Resenha: As MAIS 4 - Toda forma de amor (Patricia Barboza)

terça-feira, 17 de junho de 2014



Edição: 1
Editora: Verus
ISBN: 9788576863267
Ano: 2014
Páginas: 163
Sinopse - As MAIS 4 - Toda forma de amor - Patrícia Barboza
No quarto volume da série As MAIS, acontecimentos surpreendentes vão fazer com que a mais fofa e meiga do quarteto repense o significado da palavra amor. A Ingrid, a I das MAIS, descobre que esse sentimento pode ir muito além do romance. O que será que vai acontecer para que ela perceba que uma palavra tão pequena esconde significados gigantescos? E o Centro Educacional Machado vai torcer para o seu próprio popstar! O Eduardo será o grande representante da escola no reality show Internet Pop Music. Se bem que o colégio mais movimentado do Rio de Janeiro esconde mais um artista famoso. Ou serão dois? Hummm… É claro que a Mari, a Aninha e a Susana serão as grandes companheiras da Ingrid nessa redescoberta do amor. Mergulhe nas novas histórias dessa turma inseparável e descubra que toda forma de amor vale a pena!

Este livro é o volume 4 de uma série, para ler as resenhas dos livros anteriores clique nos links abaixo:


As MAIS 4 começa nas férias do meio do ano das meninas, bem de onde parou o 3º livro. Este livro é narrado pela Ingrid. No final de As MAIS 3, várias coisas aconteceram. Só para refrescar a memória de vocês: Eduardo, namorado da Susana, foi escolhido para participar de um reality show de música e terá que ficar confinado por dois meses! A carreira esportiva de Susana no time da CSJ Teen está indo de vento em popa. Aninha e Igor estão no maior love, namorando firme mesmo. Ingrid e Caíque estão pertinho de completar um ano de namoro! Que emoção! Mari e Lucas continuam super apaixonados. Novos personagens são acrescentados à história e eles são fundamentais a partir de agora. 


Ingrid já se decidiu sobre o que quer fazer no futuro: Pedagoga. Ela é voluntária numa ONG para crianças que estão se recuperando de doenças graves e é muito habilidosa com as crianças. Todos a amam, ela é muito querida em qualquer lugar onde vai. A "I" das MAIS é a mais romântica das meninas. Na minha opinião ela não só é a mais romântica, como a mais madura. A ruiva baixinha que adora esoterismo e filmes de amorzinho dá um show de maturidade neste livro. Eu tinha dúvidas sobre minha personagem preferida das MAIS, mas me decidi e é a Ingrid. 

Este novo livro está cheio de novidades e está bem mais maduro que os anteriores. Isto é uma coisa boa e super interessante, pois as meninas estão crescendo e é notória essa evolução delas. No primeiro livro elas ainda estavam no ensino fundamental, agora já são adolescentes em torno de 15 anos. E quem já passou por esta idade (ou está passando), sabe que 15 anos é uma idade maravilhosa, de curiosidade, descobertas e dúvidas.

Neste livro temos vários assuntos muito delicados, porém abordados com a delicadeza de uma pluma pela Patrícia Barboza. Assuntos como ciúme, traição, fama e sucesso, câncer, e até sexo, são tratados com muita maestria e sutileza pela autora, que acompanha o crescimento das personagens em suas atitudes e diálogos, tornando-as assim ainda mais verossímeis. 

Uma coisa que eu tinha notado antes que não tinha existido ainda entre as MAIS, aconteceu neste livro: elas brigaram! Foi uma briguinha de uma semana, mas foi uma briga e elas ficaram muito mal com isso. 

"Até bem pouco tempo atrás a gente falava do primeiro beijo e do primeiro namorado. Agora estamos aqui debatendo a maturidade pela primeira vez. Estamos crescendo juntas! Como eu estava sentindo falta disso! Das quatro reunidas, compartilhando as nossas aventuras e descobertas." Pág.132

O título - Toda forma de amor - realmente ficou perfeito para este livro. Pois muitas formas de amor foram aqui descritas. As MAIS 4 tem cenas muito emocionantes e Ingrid protagoniza a maior parte delas. Eu estou com muita vontade de dar spoiler, mas vou me controlar! Só posso dizer que envolve os novos personagens. =X

Referências à cultura pop contemporânea continuam pipocando. Séries de TV como Teen Wolf, livros como "Perdida" da autora Carina Rissi e músicas do Jota Quest são citados no livro. Eu adoro quando isso acontece! Quando ela citou "Perdida" eu dei gritinhos aqui! #fangirling 

"Eu voltei para a cama. Fazia aquele friozinho gostoso de julho e eu fiquei debaixo das cobertas. Peguei um livro que a Aninha tinha me emprestado, Perdida: um amor que ultrapassa as barreiras do tempo, da Carina Rissi. Imagina se sem querer você acabar viajando no tempo, ir parar em 1830 e encontrar um grande amor? Uauuuu! Eu já estava no quinto capítulo, louca para saber como ela ia fazer para voltar para o presente, quando o telefone tocou." Pág. 50

Achei bacana também a Patrícia ter usado expressões que nós falamos no dia-a-dia, como por exemplo: "haters gonna hate". 

"- A Susana sambou na cara da sociedade! - a Mari pulava e sambava ao mesmo tempo. - Bem feito invejosas! Likers gonna like! Haters gonna hate!" Pág.122

A diagramação continua tão linda quanto todos os outros. Ilustrações de algumas cenas, chats da internet, manchetes de jornal, bilhetinhos e cartinhas de amor com direito a letra cursiva e tudo! Nos outros livros as imagens eram coloridas, neste elas estão em preto e branco, mas isto não diminuiu a qualidade e nem me incomodou. Adoro o cuidado que a Verus tem com os livros da Patrícia. A revisão está impecável! Não encontrei nenhum errinho e olha que eu procuro. Risos. 

Bom, acho que já está mais do que claro que eu ADORO essa série, não é? Recomendo a leitura para pessoas de todas as idades. Se você está passando por essa fase de adolescência, em torno dos 15 anos, super vai se identificar com as coisas que as meninas estão vivenciando. Se você, assim como eu, já passou faz tempo dessa fase, só tenho a dizer que a diversão será garantida ao relembrar a sua própria adolescência. Nostalgia pura! 

O próximo livro será narrado pela Susana, e é um livro que eu estou aguardando muito. Pelo temperamento que a Susana demonstrou nesse livro, conhecendo o histórico dos relacionamentos familiares dela e somando a pressão que é ser atleta, fazer o ensino médio e namorar um menino LINDO e FAMOSO, só posso dizer que espero grandes emoções com o livro dela. Enfim, leiam leiam leiam!!!


14 Comentários:

Patricia Barboza disse...

Querida! Sua resenha me emocionou. Muito obrigada pelo carinho de sempre com a série. Escrevo com muito carinho e que bom que ele chega ao leitor. Saudades da sua terra! Beijos!!

Isabela Kröning disse...

Ah, que bonitinho, não conhecia essa série! Parece muuuito legal pra dar de presente pra uma menininha bem nessa faixa etária dos 15 anos, né? Curti bastante, bom saber que temos escritores no Brasil desenvolvendo todo tipo de boa literatura. :)

mirelle soares gomes disse...

Não conhecia a serie :( deve ser muito boa pelo jeito que vc fez essa resenha eu simplesmente adorei!!! Bom tenho 15 aninhos entt acho que seria legal ler ne

Tamiris Leitão disse...

Estou morrendo de vontade de ler essa série, e já consegui entrar em contato com a autora pra conseguir os meus exemplares. Acho muito lindo a obra, e nada melhor do que citações de obras nacionais para estufarmos o peito um pouco né? kkk
* orgulho *


Enfim Dana, adorei sua resenha, e espero poder vir fazer um comentário melhor depois que ler.
Beijos

Wal Bandeira disse...

Não conhecia esta serie ainda, nunca tinha visto uma resenha sobre os livros, e fiquei curiosa parece ser um livro muito bem escrito e fofinhos, não é meu genero de livro para leitura mas chamou minha atenção, quem sabe eu veja ele na loja e acabe trazendo para casa, e cinco estrelas mais um coração não é para qualquer um,
beijos.

Manu Hitz disse...

Que delícia de resenha! Gostei dos temas abordados, acho sempre válido quando temas importantes são levantados nos livros, trazemos para nós e pensamos a respeito. Ponto pra autora!
Eu tb curto muito quando coisas atuais estão presentes, sejam músicas e livros, sejam situações contemporâneas ou fatos históricos.

Oliveira disse...

Não conhecia a série e vou ler as outras resenhas. Amo ler as vezes livros leves assim, com personagens que crescem no decorrer da história em idade, é um acompanhamento e acaba que tem aquele ar de seguir a mudança ocorrida em cada um, saber sobre como lidaram com seu crescimento. Gostei muito.

aninha disse...

acho tão legal acompanhar o amadurecimento de personagens que a gente acompanha desde o primeiro livro! é legal também, ver a sensibilidade da autora em tocar em assuntos que a maioria de nós já passou e algumas vão passar rs. tenho muita vontade de comprar a série pra minha sobrinha que está com pré adolescência e é uma coisinha danada rs. bj!

Nardonio Alves disse...

Acho muito legal quando os autores inserem essas referências da cultura pop contemporânea. Dar um ar de veracidade e proximidade incrível com o leitor. Outra coisa que gostei é que, mesmo tendo protagonistas adolescentes, elas não parecem ser chatas e mimizentas como muitas que vemos por aí.

@_Dom_Dom

Érika Rufo disse...

Que gracinha!! Não conhecia a série, mas parece ser bem fofa e divertida!! Adorei as citações de livros e músicas nacionais. Fiquei bem curiosa para ler a série.


Beijos!!

Douglas Fernandes disse...

Pela capa ta na cara que é aqueles livros adolescentes mesmo...
muitos desses livro encantam não so os adolescentes mas gente de todas as idades, afinal quem ja está mais velho ja foi adolescente um dia e acaba se identificando com alguma coisa do livro né... rs

Dud's Santos disse...

Eu não me importo com o gênero da história e muito menos se
ela se parece com o tema abordado em outro, mas ela tem que me chamar atenção
em alguma coisa. Sinto que essa não vai me interessar. Quem sabe mais pela
frente eu não me interesse.

Anne Viana disse...

Não costumo ler muitos livros Infanto-juvenil não apesar de curtir bastante..e gostei bastante da resenha..parece ser bem legais os livros :)
Espero que surja uma oportunidade para le-los!!!

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/livroaoavesso

Jéssica Maria disse...

Acho que é um livro bem fofo, adoraria ler, mas acho que teria que ler os outros primeiro né?

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D