Resenha Premiada: Segredos de Família (organizada por Lycia Barros)

segunda-feira, 26 de maio de 2014



Título: Segredos de Família
Autor: organização de Lycia Barros
Edição: 1
Editora: Ases da Literatura
ISBN: 9788665105954
Ano: 2013
Páginas: 220

Sinopse: Alguns segredos são trancados nos cofres da alma. Muitos deles estão escondidos no passado, assombram o presente, e são capazes de decidir o futuro de uma família. Segredos de Família é uma antologia recheada de contos misteriosos e descobertas assombrosas que mudarão o rumo de famílias que poderiam ser a sua. Alguns contos são baseados em fatos reais! Entre, descubra, surpreenda-se... Mas, por favor, não conte para mais ninguém...

Antes de qualquer coisa quero expressar alguns problemas que estou tendo ao escrever e sei que vocês me entendem e sabem que eu SEMPRE prezo por ser o mais verdadeira possível nas minhas resenhas. Então, eu sou, e confesso que isso é um saco, muito mais crítica com Literatura nacional talvez por conta da minha formação (para quem não sabe, eu faço faculdade de Letras, atualmente estou terminando o sexto período, prestes a me formar) e isso faz com que eu tenha uma visão mais ferrenha de tudo que os brasileiros escrevem e esse é um dos motivos para que vocês não vejam com tanta frequência resenhas minhas de autores nacionais. Em segundo lugar eu tenho extrema dificuldade em resenhar livros de contos, pois eu preciso analisar a obra como um todo, mas nesse caso são várias obras e escritas diferentes. Enfim, já peço desculpas de antemão se essa resenha não ficar assim tão boa.



Segredos de Família é mais uma antologia de contos organizada pela autora Lycia Barros e pelo grupo Ases da Literatura. Dessa vez a temática são segredos de família.

Nessa antologia vamos encontrar dezoito novos autores que se arriscaram em temas que vão desde o sobrenatural ao incesto. Sim, há também histórias sobre incesto no meio de tantos contos.

Levei uma média de um pouco mais de uma semana e meia lutando para concluir essa antologia e minha dificuldade não se limitou apenas a falta de tempo, mas ao conteúdo dos contos. Quando comecei a ler pensei “Poxa, vai ser fácil já que é apenas uma temática: Segredos de Família”. Estava enganada, foi muito mais complicado, os subtemas ou como eu prefiro chamar de subcategorias dentro de um tema maior como Segredos de Família estavam meio soltos, como histórias sobrenaturais, seguidas de histórias com incesto, reelaboração de contos de fadas, tudo meio solto então isso dificultou um pouco/muito minha leitura.

Quanto aos contos e ao seu conteúdo, tive gratas surpresas e confesso que alguns dos autores selecionados me arrancaram lágrimas e suspiros, risadas e outros só me fizeram ficar realmente irritada por seu modo de escrita, alguns contos são realmente bem confusos, muitos deles eu nem consegui ler até o final (e aí preciso ressaltar que foram poucos, apenas os contos que envolviam incesto).

Meus destaques e contos que creio que valem muito a pena serem lidos vão para: Esqueletos no Armário de Fátima Venceslau, O Protegido de Adriana Ramiro, Para Sempre...de Anaté Merger, Entre Irmãos de Priscila Louredo e O conto de fadas às avessas de Aurora de Liz Negrão. Esse foi meu Top 5 de contos dessa antologia, são contos que falam desde temáticas sociais como homossexualismo, segredos entre irmãos e crueldade, amores perdidos e principalmente sobre a descoberta do amor. Creio que esses autores se destacaram, não que alguns outros não tenham também cumprido sua finalidade, mas esses foram os contos que mais me tocaram tanto quanto a originalidade dentro da temática quanto a escrita fluida, limpa e bem gostosa de ler.

Quanto a diagramação, não tive problemas com o tamanho da letra, cor ou margens, mas encontrei alguns erros de digitação nada que realmente atrapalhasse o andamento da leitura. A capa eu acho bem bonita, imitando um diário em tons de creme com detalhes em preto.

Enfim, apesar das minhas dificuldades, acho válido o conhecimento de uma nova geração de escritores e por conta disso o Feed Your Head vai sortear um exemplar da antologia Segredos de Família para vocês e autografado por uma das autoras e eu posso dizer que o conto dela está nos TOP 5!

A autora Liz Negrão nos cedeu um exemplar autografado por ela, para sortearmos aqui no blog! Então, participem!!

  a Rafflecopter giveaway

17 Comentários:

Tamiris Leitão disse...

Assim, adoro livros com contos. Sei lá, acho bom de ler entre um livro e outro, porque acabam rápido, sem dá tempo nem de se apegar a qualquer personagem. Acho uma pena que não tenha gostado, mas acho que também não gostaria dos contos sobre incesto, porque vai de encontro ao meu modo de ver essas relações. Enfim, mas só posso julgar a obra após ler, o que eu não espero que aconteça, já que se eu ganhar esse sorteio, minha sorte fica nesse, e eu quero os contos da seleção. kkkkkkkkkkkk


Enfim, beijos pri. De forma alguma renegaria suas resenhas, porque você escreve muito bem. *-*

Luana Souza disse...

A resenha é ótima, mas o livro não me agradou muito... E nem a capa. Boa sorte a quem for participar ;)

mirelle soares gomes disse...

Sua resenha ficou legal, porem o livro em si não chama minha atenção não sou uma fã de contos. A capa é bem bonita com mencionou leva para um lado de diário, segredos :O
Na realidade si fosse para eu ler o livro leria pela capa :P somente.
Vou participar da promoção espero ganhar. Mais vai que dou sorte e ganho os contos da seleção que estou louca por eles :)

Ana Carolina Ribeiro disse...

Não gostei muito da capa.Não sou muito de livros de contos.Vamos ver se eu ganho aí dou minha opnião do livro rsrsr

Nardonio Alves disse...

Me amarro em livros de contos, justamente por serem mais curtinhos e, geralmente, terem uma narrativa um pouco mais direta. É até normal acontecer de um ou outro conto destoar um pouco dos outros, mas chegar ao ponto de um leitor não conseguir finaliza a leitura do mesmo, indica que houve deslizes sérios na abordagem que o autor deu a trama. Enfim, mesmo assim, quero muito ler.

@_Dom_Dom

aninha disse...

eu gosto de livros de contos. gosto de ver perspectivas diferentes de um mesmo assunto, ainda mais com autores que praticamente estão iniciando. percebi que tem uns subtemas como vc bem apontou, bem pesados como incesto por exemplo. mas tem essa mistura de sentimentos que todo bom livro desperta =) fiquei de comprar o meu mas ainda não consegui =/ quem sabe eu ganhe o sorteio! bj!

Douglas Fernandes disse...

Não sou acostumado a ler livros de contos, nao curto muito, mas achei bem interessante esse, achei interessante os temas, adoro sobrenatural e esse tema incesto realmente é muito complicado, mas acho que eu leria todos.

karolyne kazakeviche disse...

Eu ganhei o livro e não tenho planos de ler ainda...
Mas parece bem interessante... não sou muito fã do gênero, mas...... como essa temática parece bacana, leria bem mais para frente sim.

Ana Paula Justen disse...

Estou curiosa para ler esse livro. Parece ser bom! :)

Duda Wimmer disse...

Adoro livros que tratem de tópicos delicados como incesto ou problemas familiares, é um assunto tão abrangente que foi uma ideia GENIAL fazer uma junção de vários autores para variar nas histórias. Estou muito curiosa com o livro e adoraria tê-lo em mãos para lê-lo! Espero ter sorte nesse sorteio.
Beijos,
dudawimmer@gmail.com

Milena Soares disse...

Gosto muito de livros de contos e esse parece ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

Leticia disse...

Obaaaaaaaa!!

Já estou participando, desta promoção maravilhosa!!

leticiaromanos28@gmail.com

Leticia Romano

Maisanara F. S. disse...

Estou participando *-*
lin-0812@hotmail.com

Heloiza Ramos disse...

Eu gostei da capa, não sou muito de ler contos, mas fiquei curiosa pra saber mais sobre esse livro, quem sabe eu possa gostar de alguns contos também!!! ;)

Gizeli Meister disse...

A capa não chamou minha atenção, mas a resenha despertou minha curiosidade apesar de não ler muitos livros de contos esse vai pra listinha principalmente pq é nacional.

Aline Ramos Costa disse...

Priscila, eu gosto bastante de antologia, acho interessante ver a criatividade de autores ao criar contos variados a partir de um tema central. E por da Lycia Barros, autora que adoro, fiquei com mais vontade de ler..Porém, depois de sua resenha vou ler com "os pés no chão" e sem muitas expectiativas pr anão me decepcionar, assim se gostar muito de algum ou dar boas risadas será ótimo. Parabéns pela resenha.

Participando..espero ganhar!!
Seguidora GFC: Lininha
Seguidora Face: Aline Costa
Email: aline.menininhadedeus@gmail.com
Twitter: @LineRamosCosta

Shadai Vieira disse...

Adoro livros de contos, e não teria nenhum problema com aqueles que tem cenas de incesto. Acho nojento na vida real, algo muito errado!!! (eu até mesmo não gosto de primos que se envolvem, acho bizarro). Mas em histórias de ficção eu gosto por serem perturbadoras, me causam asco, e gosto de ficar chocado.
Espero ganhar esse sorteio!

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D