Resenha: Misery - Louca Obsessão (Stephen King)

sexta-feira, 13 de junho de 2014



E nada mais justo do que uma resenha do nosso mestre, Stephen King, nesta Sexta-feira 13!!! 





Título: Misery - Louca Obsessão
Autor: Stephen King
Edição: 1
Editora: Suma das Letras
ISBN: 9788581052144
Ano: 2014
Páginas: 326
Tradutor: Elton Mesquita

Sinopse: Paul Sheldon descobriu três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após emergir da nuvem escura. A primeira foi que Annie Wilkes tinha bastante analgésico. A segunda, que ela era viciada em analgésicos. A terceira foi que Annie Wilkes era perigosamente louca.Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegará ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, em “Misery - Louca Obsessão”, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo.
 


Que Stephen King entrou para o hall da fama dentre os maiores escritores de suspense/terror de todos os tempos isso nós já sabemos há décadas. Com mais de 40 títulos escritos e 350 milhões de livros vendidos espalhados pelos 40 países para qual suas obras foram traduzidas, King é um fenômeno na arte de escrever histórias que cativam o público não apenas pelo medo que elas passam, mas também pela humanidade com que ele descreve os personagens de suas obras, tornando-os passíveis a experiências que quaisquer um de nós poderia enfrentar. E, dentre essa gama de livros mais realistas citamos Misery - Louca Obsessão (Misery no original), publicação recente da Editora Suma de Letras de um clássico escrito em 1987.



Originalmente, Misery chegou ao Brasil sob o título de Angústia na década de 80, sendo publicado pela extinta Editora Franscisco Alves através do selo Mestre do Horror e da Fantasia. Ainda, Misery ganhou sua versão cinematográfica na década de 90 sob o título de Louca Obsessão. Nesse tão instigante livro somos apresentados à decadente situação de Paul Sheldon, um renomado escritor pop que acabara de sofrer um acidente de carro durante uma tempestade de neve. Misteriosamente,  ele acorda sobre a cama de hóspedes da casa de Anne Wilkes, uma estranha mulher que se diz fã número um da mais popular série escrita por ele. E, para completar, suas pernas foram estraçalhadas por conta do acidente, fazendo-o conviver com dores insuportáveis. 


Mas os problemas do escritor começam quando, bisbilhotando por suas coisas, Anne Wilkes encontra o manuscrito de seu novo livro que, segundo ele, seria um marco para sua carreira pois ele estaria deixando de lado a série de romances de época que contavam a história da heroína Misery e embarcando em novos horizontes. O problema é que Anne é desajustadamente fã da série e passa a torturar Sheldon para que ele, primeiro destrua seu manuscrito e, segundo, passe a escrever uma continuação para a saga de sua heroína. As torturas de Anne Wilkes aplicadas a Sheldon são as mais variadas possíveis, desde fazê-lo beber a água suja com a qual ela limpara o quarto de Paul a cutucá-lo com agulhas e até mesmo com o uso de um machado. 




Em um dado momento da história a solidão o faz criar um novo vilão. Além das torturas físicas causadas por Wilkes, Paul Sheldon acaba tendo que lidar com as indagações de uma velha máquina de escrever sobre seus bloqueios criativos ou de suas atitudes naquela situação em que se ele se encontrava. Aliás, o livro é cheio de metáforas criadas por Sheldon para algumas situações referentes aos seus medos e a dor que sente em suas pernas e seu vício adquirido por analgésicos.

Misery - Louca Obsessão foi o título mais rápido escrito por King, tendo sido escrito em apenas um mês. Embora seja um livro com mais de 300 páginas, sua leitura é bastante rápida, e a própria curiosidade em saber como Paul Sheldon conseguirá se ver livre de sua carceireira ajuda bastante a manter o ritmo. Ainda, há que se destacar o belíssimo trabalho que a editora Suma de Letras vem tendo para com as obras do autor, apresentando excelentes capas, traduções e diagramações.



E vocês, leram esse ou algum outro livro de Stephen King? O que acharam? Deixem suas respostas nos comentários!

Grande abraço e até a próxima!
 


Resenhado por Fabrício Machado

21 Comentários:

Isabela Kröning disse...

Geeeente, eu vi esse filme quando era criança, é muuuuito bom! Sou louca pra ler Stephen King, nunca tive oportunidade de ler nada. E por via de regra, o livro é quase sempre melhor que o filme, né? Ótima resenha :)

mirelle soares gomes disse...

Ooi tudo bom???
Ainda não li nada do autor. Gostei da resenha mais acho que não leria, não gosto desse gênero mi da medo :D
Evito todo o tipo de filme, livro... enfim qual quer coisa que tem a palavra terror no meio.

aninha disse...

não sou uma grande fã de Stephen King, não faz muito meu estilo de leitura, mas claro que conheço algumas de suas obras. assisti Louca Obsessão e passei noites sem dormir lembrando do que essa doida fazia com o coitado do Sheldon. =/// sempre achei que King tem uma mente pertubada e genial, o que ele faz, com detalhes e com situações inusitadas, impressionam mesmo. ponto pra editora que tem todo esse capricho que a obra merece.

Leticia disse...

Nossa quero muito ler este livro. Parece ser ótimo.
Só vejo elogios dele, que bom que gostou também.
Essa mulher deve ser muito louca meu..rs

livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

Luana Souza disse...

Ainda não li nada do autor mas pretendo fazer isso logo pq toda resenha de Misery só me deixa mais curiosa. Adorei a resenha :3

Fabricio Machado disse...

Oi Isabela, obrigado pelo comentário! Em geral os filmes o são melhores que os livros, e esse não é diferente. O livro consegue ser ainda melhor!!! Vale a pena conferir!!!


Abraço


Fabricio

Fabricio Machado disse...

Oi Mirelle!


hahahahahahahahahaha Stephen King é um grande autor, mas tem sim um lado mais "terror". Se quiser tentar conhecer o autor, procure a saga Torre Negra, é mais ação que terror, e é bem legal. ^^


Depois volte aqui dizendo se gostou, ok?


Abraço


Fabricio

Fabricio Machado disse...

Oi Aninha, obrigado pelo comentário!
Hahahahahahaaha sim, Stephen King tem um jeitão de psicopata. Mas é um grande escritor. O livro realmente é muito bonito, mérito da Suma das Letras.


Abraço!


Fabricio

Fabricio Machado disse...

Oi Letícia, tudo bem? Obrigado pelo comentário!
Sim, Misery - Louca Obsessão é ótimo, minha mãe o leu em dois dias o.O
Anne Wilkes é uma perturbada, pobre do Paul Sheldon hahahahahaha
Quando ler não esqueça de voltar aqui e nos dizer se gostou ou não, ok?


Abraço


Fabricio

Fabricio Machado disse...

Oi Luana, obrigado pelo comentário!


Bom, sou muito fã do Stephen King, e eu te indico esse como uma introdução às suas obras. É um grande autor que te prende do início ao fim do livro. Você lê 300 páginas rapidinho!


Abraço


Fabricio

Tamiris Leitão disse...

GENTE QUE GIFS HORRÍVEIS !!! ESSE PÉ QUEBRANDO AINDA TÁ NA MINHA MENTE! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Essa mulher é perturbada!
EU QUERO LER, EU QUERO EU QUERO ! Adoro livros desse gênero, e escrito por King me deixa com muita vontade.
Enfim, adorei a resenha Fabricio...
beijos

Oliveira disse...

Essa carcereira é cruel eim? Não lembro de ter assistido o filme, quando adolescente amava filmes de terror, acho que assisti tanto que hoje passo longe. Mas, até hoje só li um livro do Stephen King e a escrita e os personagens, história, tudo perfeito.

Wal Bandeira disse...

Eu li o livro bem mais antigo que este rs, e tinha gostado, dai vi o filme também na minha adolescencia e amei, tem diferenças nos dois mas achei que foi uma boa adaptação no cinema.
Ainda não tenho esta nova publicação mas pretendo comprar, beijos.

Manu Hitz disse...

Quando comecei a ler o post lembrei logo desse filme!!! Que surpresa saber que linkei de forma correta, hahaha! Como nunca li Stephen King - o filme já me aterrorizou o suficiente pra saber que não lerei este livro, em especial -, fico encantada com o que vc falou sobre o uso de metáforas e a forte tensão psicológica criada nessa trama.
Não será este, sou fraca demais pra encarar, mas já tenho outros mais leves do mestre aqui na minha lista de futuras aquisições.

Nardonio Alves disse...

O Stephen King é um mestre mesmo. Confesso que não sabia que esse livro já tinha sido lançado e que esse filme era uma adaptação dele. A história é muito interessante. Fiquei pensando o quanto Sheldon sofreu nas garras dessa louca. O Stephen tem um talento incrível pra criar personagens perturbadas como essas.

@_Dom_Dom

Érika Rufo disse...

Eu amo Stephen King!! Tenho um carinho todo especial por ele, pois foram seus livros que encheram meu primeiro cartãozinho da biblioteca! Já vi o filme e posso dizer que o livro é muito melhor que ele.Adorei a capa, bem mais bonita que a edição antiga.


Beijos!!

Douglas Fernandes disse...

Adoro Stephen King, estou lendo atualmente o livro A dança da morte, ele é meio grandinho sao 1248 páginas, me arrisquei mas ja passei da metade do livro, os livros dele são muito phoda.
outros livros dele que ja li foi Zona morta, O iluminado e Sob a redoma.

Dud's Santos disse...

Muita gente já leu os livros do Stephen,
mais até hoje eu nunca li nenhum. Não que eu não goste do autor, mas é que
nunca tive a oportunidade.

Anne Viana disse...

Preciso ler esse livro e ver o filme..adorooo essa atriz!!!!!!

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/livroaoavesso

Jéssica Maria disse...

Adoro os livros do Stephen King, mas odeio os finais, pelo menos os que li até hj o final, não vou dizer que me decepcionaram, mas me deixaram cheia de dúvidas, por exemplo, o livro Sob A Redoma, sem spoilers, no final acho que deveria ter explicado como a imprensa e o governo reagiram, quando revelaram(Se revelaram, tbm não falaram nada no livro ) o motivo pelo qual a redoma estava lá . #SóAcho

Rafa Filth Michalski disse...

Olá tudo bem?

O site Biblioteca do Terror em parceria com o vlog Ler Vicia está lançando um desafio literário de halloween, no qual os participantes são desafiados a ler cinco livros de terror á sua escolha seguindo algumas regras. Se puder participar eu ficaria muito feliz :)

http://bibliotecadoterror.blogspot.com.br/2014/09/desafio-halloween-literario.html

Abraços e obrigado.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D