Resenha: Quando você a viu pela última vez? (Lemony Snicket) Só perguntas erradas #02

segunda-feira, 28 de julho de 2014


Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765220
Ano: 2013
Páginas: 272
Tradutor: André Czarnobai
Sinopse - Quando você a viu pela última vez? - Só Perguntas Erradas - Livro II - Lemony Snicket
Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete.
Será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto’s? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha?
Lemony Snicket contará novamente com a ajuda da jornalista-mirim Moxie Mallahan e dos irmãos taxistas Juca e Chico. Mas será que ele desvendará esse mistério? Ou só fará as perguntas erradas mais uma vez?

Quando você a viu pela última vez? é o segundo volume da nova série escrita por Lemony Snicket/Daniel Handler, autor de as Desventuras em Série. Para ler a resenha livre de spoilers do primeiro livro, Quem poderia ser a uma hora dessas? clique AQUI.


Para quem não conhece a série, vou dar um breve resumo. Lemony Snicket faz parte de uma organização super secreta e foi designado, junto com sua tutora, S. Theodora Markson, para desvendar os mistérios que rondam a decadente cidade de Manchado-Pelo-Mar. O nome da cidade é referência à sua antiga fonte de rendas, a tinta dos polvos, só que o mar foi drenado e por isso não há mais polvos, e consequentemente, não há mais tinta. Restam apenas alguns poucos moradores e comércios na cidade. 

Este volume inicia-se bem onde o outro terminou e as coisas estão intrinsecamente interligadas, sendo assim impossível ler este livro sem ter antes lido o primeiro. Snicket agora terá que desvendar o desaparecimento de Cleo Knight, a química da cidade. Apesar de S. Theodora querer dar o caso por encerrado dizendo que Cleo fugiu com o circo, Lemony não está convencido de que a Srta. Knight simplesmente foi embora, ele acha que ela foi sequestrada. E então, com a ajuda de alguns amigos, como a aspirante a jornalista Moxie e dos irmãos taxistas Juca e Chico, o jovem detetive irá investigar o desaparecimento da moça. 

Ah gente, o que falar de Lemony Snicket/Daniel Handler? Eu sempre digo que ele é um autor do tipo que ou você ama ou você odeia. Sem meio termo. Handler incorpora o personagem Lemony Snicket e com maestria e genialidade consegue prender o leitor desde a primeira página. O humor dele é bem peculiar, é fato de que nem todo mundo gosta, vide Desventuras em série. Ele continua deixando muitas pontas soltas e não respondendo a todas as perguntas as quais estávamos arrancando os cabelos para descobrir. Mas ele responde a algumas sim, como quem era a misteriosa pessoa com quem Lemony Snicket trocava mensagens pelo sistema da biblioteca. 

Os livros de Lemony/Daniel são muito subjetivos, ele deixa muita coisa a cargo da imaginação e interpretação do leitor, mas é preciso estar atento e não viajar demais na maionese, porque muitas vezes o que ele diz é exatamente o que ele quer dizer, e como já sabemos que ele tem costume de criar coisas mirabolantes, achamos que tudo é uma super teoria maluca. 

Recomendo a série tanto para os fãs do autor como para pessoas de qualquer idade. O autor sabe como fazer um mistério para deixar a gente de cabelo em pé. O melhor de tudo é que a Seguinte está trazendo as traduções bem rapidinho pra gente e com uma qualidade sem igual. A capa segue o mesmo estilo da primeira, e são iguais às originais, sendo apenas adaptada para o português. Revisão e diagramação impecáveis. E não podemos esquecer as ilustrações do Seth que nos fazem imaginar o que está acontecendo nas cenas que ele retrata. O próximo livro da série se chama originalmente Shouldn’t You Be in School? traduzindo livremente ficaria Você não deveria estar na escola? Pelo que eu andei pesquisando, entre esse livro e o terceiro podemos esperar dois contos, ou dois arquivos. 

6 Comentários:

Gislaine Silva disse...

Não li nada dessa série ainda, mas pretendo. Gosto muito de livros assim e acho que iria gostar muito da série.

Douglas Fernandes disse...

Tenho aqui o primeiro livro dessa série, mas ainda nao li... =/
mas eu pretendo começar logo, parece bem legal *-*

aninha disse...

a autor segue a linha mistério, um certo suspense e que mexe com a imaginação do leitor, é um risco que o autor corre em deixar tantas coisas em aberto e só respondendo a algumas mas as vezes no livro faz sentido. eu gosto da capa, aliás eu gosto das capas dessa série, é uma coisa meio noir com desenhos rs. aparecendo oportunidade eu com certeza vou conhecer as aventuras de Lemony Snicket =)

Tamiris Leitão disse...

/eu ainda não li nenhuma obra dele, o que me deixa mais curiosa. Adoro mistérios, e se for deixar pela minha imaginação, ficaria ótimo. kkkkkk
Achei bem lindo essa capa.

Michele Lopez disse...

Também não li nada dessa série. Ela parece ser interessante, mas não chamou minha atenção a ponto de que eu queira ler! Mas parece ser uma boa opção pra quem gosta desse tipo de livro

Nardonio Alves disse...

Ainda não tive li nada do autor. Ganhei o primeiro livro dessa série em um Top Comentarista aqui no Feed Your Head, mas ainda não o li, pois, por ser uma série, só vou começar quando tiver todos os volumes em mão. Ou seja, vai demorar um bocado, né?!?! kkkkk
Só posso dizer que a parte do mistério me agrada bastante.


@_Dom_Dom

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D