Resenha Premiada: Iluminadas (Lauren Beukes)

quarta-feira, 4 de junho de 2014



Título: Iluminadas
Autor: Lauren Beukes
Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580575033
Ano: 2014
Páginas: 320
Tradutor: Mauro Pinheiro

Sinopse:Harper Curtis é um assassino que vem do passado. Kirby Mazrachi é a garota que estava destinada a não ter um futuro. Chicago, 1931. Harper Curtis, um andarilho violento, invade uma casa abandonada que esconde um segredo tão chocante quanto improvável: quem entra ali é transportado no tempo. Instigado por um comando que parece vir da própria casa, Harper persegue as “meninas iluminadas” – garotas cuidadosamente escolhidas em diferentes décadas – com o objetivo de matá-las. Voltando no tempo após cada assassinato, seus crimes são perfeitos e impossíveis de serem rastreados. Ou pelo menos é o que ele pensa.Chicago, 1992. Kirby Mazrachi viu sua vida ser destroçada após um ataque brutal que por pouco não a levou à morte. Incapaz de esquecer tal acontecimento, Kirby investe seus esforços em encontrar o homem que tentou assassiná-la. Seu único aliado é Dan, um ex-repórter policial que cobriu seu caso e agora aparentemente está apaixonado por ela. À medida que a investigação de Kirby avança, ela descobre outros casos semelhantes ao seu – e garotas que não tiveram a mesma sorte que ela – ligados por evidências que parece impossíveis. Mas, para alguém que deveria estar morto, impossível não significa que não tenha acontecido.

            Iluminadas é um dos lançamentos da editora Intrínseca, escrito pela Lauren Beukes, foi um dos livros que me chamou atenção na Turnê Intrínseca, anotei no caderninho e esperei minha vez com esse Thriller de tirar o fôlego.


            Harper é um homem repugnante que entra em uma casa e a partir daí sente um desejo incontrolável de matar. Ele viaja através do tempo e mata as garotas que brilham, ele as mata com requinte de crueldade, espalhando suas vísceras e deixando pequenos objetos de outros tempos. Kirby é uma garota que brilha, a única sobrevivente dos ataques que Harper promove e o objetivo de sua vida é pegar o cara que acabou com sua vida. Para isso ela conta com a ajuda de Dan, um jornalista que investigou seu caso e que hoje escreve sobre esportes.

            Esse livro é realmente apavorante e muito interessante. O tempo é como um papel dobrado, a cada capítulo nos vemos oscilando entre o passado e o futuro, as coisas voltam a acontecer, elas acontecem fora de ordem, sendo que uma hora você entende como aconteceu algo que havia acontecido antes, mas que não tinha explicação. O fato de sabermos quem é o assassino não interfere na trama, muito pelo contrário, podemos acompanhar passagens de vários assassinatos e de várias vítimas, seu modus operandi, a história que ele conta para si mesmo e o impulso incontrolável que ele tem, violência e sexualidade andam de mãos dadas. Sim, Harper é meio depravado.

            Confesso que tive alguma dificuldade para pegar o ritmo de leitura por conta das datas e da viagem no tempo, mas quando você pega o ritmo, o livro é de tirar o fôlego, os acontecimentos violentos são estranhamente visuais e contados com detalhes. Os detalhes da casa são macabros e mexem com o psicológico.

            Kirby é obstinada, teimosa e extremamente deslocada, parece que toda sua vida ela viveu uma subvida e essa morreu quando foi atacada, hoje ela vive por vingança e para a vingança. Já Dan, conviveu por muito tempo com a violência fazendo parte de seu dia a dia, ele vê o quanto Kirby está perdida e quando vê começa a sentir coisas estranhas pela garota que mora em cima de uma padaria e compra Donuts dormidos para subornar os arquivistas do jornal para saber mais informações sobre casos tão violentos quanto os dela.

            Só tenho uma crítica e é por isso que esse livro não vai levar o coração, algumas coisas não ficaram explicadas, informações que eu considero essenciais para a trama, como o por que das meninas brilharem? Por exemplo, não se sabe o verdadeiro motivo da casa estar ali e isso permanece um mistério, alguns podem considerar charme eu ache um defeito para a trama.

            A capa desse livro é toda preta com as letras em amarelo, como se fosse um letreiro. A diagramação está perfeita, com fonte e folha impecáveis. Enfim, leiam e depois voltem para conversarmos sobre.

E como a Intrínseca é só amor, eles liberaram um exemplar para sorteio entre os leitores do blog! Vamos lá? É só seguir as etapas do Rafflecopter abaixo!

a Rafflecopter giveaway


  • O resultado será publicado no blog, facebook, twitter e Google+ no dia  25/06. 
  • O vencedor tem até 72h corridas para responder ao email de contato. 
  • O Premio será postado pela editora em no maximo 30 dias uteis após a divulgação do resultado.
  • Perfis fake e exclusivos de promoção serão automaticamente desclassificados.
  • Só vale em território nacional.
  • Se o ganhador descumprir as entradas que marcou será desclassificado e um novo sorteio realizados.
  • Caso o vencedor não responda ao contato no prazo estipulado, um novo sorteio será realizado. 
Boa sorte!

33 Comentários:

Rodrigo Batista disse...

Mas a grande questão do livro é explicada? Ou é aquele tipo de livro que deixa o final em aberto no estilo "você decide"? Me interessei por esse livro quando foi citado na turnê, mas depois vi que algumas questões ficam em aberto, apesar disso o livro vale à pena?

Wal Bandeira disse...

Eu não sei se vou ler o livro, ele não chamou minha atenção..mesmo sendo um genero que gosto, é muito ruim quando pegamos um livro e o final deixa a desejar ou pior ainda ele não termina de fato, odeio quando isto acontece.
E o fato de deixar pontos em aberto ou sem explicação, muito chato.
O livro parece ser intrigante, mas mesmo assim acho que não vai para minha lista mas quem sabe ele saia baratinho no sub algum dia e eu acabe comprando,
beijos.

Tamiris Leitão disse...

Achei o enredo da história muito interessante, mesmo com isso de que deixa questões em aberto. Seilá, mesmo com esse ponto (importante) ele ainda conseguiu ficar com cinco estrelas? A história realmente deve ser muito boa. A primeira coisa que ganhou meu coração foi: Assassinato. Livros com isso ganham meu coração imediatamente. kkkk E uma coisa que eu vim notando ultimamente: As mulheres continuam sendo personagens principais, só que agora elas são mais fortes, determinadas e com um propósito. Nada de romance mais. kkkk Adorei. Super valorização.


Enfim, amei amei.

Priscila Siqueira disse...

Rodrigo o final ao meu ver não é aberto não, ele é fechadinho dentro do ciclo que o livro conta, agora algumas questões como essa que eu coloquei ficam em aberto mesmo...eu creio que vale a pena sim. Tava até comentando ontem com a Dana que esse estilo de escrita me lembrou muito o King.

Priscila Siqueira disse...

Wal o livro termina sim, tem um final dentro do ciclo contado pelo livro. E sim, deixa algumas questões em aberto. Eu acho que vale a pena a leitura ou não tinha dado as 5 estrelinhas ;)

Priscila Siqueira disse...

A história é boa sim Tamiris e foi isso que me levou a dar as 5 estrelas, sou fã do gênero e muito rigorosa com as coisas que gosto....por isso ele não levou o coração por conta das questões em aberto que permaneceram mistério, mas o enredo e a narrativa são muito boas, não poderia ser injusta com a obra a ponto de não dar o reconhecimento merecido e justo por conta de uma exigência minha e tal ;)

Dana Silva disse...

Corre pra participar do sorteio!! xD

Dana Silva disse...

Então corre pra participar do sorteio!! xD

Dana Silva disse...

Então Cooooooooorre pra participar do sorteio!! xD

Tamiris Leitão disse...

Já estou participando !! *---------------------------*
:*

Adriane Brust disse...

Oi Priscila! Quando vi a capa do livro pela primeira vez, pensei que fosse um livro de terror, e nem cheguei a ler a sinopse. Porém, li algumas resenhas e fiquei bem curiosa a respeito do livro, apesar de ainda achar meio assustador.
Não li ainda, mas a questão de o por quê algumas garotas serem iluminadas será que não foi a autora querendo mexer com destino? Tipo, o destino delas era morrer cedo? Sei lá, terei que ler para ter uma teoria real rs.
Apesar disso, fiquei feliz em ver as cinco estrelas, mostra que o livro é realmente bom, mesmo com as questões em aberto. Adorei.


Beijos,
Adri Brust
http://stolenights.blogspot.com

felicio27 disse...

Esse livro é TOP!
Quero muito.

aninha disse...

sem dúvida é um livro que vai me fazer ficar acordada mais tempo. (tenho carteirinha oficial de covarde pra livros e filmes do gênero rs) acho interessante essa jogada no tempo que a autora colocou, mas no mínimo, ela deveria ter explicado o porque dos pontos que vc colocou na resenha. de cara, na sinopse, a gente já fica curioso pra saber. não conhecia o livro, tenho certeza que vou gostar!

mirelle soares gomes disse...

:O esse livro ja ta na minha listinha de desejados *-*
Sua resenha ficou ótima. Eu gostei pelo fato do Harper ser um assassino muito escroto, mais fiquei muito interessada em saber pq as meninas brilham e pelo jeito não é respondido :(
A capa é linda *-*
Eba vou participar quero muito esse livro, torcendo aqui para minha sorte não ter ficado na outra promoção :P

RUDYNALVA SOARES disse...

Priscila!
Gosto de thriller 'macabros' como os chamo, embora tenha violência e cenas explícitas, não me importo e de certa forma, até gosto de imaginar como serão as cenas, agora, quanto a questão de não se explicar o porque de algo tão importante para a historia, é questionável...
Fiquei daqui me perguntando qual será o verdadeiro sentido do enredo? E aí a curiosidade bate e me instiga a leitura.
Boa resenha.
cheirinhos
Rudy

Manu Hitz disse...

A Intrinseca sempre com otimos lançamentos... Bela capa, fiquei curiosa, até que...
Bem, senti medo so de ler sua resenha, Priscila, imagine lendo o livro! Nossa, não consigo nem dormir... o thriller psicologico ja me abala o suficiente, somando esse sangue todo e essas cenas completamente detalhadas, cheias de terror e suspense, menina, isso é para os fortes! Não me imagino com uma leitura dessas! #medo
Deixar alguma ponta solta ou explicação a dar é uma falha mesmo... faltou isso pra fechar com chave de ouro, não é?

Luana Souza disse...

Não conhecia o livro, mas a resenha e a sinopse me deixaram curiosa. Parece ser um ótima leitura. Participando!

Eliane Pupo Bloise disse...

A trama do livro parace ser bem envolvente, embora deixe algumas lacunas, mas as vezes essas lacunas são deixadas de propósito... Ótima sua resenha, me faz querer lê-lo.

ELIZABETH MACHADO DE SALLES disse...

Espero mesmo que a história vale a pena. Pois fiquei curiosa por conhecer mais do personagem. Mesmo tendo algumas falhas me interessei muito. Beijos.

Giovanna Territsen disse...

Adoro, simplesmente adoro livro sobre crimes. Mas eu detesto livros 'sem um fim'.

Leticia disse...

Obaaaaaaaa!!

Já estou participando, desta promoção maravilhosa!!

leticiaromanos28@gmail.com

Leticia Romano

Oliveira disse...

Apesar de não gostar muito do gênero, mas esse livro me chamou muita a atenção por ocorrer em épocas diferentes. Gosto de livros quando o tempo é mexido.

Maíra Souza disse...

Me parece uma boa história! ;)
Participando!!!
maiiira04@gmail.com

Patty Pereira disse...

Uau!! Gosto de livros assim, que me deixam de olhos arregalados quando leio. Pena que tem coisas mal explicadas e isto me irrita bastante. Será que o livro vai ter continuação? Mesmo tendo o final fechado como você disse?!

Douglas Fernandes disse...

Esse livro parece ser muito phoda, apesar de a capa ser bem simples eu gostei, e a sinopse me agradou muito tbm, quero muito ler esse livro, entao vou participar quem sabe eu tenha sorte.. :D

Nardonio Alves disse...

Me parece ser um daqueles thrillers que escorrem sangue e vísceras das páginas (exagerei um pouco, né?!?! kkkk). Eu adoro essas histórias que tem essas cenas de crueldade narradas de uma forma bem visual. É carnificina pura na veia. A única pena é que ele ficou devendo essas questõezinhas, mas, mesmo assim, quero muito ler.
Vou aproveitar e participar da promo.

DomDom Almeida
n_alves4@hotmail.com
@_Dom_Dom

Aline Ramos Costa disse...

uauuuuuuu...eu quase deixo esse livro "passar batido",pq achei que era terror puro, mas vendo sua resenha vejo que não, é um suspense de tirar o fôlego. Estou louca pra lê-lo depois que li sua resenha. parabéns..Arrasou.
bjs



Participando..espero ganhar!!
Seguidora GFC: Lininha
Seguidora Face: Aline Costa
Email: aline.menininhadedeus@gmail.com
Twitter: @LineRamosCosta

Michelli Santos Prado disse...

Oi Pri!! Sou uma daquelas leitoras que curte ler de um tudo um pouco e este livro me chamou muito minha atenção, por parecer um livro com uma historia mais pesada e ao ter teu comentário baixo e comparar a escrita deste autor com King somente me animada ainda mais.Curto livro cheio de mistérios e este realmente me interessou. Mais um para a lista de desejados, e apesar de você ter citado um detalhe qu não te agradou tanto a leitura ainda sim vou querer ler.
Beijo!!

Érika Rufo disse...

Não gostei da capa, mas achei o enredo do livro bem instigante! A história parace ser muito boa, mesmo apresentando alguns defeitos. Fiquei com vontade de ler. Quem sabe não tenho sorte e ganho o sorteio??


Beijos!!

Dud's Santos disse...

A intrínseca para mim é a melhor editora do Brasil, eles
começaram tão acanhados e hoje em dia possuem os livros mais procurados. Esse é
outro que eu estou ansiosa para ler.

Anne Viana disse...

Não curti muito o livro não..mas há quem goste :)

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/livroaoavesso

Amanda disse...

Acho que eu sou a única pessoa que não gostou desse livro. Achei medíocre! A Kirby foi mal construída, o Harper é pífio e os temas principais da trama não são explicados: qual é a da casa? Por que as meninas brilham? E aquele "romance" sem noção com o jornalista?? A pior parte foi quando o Harper abriu uma porta utilizando um crachá numa das viagens no tempo. Como um cara de 1931 saberia usar um crachá pra abrir uma porta?? Bizarro!

Jéssica Maria disse...

Quero muito ler esse livro, ele tem um enredo bem louco, que eu simplesmente amei *----*
Essa capa apesar de não ser linda, acho que combina perfeitamente com a trama! !

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D