Resenha: Homero (Luiz Antônio Aguiar)

sábado, 16 de agosto de 2014

Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501102072
Ano: 2014
Páginas: 248
Sinopse - Homero - Luiz Antonio Aguiar
Pouco se sabe sobre o misterioso poeta criador da Odisseia e da Ilíada. Homero: aventura mitológica - uma ficção recheada de ação e heróis - revela um pouco do mistério por trás da vida do homem que inventou os épicos. E, há quem diga, criou os próprios deuses gregos. De Aquiles a Ulisses, acompanhamos a aventura do poeta para compor seus poemas e mergulhamos no incrível universo da Mitologia Grega.

Homero, se de fato existiu, foi o autor de Ilíada e Odisseia. Dois dos mais antigos e importantes poemas gregos. Há duas teorias acerca da existência de Homero: Os Oralistas dizem que ele não existiu, que foi inventado e que a Iliada e Odisseia teriam sido escritos por vários poetas; já os Ortodoxos afirmam que ele existiu mesmo, compôs a Ilíada e a Odisseia e que era um poeta, um aedo. Se aceitarmos a teoria de que ele existiu, viveu entre os séculos IX e VIII a.C.

Naquela época a cultura grega era baseada na oralidade, não era todo mundo que sabia escrever e muitos poemas e textos acabaram se perdendo. A poesia grega era música, performance e dança. Contam as histórias que garotos de 10 anos já sabiam de cor a Ilíada e a Odisseia. A Ilíada narra a Guerra de Tróia, desde o conflito entre Agamemnon e Aquiles, passando pelos ataques aos muros dos gregos até o resgate do corpo de Heitor, pelo seu pai Príamo. E a Odisseia, narra as aventuras de Odisseu (também chamado Ulisses) em seu retorno à Ítaca, da guerra, desde quando parte de Troia, passando pela corte de Alcino, sua chegada à ilha de Circe, até a morte dos pretendentes que almejavam casar-se com sua esposa. 

Gente, para quem é apaixonado por Mitologia grega este é um livro imperdível. Acredito que se meus professores, na época de escola, tivessem me mandado ler um livro tão bacana quanto este eu teria me interessado muito mais por História. 

Quem nos conta a história é Calíope, uma das nove musas, a mais velha filha da ninfa Mnemosine com Zeus. Ela narra a vida de Homero desde criança até a sua velhice. É muito interessante ler a visão do autor sobre um personagem tão pouco conhecido, visto que como dito anteriormente, sequer sabemos se de fato existiu ou não. Lembrando, esta é a visão do autor, nada aqui pode ser tomado como verdade absoluta.

Adorei como Luiz Antônio Aguiar romantizou a história de Homero e com uma linguagem tão fácil e deliciosa. Quando você começa a ler, não quer mais parar, todas aquelas histórias sobre os Deuses e seus conflitos/relações com os humanos te prendem de forma incrível. 

A edição da Galera Record está a coisa mais linda. O livro é enorme e tem muitas ilustrações para nos deliciarmos ainda mais com a cultura grega. O livro também tem alguns trechos traduzidos livremente da Ilíada e Odisseia e ao final, junto ao glossário, podemos saber de quais dos dois poemas foram tirados aqueles trechos. A revisão está impecável e a diagramação maravilhosa. Super recomendo para toda e qualquer pessoa que curta mitologia grega. Principalmente se você está no ensino médio estudando mitologia grega e acha chata a maneira como se professor conta as histórias. Homero além de divertir, também ensina. ;)

Até a próxima pessoal! 


2 Comentários:

aninha disse...

sempre me fascinou os mitos, as lendas, as crenças formadas sobre a mitologia grega e que legal que o autor fez soube passar toda a complexidade de uma forma fácil e gostosa de ler. e ninguém melhor que Calíope, a musa da poesia pra narrar uma história tão legal. acho que a capa poderia ser mais caprichada, mas tá ok. com certeza é um livro a ser lido e admirado!

Nardonio Alves disse...

Visualmente falando, é um livro muito bonito mesmo. Em relação ao conteúdo, como me amarro em Mitologia grega (e, infelizmente, sei muito pouco), claro que me interessei. Uma pena que não existia esse livro na minha época de Ensino Médio. Mas nunca é tarde pra dar uma conferida em livros como esse.


@_Dom_Dom

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D