Resenha Premiada: O maravilhoso agora (Tim Tharp)

quarta-feira, 20 de agosto de 2014



Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501403902
Ano: 2014
Páginas: 320
Tradutor: Juliana Romeiro
Sinopse - O Maravilhoso Agora - Tim Tharp
Sutter Keely é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre. O livro que deu origem ao filme "The Spetacular Now."

Sutter tem 17 anos, está no último ano do colegial e não quer saber de nada além de beber 7Up com uísque, farrear e ficar com sua namorada Cassidy, que considera totalmente perfeita para ele. Ele mora com a mãe e o padrasto, foi abandonado pelo pai quando era criança e tem uma irmã que já é casada e não é muito ligado a ela.


Em um dia Cassidy o vê conversando com uma garota e decide terminar o relacionamento, mesmo ele afirmando que não estava fazendo nada demais. O que acontece é que Cassidy já vinha dando "dicas" a Sutter sobre seu jeito de ser, aquele jeitão de quem não tem compromisso com nada e só quer aproveitar o momento. Sutter fica devastado e resolve afogar as mágoas com uma noite de muita bebedeira. As coisas saem do controle e ele acorda na manhã seguinte deitado no jardim de algum desconhecido e ao lado de Aimee, uma garota que estuda no seu colégio, só que ela não é da turma dos populares. Sutter não sabe como chegou ali e nem onde está seu carro, então decide ajudar Aimee a entregar os jornais e ela o ajuda a achar seu carro.

E assim nasce uma amizade que seria no mínimo improvável, já que Aimee é tímida, paciente e fofa, porém é mega passiva, a mãe a sobrecarrega com tarefas que supostamente são para ser dela (da mãe). Sutter tenta mentir para si mesmo que só quer ajudar Aimee a tomar suas próprias decisões e controlar o próprio destino, mas eles começam a sentir muito mais do que só uma bela amizade um pelo outro. Ao mesmo tempo em que ele a ajuda, ela também o ajuda com seus problemas familiares e com a escola.

Eu confesso que quando recebi o livro nunca tinha sequer ouvido falar dele, não sabia o que esperar mas sabia que era uma boa história porque a Editora apostou muito nesta publicação. Eu achava que era mais um YA, uma história de amor, até pela capa. Mas não, não foi nada do que eu imaginei, nem passou perto. Mas confesso também, que me surpreendi positivamente!

O livro é narrado por Sutter e eu realmente gostei muito dele em alguns momentos, e em outros tive raiva. Mas é isso. Sutter é um cara problemático e nós podemos claramente ver que ele está arruinando sua própria vida e os danos que causa a si mesmo são refletidos nas pessoas que o cercam. Mas isso foi um dos pontos que mais gostei no livro, os personagens são altamente verossímeis. Principalmente Sutter, que apesar de todos os seus problemas, seu vício em bebidas alcoólicas, ainda consegue ser positivo, carismático e um fofo!

Essa é uma resenha difícil porque eu não sei dizer se gostei do rumo que as coisas tomaram. Posso dizer que boa parte dos temas abordados pelo autor foram bem desenvolvidos e alguns outros poderiam ter sido melhores aproveitados, como o ponto em que ele fala sobre o pai de Sutter, achei meio vago e forçado. O autor retrata temas muito comuns à juventude contemporânea: alcoolismo precoce, como más escolhas podem estragar uma vida inteira, etc. O que posso dizer é que o final não poderia ter sido mais real. E não digo isso porque teve um final feliz! Por que nem sei se teve, simplesmente o livro... acaba! E isso foi meio ousado, digo, deixar tantas coisas subentendidas e a cargo da imaginação do leitor é ousado, mas Tim Tharp soube fazer isso com maestria e delicadeza, para deixar o leitor imaginando como terminou a história dessas pessoas.

O livro deu origem a um filme homônimo estrelado por Shailene Woodley (A culpa é das estrelas, Divergente), The Spetacular Now (nome do livro em inglês) e vocês podem conferir o trailer legendado abaixo. Agora que terminei de ler o livro, vou correndo assistir o filme! E abaixo do trailer ainda tem uma surpresinha pra vocês! Sorteio!!!! Obaaaa!!!



SORTEIO!


13 Comentários:

Wal Bandeira disse...

Ahhh eu quero muito este livro, vou ficar na torcida,
beijos.
waldirene-bandeira@bol.com.br

Rodrigo Viny disse...

Eu geralmente não leio muito romance, não que eu desgoste do estilo, muito pelo contrário mas prefiro fantasia e etc. Mas enfim, gosto quando livro tem essa pegada, de quando uma pessoa muda a vida da outra, deixando 'tudo pra trás' e etc... Sempre ouvi falar do filme 'The Spetacular Now', mas até agora não tive muita curiosidade de ver, quem sabe depois de ler?

Georgia Germer disse...

Me interesso por ser um YA e despertou minha curiosidade ao descobrir que já existe um filme baseado no livro. Então estou super na expectativa de poder ler primeiro para só então conferir o filme.

Ingrid Moitinho disse...

O que o me fez realmente querer ler esse livro foi a capa. Achei ela simplesmente divina, e depois que li a sinopse fiquei com ainda mais vontade de conhecer a história. Creio que seria uma leitura super proveitosa, cheia de lições. Espero que esse final sem fim, não me decepcione. rs

Tamires Tiburcio disse...

Nossa eu sabia desse filme, mas não sabia do livro! :O
Vou ver o filme logo e quem sabe eu ganhe o livro né rs torcendo aqui!
beijos!

Ange disse...

Eu assisti o filme mês passado e amei, não sabia que tinha o livro. A história é muito singela e bonita, fiquei muito curiosa para saber como é contada no livro. Será que o final é o mesmo do filme. Gostei muito do Sutter e espero que no livro tenha mais detalhes de sua relação com seus pais.

Leticia Maria disse...

O tipo de livro que amo! Quando o amor salva as pessoas, transforma, dá um guia á vida...
O amor é a chave de tudo!
Amor romances... Amo o felizes para sempre e sei que vou amar esse livro.
Espero logo poder ler ele...
Parabéns pela resenha.
Bjs

aninha disse...

é bom quando a gente se surpreende com um livro assim né =) O
Maravilhoso Agora me pareceu um livro agradável de ler mesmo tocando em temas que muitos não gostariam de ler em um YA. ponto para a autor que soube costurar
essa leva de sentimentos e situações sem deixar cair na pieguice e na
mesmice. mesmo não gostando de finais abertos, acho que o autor foi feliz em decidir ser assim. a capa é bem romântica, simples e de
bom gosto. com certeza entre na minha lista de desejados.

Eliane Pupo Bloise disse...

Resenha super detalhada a sua, pena que no final do livro ié meio vago, fica aquela sensação estranha de que faltou algo, não curto muito isso.

Patty Pereira disse...

Nossa!! o livro parece ser bem gostoso de ler!!! fiquei interessada.

Tamiris Leitão disse...

Assim, achei a história desse livro muito cativante, e acho interessante. Acho que tenho algumas coisas haver com Aimee. Então, será interessante saber como ela lidou com esses "problemas" , assim como Sutter. Adorei.

Morgan disse...

participando mundinhoinsano2@gmail.com

Aline Ramos Costa disse...

Jordana amada, tudo bom??Menina,que resenha incrível...me senti dentro da história...pelo
visto será um romance mais pé no chão, além de nos prender a cada página...quero muito ver o desenrolar da história, apesar de ficar preocupada de como me sentirei em relação a Sutter. :D ...Mas, principalmente,fiquei louca pra saber o final depois do que vc falou...Quero ver o filme, depois do livro..pra não estragar a surpresa.

Bjs e parabéns pela resenha.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D