Resenha Premiada: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo (Benjamin Alire Sáenz)

terça-feira, 22 de julho de 2014



Título: Aristóteles e Dante Descobre os Segredos do Universo
Autor:Benjamin Alire Sáenz
Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765350
Ano: 2014
Páginas: 392
Tradutor: Clemente Pereira

Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.



            Aristóteles e Dante Descobre os Segredos do Universo foi escrito por Benjamim Alire Sáenz e publicado no Brasil pela Editora Seguinte.

            Aristóteles é um garoto de quinze anos mexicano, introvertido e que não sabe nadar. Dante é um mexicano, que não se sente mexicano, extrovertido, apreciador de arte e que sabe nadar. Eles são opostos, Ari tem irmãos, Dante não. A mãe de Ari é professora, a de Dante? Psicóloga. O pai de Ari é carteiro e lutou na guerra, o pai de Dante é professor universitário e a única guerra que lutou é com seus livros. Eles são opostos, mas tem algo em comum, ambos não tem amigos e é assim que eles se tornam um o melhor amigo do outro. Eles passam um verão juntos e se tornam inseparáveis, eles estão crescendo e se descobrindo e no meio disso tudo, eles resolvem descobrir os segredos do universo.

            A narrativa é em primeira pessoa, Aristóteles conta essa história sobre sua perspectiva, seus medos, seus sonhos, seus silêncios, tudo que ele sente, nós temos acesso e eu digo que não é uma jornada fácil, é um livro muito emocional e uma história linda de amor e amizade.

            Aristóteles tem um senso de auto depreciação enorme, ele não se acha digno de amor e antes de Dante entrar em sua vida ele era avesso a toques. Ele e os pais mantinham uma relação distante, ele e o pai são adeptos do silêncio. Ari vivia sempre triste e por vezes eram sentimentos demais para conter. Já Dante era o oposto, ele era sempre aberto, sempre amistoso, cheio de abraços e beijos com seus pais, ele sempre tinha uma resposta engraçadinha para dar. O mais importante era que Dante conseguia ver Aristóteles como ninguém mais no mundo, ele conseguia ver Ari melhor que ele mesmo, ele conhecia o coração do amigo. Quando no fim do verão eles se separam, pois Dante passaria o próximo ano escolar em Chicago, Aristóteles se torna cada vez mais introspectivo, enquanto Dante vive uma jornada de autodescoberta.

            Eu talvez não consiga falar bem dos meus sentimentos ao ler esse livro, mas sabe quando você termina uma narrativa e de repente vê vários de seus amigos ali?  Eu tive essa sensação, nessa jornada de Ari e Dante eu vi muitos amigos, eu vi muitos de meus alunos, esse não é um livro apenas sobre amizade, é um livro sobre as descobertas do amor, do amor de família, do amor de amigos, do amor de irmão e sim do amor romântico que muitos passam a vida inteira procurando. Aristóteles e Dante descobrem sim os segredos do universo deles, eles descobrem que são amados, que amam e que tem um lugar no mundo onde são aceitos, onde não são desajustados, onde os silêncios e as palavras andam juntos.

            A capa desse livro é maravilhosa, linda em tons de azul, com as letras prata e esse carro é muito significativo para a história. A diagramação também está muito caprichada. Enfim é uma leitura que eu já saí recomendando mesmo antes de escrever essa resenha.


SORTEIO



O feed your head decidiu sortear a prova do livro. Como assim a prova? É gente, aquela versão não revisada que a editora envia para alguns blogueiros. É igualzinha ao livro só que não tem orelhas e pode conter alguns errinhos, mas geralmente é a mesma coisa. Seguem algumas fotos que eu tirei do livro. Quem quiser ver maior é só clicar na foto para ampliá-la. 




24 Comentários:

Nathalia Simião disse...

Adoro livros assim, onde você consegue sentir o que o personagem sente. Não li esse ainda mas quero muito ler. Infelizmente acho que eu me identificaria com o Ari, nessa coisa de auto depreciação; tive uma fase em minha vida onde achava que eu não era boa em nada nem pra ninguém. Isso me faz querer conhecer o Ari ainda mais e claro, conhecer o Dante que conseguiu ultrapassar o muro que Ari coloca ao seu redor. E concordo contigo, essa capa é linda, me apaixonei por ela quando vi a primeira vez. Parabéns por sua resenha e pela iniciativa de fazer esse sorteio. bjs

Anne Viana disse...

Nunca tinha parado pra ler a sinopse e de inicio nem tinha me interessado muito mas depois de conhecer um pouquinho de Ari e Dante fiquei bem curiosa pra saber mais sobre a amizade desses dois..e a capa é realmente linda!

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

Vanessa Riper disse...

Oi Priscila!
A capa é mesmo linda e o titulo do livro despertou muito a minha curiosidade para saber do que a história se trata. E gostei bastante! Adoro histórias assim, de amizades verdadeiras! Espero poder ler em breve!

Ileana Dafne Pereira da Silva disse...

Nossa, quando vi o nome juro que não me interessei e nem li a sinopse. Não sabia o que estava perdendo... Adorei a forma como descrevestes o livro e seus personagens, como eles se desenvolve e me encantou e entusiasmou para ler!! Com certeza ele entra para minha lista de leitura. Muito obrigada =D

Michele Lopez disse...

Gostei bastante do enredo do livro. Ainda não li nada parecido, então isso aumentou meu interesse por ler o livro. Não conhecia o livro nem o autor, mas parece ser uma história bem surpreendente e agradável de ler. Quero muito conhecer esse trabalho do autor.

Leila Oliveira disse...

Depois dessa resenha, mais um que entra pra minha lista de desejados...
Bjs!!!

Wal Bandeira disse...

Eu acho linda a capa deste livro e enorme o nome rs. O livro parece ser muito bom, eu não tinha olhado muito para ele, mas depois de sua perspectiva eu quero le lo, dois jovens descobrindo a vida,
espero que tenho um final bom e que não tenha ficado nada em aberto..para o leitor imaginar..dettesto quando isso acontece, pretendo ler,
beijos.

Rosacarla Madeira Franco disse...

Quando vi este livro pensei logo que seria tipo Quando Nietche Chorou, mas não a ideia é até a mesma de unir pessoas que em vida não tiveram esta possibilidade por serem de épocas diferentes. Só sei que comprei o livro, li e ameeeeeeeeeeeeeei, super recomendo a leitura

vivianny santos disse...

Quero muito ganhar o livro, Aristóteles e Dante Descobre os Segredos do Universo,
pois parece ter um conteúdo interessante e que cativa o leito. E como todos os
livros da Editora Seguinte, possui
um belo designer nas capas e uma boa escrita.

PS: Parabéns pela resenha bem elaborada.

Tamiris Leitão disse...

Que história baby.
Adoro livros onde um personagem tem algo a ensinar para o outro. Acho que além de Dante e Aristóteles ensinarem coisas um ao outro, eles nos ensinará bastante, como ensinou a você. E eu espero sempre isso: O que o personagem irá me ensinar? O que ele vai trazer pra mim? Por isso fiquei ansiosa para ler essa obra, porque sinto que eles tem algo a me ensinar.

Gislaine Silva disse...

Gostei muito da sinopse desse livro e não vejo a hora de ler. Está na minha lista a um tempinho e lendo sua resenha fiquei com vontade de lê-lo agora. Vou terminar esse que estou lendo e começar esse em breve. Tomara que eu goste.

aninha disse...

me deu saudade de um grupo de amigos da época do colégio rs. acho que vc passou a essência que é um livro desse carregado de uma história tão marcante.o autor soube conduzir bem personagens apesar de muito diferentes acabam se completando nessa jornada de descobertas. a capa é um show, simples e passa uma melancolia. já queria lê-lo, agora tenho certeza que vou com certeza!

Vitória Rodrigues disse...

Quando procurei pra saber do livro, fui mais porque vi Aristoteles e Dante e já fiquei "gente, como assim?", só que não era nada do que eu esperava. Ainda assim, pela sua resenha, fiquei bastante curiosa e, oxe, mais um livro para por na minha lista de desejados :P

Abraços,

Cabeças de Vento

Gizeli Meister disse...

Quero muito ler esse livro!!!! Amooo livros que mostram a amizade... Me toca a alma!!! Com certeza leitura obrigatória pra mim!!! Já está na minha lista de Desejados *-*

Tânia Regina disse...

Parece uma história de infância bem comum, como a de qualquer um de nós. Acho que vai ser uma gracinha o livro. Vou conferir é claro. Valeu!

Douglas Fernandes disse...

Realmente a capa é linda mesmo *-*
eu ja vi algumas resenhas desse livro e todas bem positivas, to muito curioso pra ler, a historia parece ser linda

Nardonio Alves disse...

Até agora só tenho lido resenhas positivas em relação a esse livro. Me amarro em histórias em que vemos as jornadas de auto-conhecimento e amadurecimento das personagens. Ari e Dante me parecem ser uma dupla e tanto. Acho que o autor acertou em cheio e conseguiu extrair tudo o que essa trama poderia oferecer. Quero muito ler em breve.


@_Dom_Dom

ana caroline bastos disse...

No começo quando lançaram esse livro eu não gostei muito por achar ser de pessoas antigas da história, mas depois de inúmeros elogios resolvi ler a sinopse e é nada a ver com o que eu achava, muito interessante falar dobre homossexualismo que é um tabu, amei a capa.

Sueli Cobbos disse...

Pela resenha é um livro que fala de amizade entre duas pessoas diferentes em vários sentidos. Vou gostar muito de ler e descobrir realmente o que pensa cada um deles. Vou amar ganhar uma prova de um livro.

Thais Freitas disse...

"Aristóteles e Dante descobrem sim os segredos do universo deles, eles descobrem que são amados, que amam e que tem um lugar no mundo onde são aceitos, onde não são desajustados, onde os silêncios e as palavras andam juntos."
THIS ⇑
Essa frase me ganhou! xD Já li algumas resenhas do livro, mas a sua resenha foi a que melhor explicou a questão de "descobrir os segredos do universo". A capa do livro é linda, e depois de ler a sinopse fiquei cheia de ansiedade para lê-lo. Parece um livro que conta as descobertas adolescentes de uma forma sincera e delicada, meus preferidos.

Tamires Tiburcio disse...

Já tinha lido a sinopse e o lançamento pelas redes sociais e tinha adorado!
Amei a resenha, tem tudo para ser uma leitura muito boa :)
Acho que adoraria ler, principalmente sobre o Ari, deve ser uma personagem maravilhosa assim como o Dante!
beijos

Katia Costa Schwanke (katiaeli disse...

È um livro bonito, que fala de uma grande amizade, onde um tem muito a ensinar ao outro, onde um completa o outro.

Aline Ramos Costa disse...

Oi Pri, tudo bom?? Não tinha muitas expectativas, sobr esse livro. Mas,aíminha amiga comprou esse livro me emprestou dizendo que eu ia gostar, achei que seria apenas um livro infanto-juvenil e nada mais. Como estava enganada, foi uma surpresa maravilhosa ler ese livro. É um livro sensacional,lindo..me emocionei muitoo, realmente é cativante...vale a pena ler...
Parabéns pela resenha..ficou ótima.

bjs

Larissa Leal disse...

Vendo a capa do livro, nunca imaginei que seria assim, uma história de amizade, algo tão profundo e emocionante. Amo livros de amor, de amizade, que mostram a personalidade de cada um, seus sentimentos, emoções. Esse parece lindo, eu simplesmente amei a história, a resenha está linda, a sinopse por si só já chama a atenção também, é muito bom ler resenhas assim, adorei mesmo ;D :*

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D