Resenha Dupla: Lições de Amor e A Garota Certa (Ali Cronin) Garota < 3 Garoto #04 e #05

segunda-feira, 21 de julho de 2014



Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765213
Ano: 2013
Páginas: 296
Tradutor: Rita Sussekind
Sinopse - Lições de amor - Garota <3 -="" 04="" ali="" cronin="" div="" garoto="" livro="">
Donna sempre sonhou em ser atriz. Mas entre ela e seu sonho há um “pequeno” obstáculo: as provas finais de inglês. Para ser aceita em qualquer faculdade de teatro, ela precisa tirar uma boa nota nessa matéria, mas ao que tudo indica será reprovada. Afinal, como a garota conseguirá fazer um trabalho de três mil palavras sobre Romeu e Julieta se mal consegue acompanhar as lições? Assim, incentivada (para não dizer forçada) por seu pai e Barbie, a namorada mais nova e controladora que ele arrumou, Donna vai atrás de um professor particular. Por um anúncio na biblioteca, ela descobre Will, um universitário que ensina inglês para ganhar um dinheiro extra.
Desde a primeira aula, Will percebe o potencial de Donna e a ajuda a enxergar a peça de Shakespeare sob uma nova luz. Mas o clima de romance não fica só nas frases escritas há mais de quatrocentos anos: Will é lindo, fofo, inteligente… e parece ter a mesma opinião sobre Donna. O único problema é que esse sentimento reabre cicatrizes profundas no coração dela.
Desde que viveu uma experiência amorosa horrível, seu lema passou a ser “não deixe que se aproximem e nunca poderão machucá-la”. Agora ela precisa decidir se irá se proteger - evitando que Will chegue perto demais - ou se colocará tudo em risco e abrirá de vez seu coração, para finalmente viver uma história de amor.

Lições de Amor é o quarto volume da série Garota < 3 Garoto, de autoria de Ali Cronin. Para ler as resenhas dos livros anteriores da série, sem spoilers, clique nos links abaixo:

1- Nada é para sempre;
2- Dizem por aí;
3- Três é demais;
4- Lições de Amor;
5- A Garota Certa;
6- Eu e Você.

Para quem ainda não conhece essa série, ela narra o último ano escolar de uma turma de sete amigos: Donna, Cass, Ashley, Jack, Rich, Ollie e Sarah. Este livro conta a história de Donna

Donna é a artista da turma. Ela quer ser atriz e por isso está sempre atuando nas peças da escola. Donna é uma personagem que sempre ficou mais apagadinha nos outros livros, não sabíamos muita coisa sobre ela. Aqui nós vamos poder conhecer um pouquinho mais da história dela e dos conflitos que a cercam.

Donna mora com o pai que acabou de arrumar uma nova namorada. A mãe da menina casou-se novamente. A garota morre de ciúmes do pai e a nova namorada mandona é uma pedra em seu sapato. O pai de Donna decide que ela tem que ter aulas particulares de inglês pois corre o risco de não ser aceita em uma boa faculdade de teatro caso não tire uma nota boa. Donna vai atrás de professor particular e assim conhece Will, um universitário que dá aulas para descolar um extra. 

De cara os dois se dão super bem, Will tem um jeito todo especial e encantador de falar de literatura e em meio a muito Shakespeare vai começar a rolar um clima de paquera entre os dois. O problema é que Donna teve o coração partido e morre de medo de deixar alguém se aproximar dela, com medo de sofrer novamente. Ela tem uma baixa autoestima e é basicamente sobre isso a história de Lições de Amor.

Donna se considera a menos inteligente da turma. Fora dos palcos ela acha que não é capaz de mais nada. Seus amigos tentam fazê-la ver o contrário mas ela está sempre se comparando a Cass, que é considerada a nerd da turma. Ela é muito fechada e não conta suas ansiedades nem para Ashley (s2) sua melhor amiga. Donna é uma ótima atriz, mas será que ela vai conseguir manter essa fachada de 'garota sem problemas' por muito tempo? 

Bem, Lições de Amor foi muito melhor que Três é demais, Cass não é minha personagem preferida, apesar de eu ter conseguido entendê-la melhor. O que eu quero dizer que é Lições de Amor até agora foi o livro mais light de todos. O livro tem cenas bem engraçadas e que mostra realmente que os dramas aqui vividos são por adolescentes em período de descobertas. 

Donna também não se tornou minha personagem preferida, que ainda é Ashley desde o começo, e achei ela bem sem graça e meio chatinha. Não sei, meio que ela nem fede nem cheira. O livro é bacana, como todos os outros da série, recomendo principalmente para o público adolescente que está descobrindo a sexualidade, pois sexo, drogas, insegurança, amizade, etc., são temas bem recorrentes e os diálogos não são forçados e nem as situações, pelo contrário são 100% plausíveis. 

O próximo livro da série é A Garota Certa e você pode conferir a resenha abaixo!!!

Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765336
Ano: 2014
Páginas: 296
Tradutor: Rita Sussekind
Sinopse - A Garota Certa - Garota <3 -="" 05="" ali="" cronin="" div="" garoto="" livro="">
Para Ollie, sexo sempre foi sinônimo de diversão, e namorar sério era algo assustador. Durante muito tempo seu estilo de vida funcionou, mas aos poucos começou a sentir um vazio cada vez maior - e nem imaginava que a solução estava bem ao seu lado. Desde o jardim de infância, Sarah era sua melhor amiga. Depois que ela sofreu sua primeira grande decepção amorosa, eles ficaram ainda mais próximos, e a turma inteira percebia que estava rolando um clima...Só faltava admitir. Mas manter um relacionamento para valer significaria compartilhar as aflições que Ollie estava acostumado a guardar a sete chaves. Suas angústias iam desde as mudanças de humor repentinas da mãe, que passava da depressão ao êxtase num piscar de olhos, até o descaso completo do pai. Isso sem falar em um problema de saúde que ele escondia até dos melhores amigos...Ollie precisava descobrir um jeito de enfrentar essa situação sem magoar a si mesmo - e sem machucar a garota com quem mais se importava. 'A garota certa' é o quinto volume de 'garota 

A garota certa é o quinto volume da série Garota < 3 Garoto, de autoria de Ali Cronin. Para ler as resenhas dos livros anteriores da série, sem spoilers, clique nos links abaixo:

4- Lições de Amor;
5- A Garota Certa;
6- Eu e Você.

Para quem ainda não conhece essa série, ela narra o último ano escolar de uma turma de sete amigos: Donna, Cass, Ashley, Jack, Rich, Ollie e Sarah. Este livro conta a história de Ollie. 

Ollie é o garanhão da turma. Ele pega geral e não tá nem aí. Nunca fica com uma só garota, mas desde o primeiro livro sabemos que ele tem uma queda por sua melhor amiga, Sarah. É, a Sarah do primeiro livro. Não lembra dela? Clica no primeiro link da lista acima e relembre um pouco da personagem. Ollie é louco por Sarah mas ele sabe que um namoro sério traz junto alguns problemas que ele ainda não sabe se está pronto para lidar no momento.

Os últimos três livros da série abordaram muitas questões de escolhas de carreiras, futuro e etc. Este livro não é muito voltado para isso. A garota certa aborda em quase toda a sua totalidade o drama familiar vivido por Oliver, ou Ollie. O garoto tem sérios problemas em casa e ninguém nem desconfia disso, todos acham que ele tem a vida perfeita. 

A mãe de Ollie é bipolar e o pai dele é mulherengo e não dá atenção nenhuma à família, dessa forma Oliver tomou para si a responsabilidade de tomar conta de sua mãe que vai da alegria extrema à depressão profunda em questão de minutos. E ainda há um agravante, Ollie tem um problema de saúde que prefere deixar pra lá, ninguém sabe disso, nem sua melhor amiga Sarah. 

Não posso falar muito mais do enredo porque é spoiler demais. Quem acompanha a série pode até achar que Ollie faz muito mimimi e que ele é mais dramático do que todas as meninas, por isso o livro tem um ar de drama super exagerado, mas gente, só quem convive com uma pessoa bipolar pode saber como é difícil. Não achei que ele fez mimimi demais, adorei o livro narrado por ele e até agora este é meu segundo livro favorito da série, perdendo apenas para Dizem por aí, que é o livro da Ashley, minha personagem favorita.

Com descrições das cenas quentes bem mais intensas, Ali Cronin acertou a mão no livro de Ollie, mas acho que ela esqueceu um pouco de seus outros personagens, pois senti diferenças drásticas no comportamento de alguns deles que não foram bem explicadas, principalmente de personagens que já conhecemos a fundo por terem seus próprios livros. Espero que ela conserte isso no próximo livro. Eu achei que traria a história de Jack, mas a autora fechará a série novamente com Sarah. Será que a Sarah deixou de ser aquela bobinha do primeiro livro? Só lendo para saber. O livro acabou de ser lançado aqui no Brasil e vocês poderão ler a resenha em breve aqui no blog.

Continuo super recomendando a série, que é uma das melhores séries teen que tenho lido ultimamente. Indico para adolescentes que estão em fase de conclusão do ensino médio e prestes a fazer as escolhas que a vida acadêmica exige, em período de descobertas sexuais, etc. Diálogos convincentes e personagens verossímeis fazem essa trama encantadora e impossível de largar.

As capas seguem os padrões das anteriores com uma textura aveludada, que eu adoro. Revisão e diagramação impecáveis. Não encontrei um errinho sequer, isso mostra o quão cuidadosa a editora é com suas publicações. A Editora Seguinte está de parabéns tanto pela qualidade dos livros, quanto pelo catálogo maravilhoso que só melhora a cada dia. 


6 Comentários:

aninha disse...

é muito legal acompanhar uma série assim, a gente vê as personalidades sendo formadas, a maturidade chegando nos personagens. a autora continua mostrando os dramas, os problemas, as alegrias e as descobertas que todo adolescente passa. ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da série, mas sempre acompanho as resenhas. quem sabe um dia eu tenha a oportunidade de lê-los =D

Michele Lopez disse...

Não conhecia a autora e nem seus livros!
Confesso que adorei a capa e nunca iria dizer que pelas capas e títulos que a trama seria dessa forma. Gostei bastante da resenha e vou procurar os livros da série para ler!

Tamiris Leitão disse...

Adoro livros adolescentes,me faz lembrar quando eu era uma. Sei lá, quando os meus maores problemas eram a minha paixão de escola, e as brigas com a minha mãe. Então possivelmente esse livro irá me lembrar vários momentos. Então, gostei demais mesmo.

Gislaine Silva disse...

Não conhecia essa série e confesso que não gostei muito da sinopse. Por isso não sei se leria.

Nardonio Alves disse...

Me parece que essa é uma das séries que abordam problemas adolescentes mais legais da atualidade. Além de nos apresentar amigos com personalidades completamente diferentes uns dos outros, ainda abordam temas polêmicos, mas de uma maneira bem sutil. E o melhor de tudo, as situações são bem palpáveis. Essa série deve ser recomendada mesmo.

@_Dom_Dom

Douglas Fernandes disse...

Essa parece ser uma ótima série, mas uma que ja quero ler, gosto desses livros adolescentes, e esse que mostra o ultimo ano da escola, o que vai querer fazer na faculdade, essas coisas me lembrando quando eu estudava e me bate aquela saudade... hahahahaha

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D