Resenha: Círculo (Mats Strandberg) Trilogia Engelsfors #01

segunda-feira, 14 de julho de 2014




Título: Círculo
Autor: Mats Strandberg
Edição: 1
Editora: Intrinseca
ISBN: 9788580574296
Ano: 2014
Páginas: 413
Sinopse: Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos. Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver. Juntas, formam um círculo poderoso, capaz de impedir uma profecia que anuncia o fim do mundo. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola.

Bom para começar o livro tem o primeiro capítulo tenso. Bem maligno. Aí pensei: O livro não pode manter um suspense desse nível, já que para mim toda a cota tinha sido usada nas primeiras páginas. Me enganei. Após uma tomada de fôlego onde os personagens são apresentados, seis meninas totalmente diferentes, Minoo, Línnéa, Ana Karin, Ida, Vanessa e Rebecca, que por algum motivo são escolhidas para barrar um grande mal que está chegando. 

Logo após o evento do primeiro capítulo nossas personagens começam a sentir que possuem algum poder sobrenatural, até que em uma noite onde mesmo contra a vontade, elas caminham até o parque abandonado da cidade e daí descobrem que foram escolhidas. 

Se você espera mistério o livro possui até demais. Quando achei que o vilão era determinado personagem vem a narração e nos surpreende e isso aconteceu várias vezes. O livro aborda diversos temas da adolescência e sem aquela coisinha bobinha juvenil. As personagens se drogam, fazem sexo e falam palavrão na maior naturalidade. Claro que isso não é abordado tão a fundo, mesmo porque a idade do público alvo não permite.

O único defeito que encontrei nesse livro foi que como ele foi pensado para ser em série o primeiro deixa muitos pontos abertos. Não somos esclarecidos de qual é o mal que as escolhidas tem que combater, do que se trata esse Conselho que regula as bruxarias e qual será o vilão verdadeiro. Já que no final descobrimos que quem pensávamos que era o vilão não passava de um fantoche nas mão de demônios.

O enredo já vai ser adaptado para o cinema com o roteiro dos próprios autores. Espero que por ser deles o filme não fuja tanto da história. O livro é muito bom espero que a continuação faça jus ao primeiro. 

6 Comentários:

Tamiris Leitão disse...

Achei a história bastante interessante, acho que vai agradar a muita gente, assim como me agradou. Sempre vejo esse livro, mas nunca tinha visto uma resenha sobre ele, então ficava com o pé atrás pra comprar, acho que vou fazer isso em breve.


Adorei, adoro livros que tem aventura nele inteiro!!! Parece que seu coração é sentido o livro todo. lkkkk

Gislaine Silva disse...

Já tinha ouvido falar desse livro e confesso que não fiquei curiosa , mas lendo sua resenha percebi que gostaria de ler. Assim que der vou lê-lo e tomara que eu goste.

Michele Lopez disse...

Gostei bastante da resenha e ainda não li o livro, mas pretendo lê-lo logo. O suspense parece prender o leitor e a leitura deve ser muito rápida. Gosto de livros assim e com bruxas e mistérios!

Nardonio Alves disse...

Muito legal quando os autores conseguem manter um bom desenvolvimento desde as primeiras páginas do livro. Me parece que não houve nenhum momento de marasmo nele. Outra coisa que gosto é quando os autores vão colocando reviravoltas interessantes, que vão nos deixando cada vez mais surpreendidos. Espero ter a oportunidade de ler em breve.


@_Dom_Dom

Douglas Fernandes disse...

Eu já tinha visto esse livro mas nao sabia que tinha tanto misterio assim, ja marquei como desejado aqui *-*
tomara que o filme seja bom né, já tem mais ou menos a data do lançamento?

aninha disse...

salvo as comparações, esse livro me lembrou um pouco Hell Hex. a história é interessante e sempre vejo um certo charme qdo o assunto é bruxaria, mas eu não o leria agora. o enredo não funcionaria pra mim, talvez pq esteja lendo outro gênero agora. legal que vai ser adaptado, tomara que seja algo que valha a pena, pq as últimas adaptações n~]ao foram muito felizes. bj!

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D