val McDermid
Inspirado pelo acervo de um museu dedicado a aparelhos de tortura, o Assassino de Bonecas – como é conhecido por abandonar suas “obras de arte” em locais de público gay – parece ter descoberto a grande vocação de sua vida. E suas mortes são planejadas com tamanha frieza e impiedade que não deixam nenhum rastro para trás. Por causa da ausência de pistas, o psicólogo Tony Hill é convocado para ajudar na investigação. Com a ajuda da detetive Carol Jordan, sua missão é entrar na mente do criminoso e estabelecer um perfil que possibilite desvendar sua identidade. No entanto, mesmo para um profissional experiente como ele, a série de mutilações sexuais seguidas de assassinato é diferente de tudo que já viu antes. Um suspense psicológico tenso e muito bem escrito, O canto das sereias explora a mente atormentada de um assassino em série diferente de qualquer outro que o mundo da ficção já tenha visto. Os métodos de tortura utilizados, assim como o modo de abordagem das vítimas – narrados pelo criminoso em seus relatos sombrios – chocarão os leitores.
O sucesso do livro foi arrebatador, sendo adaptado para televisão. A produção conta, no elenco, com Robson Green (Dr. Hill) e Hermione Norris (detetive Jordan).

Não sei nem como começar esta resenha porque estou quase sem miolos depois da explosão que esse livro provocou em minha cabeça. O canto das sereias é um suspense psicológico sobre um serial killer diferente de todos que eu já conheci no mundo literário, é claro. O Assassino de Bonecas, como foi apelidado pela polícia, inspirou-se em um museu de tortura da Idade Média para maltratar e matar suas vítimas. Uma mente doentia, perversa e fria está matando homens em um famoso bairro gay da cidade de Bradsfield. E sem deixar nenhuma pista.



A polícia reluta em admitir que os assassinatos estão interligados, mas o chefe de polícia assistente John Brandon está convencido de essas mortes estão conectadas e são obra de um serial killer, decide então convocar o psicólogo Tony Hill para traçar um perfil do assassino e assim ajudar a pegá-lo. O assassino é muito cuidadoso e ainda não tinha cometido nenhum erro. Com a ajuda da inspetora Carol Jordan, Tony Hill tem que entrar na mente do assassino e desvendar o mais rápido possível a identidade do autor dos crimes, antes que mais corpos apareçam.

Carol Jordan é inspetora, mora sozinha com o irmão nerd da computação, solteira e sem filhos, bonita e atraente, porém vive para o trabalho. Quando o chefe de polícia assistente, John Brandon, a designa para trabalhar ao lado de Tony Hill no caso do Assassino de Bonecas, e dá a ela carta branca para agir como julgar necessário, Carol vê a chance de provar que é capaz de capturar esse monstro, ela quer reconhecimento e tratamento de igual para igual, já que sofre preconceito por ser mulher, na divisão em que trabalha.

Tony Hill é um homem inteligente mas um pouco antissocial. Hill não é uma pessoa fácil de lidar e tem lá sua carga de problemas pessoais. É um homem atormentado por um problema e todos os dias precisa enfrentar seus demônios. Tony é um homem experiente e sabe muito bem o que faz mas tudo agora é muito novo para ele, nunca antes tinha lidado com um assassino tão sádico e impiedoso. Tony precisa entrar na mente deste monstro e traçar um perfil que revele algo sobre sua identidade, mas ele mesmo precisa ter muito cuidado para não pôr em risco sua própria sensatez.

O canto das sereias foi escrito na década de 90 e é possível notar os indícios disso no decorrer do livro. Tanto pelo fato de "bips" ainda serem usados, quanto os equipamentos de edição de vídeos não serem tão avançados e também pelo fato de perfis criminais não serem lá tão bem vistos pela polícia. O mais legal é que no livro mostra o perfil que Tony Hill criou e ainda tem uma tabela mostrando as semelhanças e diferenças entre as vítimas, ficou bem legal mesmo, tornou tudo mais real. 

A narrativa é em terceira pessoa, onde podemos ver as perspectivas de diversos personagens e intercala com um diário virtual do assassino. A escrita de Val McDermid é extremamente fluída e fascinante. Ela escreve com uma naturalidade tão impressionante que o leitor se vê fisgado desde a primeira página e não consegue largar o livro até ter concluído a leitura. Eu precisava parar em alguns momentos para fazer outras atividades mas não conseguia me desligar do livro, pensava nele o tempo todo. E com certeza as partes do assassino são as melhores. É de uma crueldade tão grande que eu chorei na primeira descrição de morte. 

Recomendo a leitura para os fãs do estilo thriller policial/psicológico e para quem tem interesse em serial killers e perfis psicológicos. Se você tem boa imaginação e estômago fraco passe longe deste livro pois as descrições são minuciosas. McDermid com certeza estava em uma fase muito boa ao escrever este livro. Lembrando que este é o primeiro de uma série de 8 livros (até agora). O Canto das Sereias foi o primeiro desta série que a Bertrand Brasil publicou, #oremos para que lancem os outros logo logo porque já quero!!! Virou favoritinho gente! s2

Tony Hill & Carol Jordan Series:

The Mermaids Singing (1995)
The Wire in the Blood (1997)
The Last Temptation (2002)
The Torment of Others (2004)
Beneath the Bleeding (2007)[18]
Fever of the Bone (2009)
The Retribution (2011)
Cross and Burn (2013)

Fiquei sabendo também pelo blog da Hérida, Lendo nas Entrelinhas que a série foi adaptada para a TV e no Youtube tem alguns episódios. Quem se interessar em procurar, o nome da série é: Wire in the Blood e conta com 6 temporadas. Assisti apenas ao episódio piloto e posso dizer: é muito fiel ao livro! Adorei! Enfim, leiam assistam e venham me falar o que acharam!

Sorteio!!!

a Rafflecopter giveaway

O resultado será publicado no blog, facebook, twitter e Google+ no dia 30/05/14.
O vencedor tem até 72h para responder ao e-mail de contato.
O Premio será postado pela editora em no maximo 30 dias uteis após a divulgação do resultado.
Perfis fake e exclusivos de promoção serão automaticamente desclassificados, bem como pessoas que não cumprirem as etapas do formulario que se inscreveram.
Válido somente em territorio nacional.

Boa sorte!