Resenha: Quem sabe um dia (Lauren Graham)

terça-feira, 5 de agosto de 2014



Edição: 1
Editora: Record
Ano: 2014
Páginas: 368
Sinopse - Quem Sabe Um Dia - Lauren Graham
Lançamento em fevereiro de 2014. Franny Banks é uma atriz lutando em Nova York, com apenas seis meses para o prazo de três anos que deu a si mesma para ser bem sucedida. Mas até agora, tudo o que ela tem para mostrar por seus esforços é uma única linha em um anúncio de camisolas feias de Natal e um emprego de garçonete degradante. Ela vive no Brooklyn, com duas companheiras de quarto, Jane - sua melhor amiga de faculdade, e Dan, um escritor de ficção-científica, que é muito, definitivamente não namorável. E está lutando por seus sentimentos por um cara suspeitamente charmoso de sua aula de atuação, tudo isso enquanto tenta encontrar um shampoo para seus cabelos que realmente funcione. Enquanto isso, ela sonha em fazer um trabalho "importante", mas parece que ela só consegue audições para propagandas de detergente líquido e comerciais de manteiga de amendoim. É díficil dizer o que vai acontecer primeiro: ela vai ficar sem tempo ou sem dinheiro, mas de qualquer forma, o fracasso significaria enfrentar o fato de que ela não tem absolutamente nenhum habilidade para sobreviver no mundo real. Seu pai quer que ela volte para casa e vire professora, seu agente não vai chamá-la de volta, e sua colega de aulas, Penelope, que parece incentivadora, pode só tornar a competição ainda mais difícil. Quem Sabe Um Dia é uma estreia engraçada e encantadora sobre encontrar a si mesmo, um amor e o mais difícil de tudo, encontrar um trabalho como atriz.

Quem não lembra da divertida mãe-dos-sonhos Lorelai Gilmore? Gilmore Girls é totalmente a cara da minha adolescência. Tenho em casa todas as temporadas em DVD e sou absolutamente fã da série! (ostentação? Não, porque hoje em dia é tudo blu-ray bebê!) Enfim, quando eu soube que a Lauren iria lançar um livro eu surtei, fangirling mesmo! Aí a Record anunciou que publicaria! Olha a cara que eu fiz:


O plot é sobre Franny Banks, uma atriz que está em Nova York tentando alavancar a sua carreira. Franny se deu o prazo de três anos para conseguir seu objetivo, mas a seis meses do fim de seu prazo, ela ainda não conseguiu um papel importante. Então acompanhamos a rotina de Franny em busca de seu sonho. Os testes, os nãos, os turnos como garçonete etc. Franny é uma fofa, simplesmente amei a personagem, talvez por eu imaginá-la como a Lorelai. < 3 



Bem, eu amo chick-lit. Quem sabe um dia é um clichê, claro, afinal tem muitos outros livros com a premissa igual ou parecida. O que eu mais gostei nesse livro foi que a todo momento eu imaginava a própria Lauren Graham quando lia as trapalhadas da Franny! Sério, a personagem é muito atrapalhada e bem maluquinha. Ela divide o apartamento com Jane e Dan, seus amigos, que tentam ajudá-la em sua carreira. 

A narrativa é em primeira pessoa pelo PoV de Franny, e é hilária! Bem do jeito que eu imagino que tenha sido mesmo a história de vida da própria Lauren. Uma das coisas mais legais é que como a história se passa nos anos 90, naquela época ainda não existiam smartphones e tudo que fazíamos (sim, eu vivi os anos 90) era registrado em agendas! Então temos acesso também a algumas páginas da agenda de Franny e as suas anotações são imperdíveis. A Record arrasou na diagramação desse livro porque ficou lindo! Outra coisa também é que naquela época se usava muito secretária eletrônica e a autora usou e abusou desse recurso em sua história, alguns dos recados que Franny recebe são pra lá de inusitados, principalmente os do seu pai! Ah, eu adorei o pai de Franny, pena ele não ter tido um papel mais importante na história. Quem sabe no próximo livro, não?

Bem, o livro não é uma obra prima, é o début de Lauren como autora e é claro que tem suas falhas, como todo e qualquer livro, acredito que a autora Lauren Graham ainda tem muito a melhorar, mas ela leva realmente jeito para a coisa. Não vou dizer que me decepcionei porque no fundo eu imaginei que não seria um livro que mudaria a minha vida, eu me diverti muito com a leitura e lerei sim o próximo livro dela! A capa é lindíssima, revisão impecável e diagramação fantástica. Recomendo a leitura para os fãs do gênero chick-lit, para os fãs da atriz Lauren Graham e para quem quer ler uma história leve e engraçada numa tarde quente de verão. 

Aqui tem um vídeo onde a atriz fala um pouco sobre o livro!

4 Comentários:

ArielCristina disse...

Oi Dana,

Quem Sabe Um dia já tá na minha lista de livros rpa comprar há um tempo. acho que fiquei com medo justamente de não ser tão bom, como você disse, e de eu me frustrar porque a Lorelai era a mãe que todo mundo queria ter, né? hahaha

Mesmo assim, vale a pena dar uma chance, né? Vou ver se na amazon tá amis barato que nas livrarias físicas daqui; Adorei a resenha!

Beijos,
Ariel
http://www.veraodenoventaequatro.com/

aninha disse...

aawwnnn Lorelai!!! pra mim ela vai ser sempre a Lorelai! rs o livro me pareceu bem divertido como vc disse Dana, com todos os ingredientes que um chick-lit tem que ter. a personagem é uma figura e com mais personagens carismáticos, então tá feito!

outra coisa bem apontada na resenha é que como é o primeiro livro da agora autora Lauren Graham, os eeros estão lá mas são aceitáveis, nada grosseiro. ta na minha lista de desejado com certeza.

Tamiris Leitão disse...

Eu imaginava outro tipo de livro. Não vou mentir. Mas gostei do que encontrei. Adoro Chicklit, e adoro a Lorelai. Então esse com certeza é um livro que está na minha lista de desejados. Acho que esse deve ser um livro considerado "livros para nos tirar de ressacas literárias", por ser leve e fácil de ler.
Adorei.

pamelapresb3 disse...

Fiquei receosa ao saber que vc se decepcionou.Não entrou para minha wish pela premissa.Mas quem sabe não pode agradar a outras pessoas ou fãs da Lauren.

http://www.vicioemlivros.com/2014/08/sorteio-livro-eterna-instagram.html

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D