Feed your head em outra língua: Anna dressed in blood (Kendare Blake)

sexta-feira, 31 de outubro de 2014




O livro que eu vou falar no "Feed your head em outra língua" hoje é o livro Anna dressed in blood, da autora Kendare Blake. Não tenho certeza se é trilogia, mas até agora tem dois livros publicados, o primeiro que é este que vou lhes falar, e o segundo é a continuação: Girl of Nightmares. E não poderia ser uma escolha melhor, já que hoje é HALLOWEEN!!! 


Edição: 1
Editora: Tor Books
ISBN: 0765328658
Ano: 2011
Páginas: 320
Sinopse - Anna Dressed in Blood - Anna, Book 1 - Kendare Blake
Cas Lowood has inherited an unusual vocation: He kills the dead. So did his father before him, until his gruesome murder by a ghost he sought to kill. Now, armed with his father's mysterious and deadly athame, Cas travels the country with his kitchen-witch mother and their spirit-sniffing cat. Together they follow legends and local lore, trying to keep up with the murderous dead—keeping pesky things like the future and friends at bay. When they arrive in a new town in search of a ghost the locals call Anna Dressed in Blood, Cas doesn't expect anything outside of the ordinary: move, hunt, kill. What he finds instead is a girl entangled in curses and rage, a ghost like he's never faced before. She still wears the dress she wore on the day of her brutal murder in 1958: once white, but now stained red and dripping blood. Since her death, Anna has killed any and every person who has dared to step into the deserted Victorian she used to call home. And she, for whatever reason, spares his life.


Li esse livro em 2012 e não resenhei por motivos de: não sei! Resolvi resenhá-lo agora porque soube que ele irá ser lançado aqui no Brasil pela Editora Verus. Não sei até onde essa informação é verídica (mas espero que seja!), mas se for, por favor, que eles mantenham essa capa MA-RA-VI-LHO-SA!!! O que me fez querer ler este livro foi uma coisa apenas: a capa. É a capa mais linda que eu já vi, sem exageros. É o livro mais bonito da minha estante! Ainda mais porque ele é hard cover! Quando eu li a sinopse, fiquei ainda mais interessada. Corri atrás e consegui o livro. Então vamos lá.

Anna dressed in blood conta a história de Cas Lowood, um garoto que caça fantasmas por aí, tipo o Sam e o Dean de Supernatural, sabem? Pois é, é mais ou menos daquele jeito. Ele recebe notícias de outros caçadores, tipo como o Bob e a Ellen de Supernatural fazem com os garotos Winchester. Cas perdeu o pai durante uma caçada e desde então anda de cidade em cidade, pelo país inteiro, procurando o fantasma que o matou. A mãe de Cas é uma espécie de wicca, e eles não tem residência fixa. Cas sempre é o garoto estranho da escola que não fica tempo o suficiente para fazer amigos. Até que ele chega a uma cidade e buscando pelas lendas locais, ouve uma história curiosa sobre um fantasma chamado Anna que mata todo mundo que ousa entrar em sua casa.

Diz a lenda que, em 1958 uma garota chamada Anna desapareceu no dia de seu baile de formatura. A garota trajava um lindo vestido branco. Porém no outro dia acharam o corpo da menina, jogado entre arbustos, mas o vestido não era mais branco, estava vermelho. Ele fora tingido de vermelho por causa do sangue que escorreu de sua garganta aberta. E desde então ela é chamada de Anna vestida de sangue. E é CLARO que Cas faz o que? Vai até lá investigar! Só que curiosamente Anna poupa a vida de Cas, mas não antes de fazê-lo apanhar um pouquinho. Ninguém nunca conseguiu sair com vida da casa de Anna, mas Cas saiu e ele está determinado em saber duas coisas: por que ela não o matou, e quem a matou. 


Anna é um fantasma super cruel e violento. Se alguém ousar passar pela soleira de sua porta ela mata e desmembra o corpo do pobre infeliz que desafiou a veracidade da lenda. Kendare Blake não poupou detalhes no tocante às cenas de mortes. Ela descreve cada morte que Anna causa e pode dar arrepios no leitor mais sensível. No entanto, o plot tem várias falhas. 

A personagem Anna é intrigante, ela é super sinistra. Mas ao mesmo tempo que provoca arrepios na gente, ela causa pena também. Anna foi vítima de uma tragédia e um pouco depois da metade do livro já dá pra sacar o que aconteceu com ela. Cas é um personagem ok, não consegui morrer de amores por ele mas também não o detestei. O que me causou raiva/tédio foram alguns dos personagens secundários que ficaram muito forçados, e que se desaparecessem dali não fariam falta. Também achei que mesmo dentro do universo criado por Blake, faltou verossimilhança. Ah, por favor, que espécie de mulher que perde o marido numa caçada a fantasmas, continua se mudando com o filho (menor de idade) atrás de caçar fantasmas? Eu tinha internado esse moleque pra ele deixar de ser doido! hahaha 

Claro que como um YA sobrenatural tinha que ter o que??? Romance!!! Sim, tem romance mas não me fez suspirar. Eu curti mesmo foi a história da Anna. O final foi surpreendente e me deixou bastante curiosa para saber o que aconteceu depois de uma coisa que eu não posso contar! hahaha. Mas é sério, se você gosta de YA sobrenatural, acho que vai gostar de Anna dressed in blood. Só não vá esperando um romance lindo entre um garoto e uma fantasma nada camarada.

O livro é indicado para leitores de 12-18 anos, entretanto eu acho muito pesado para leitores de 12-14 anos. Tem cenas muito cruéis mesmo e que eu não esperava encontrar em um YA. O nível de inglês é fácil/médio, a grande maioria das palavras que eu não conhecia o significado literal não foi necessário recorrer ao dicionário, deu para compreender pelo contexto. A narrativa da autora é fluída, ela não enrola muito e dá pra ler relativamente rápido. Eu demorei porque sempre intercalava com outras leituras e dava dó de levar ele pros lugares por ser uma edição hard cover e linda, pois na época ainda não tinha e-reader e não gostava de ler no computador. 

E aí, quem já leu esse livro? Comenta aqui com a gente o que você achou! :)

8 Comentários:

Nardonio Alves disse...

Oi, Dana! Concordo com você, a capa é muito bonita mesmo. Adorei.
Em relação a trama, também gostei bastante. Me amarro em livros com essas cenas de mortes um pouco mais macabras. Os mistérios sobre quem matou Anna e o por quê dela não ter matado Cas me deixaram bem curioso. Como não sei quase nada de Inglês (apenas o famoso verbo To Be. kkkk), vou torcer pra que essa notícia da Editora Verus seja verdadeira.


@_Dom_Dom

Tamires Fernanda disse...

Oie...
Eu não gosto de livros de terror, eu fujo assim que eu vejo um, mas com certeza essa capa é bem chamativa e linda, e essa historia eu o leria pois eu gostei muito e fiquei bastante curiosa para descobrir o final... rsrsrsr


Abçs :)

Érika Rufo disse...

Amei a notícia e estou aqui torcendo para que seja verdadeira!! Tenho muita vontade de ler esse livro e meu inglês não é lá essas coisas... A história é mesmo fascinante. Mesmo com as falhas que vc apontou parece ser uma leitura imperdível! A capa é a coisa mais linda, espero que a mantenham.


Beijos!!

aninha disse...

adorei o nome da personagem =) sério, que capa mara! a história é legal, mesmos sendo eu covarde para livros/filmes de terror, achei a história mais digerível pra mim. ainda bem que a personagem de destaque (a minha xará) salva o livro, acho que a autora pode melhorar os outros personagens, é até bom. se a Verus publicar vai ser ótimo! amei Dana <3

Nathalia Simião disse...

Não vejo a hora dese livro chegar aqui no Brasil! Nunca li nada com fantasmas como personagem principal e to louca pra ler esse livro. O ruim é que tenho que esperar né, isso que da não saber inglês.

mirelle soares gomes disse...

A capa é muito linda mais como sou totalmente medrosa não gosto de nada relacionado a terror espero que este livro não seja muito forte pois eu acho que fico uns dias sem dormir... mais eu gostei da resenha acho que eu leria sim, parece ser ate que bom esse livro.
*-*

Allan Ribeiro disse...

Aaaaaaah Dana, isso é golpe baixo... que livro é esse Mulher?

Preciso!!!

Vou ler e te falo, só depois dos 2 meses que vão demorar para chegar =(

Parabéns pela resenha e plo Blog! #Feedingmyhead!!!

Dana Silva disse...

Allan esse livro é muito legal, apesar das falhas de enredo. Acho que vc vai curtir! Se for comprar,compra logo o segundo tbm: Girl of Nightmares, porque o final é meio wtf! ahhahahaha Obrigada seu lindo, vou dar uma passada no CLL ja ja! Bjks :D

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D