O sangue do Olimpo (Rick Riordan) Os Heróis do Olimpo #05

sábado, 13 de dezembro de 2014

TÍTULO: O Sangue do Olimpo (The Blood Of Olympus, em inglês)
AUTOR: Rick Riordan
EDITORA: Intrínseca
ANO: 2014
ISBN: 978-85-8057-595-8
SINOPSE: No desfecho da série Os Heróis do Olimpo, os tripulantes gregos e romanos do Argo II têm feito progresso em suas constantes missões, mas ainda não estão nem perto de vencer a sanguinária Mãe Terra, Gaia. Os gigantes estão de volta — mais fortes do que nunca —, e os semideuses precisam impedi-los antes da Festa de Spes, momento em que Gaia planeja despertar, derramando o sangue do Olimpo. Para piorar, visões frequentes da terrível batalha no Acampamento Meio-Sangue assombram os sete semideuses. A legião romana do Acampamento Júpiter, comandada por Octavian, está se aproximando das fronteiras do acampamento grego. Por mais que seja tentador usar a Atena Partenos como arma secreta contra os gigantes, eles sabem que a estátua é necessária em Long Island, onde talvez consiga impedir uma guerra entre os acampamentos. A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II segue para o leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os jovens conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Elas já sacrificaram muito para chegar onde estão. E se Gaia despertar, será o fim.

O Sangue Do Olimpo é um dos livros mais esperados do ano, é triste ter que anunciar que o livro é o último de uma saga que tantos acompanham a tanto tempo e fez parte da infância de tanta gente, mas também é um alívio dizer que a aventura dos nossos heróis finalmente terminou.

Por ser o último livro da saga a maior parte dos fãs esperava mais dele, muitas mortes, um final bom e muitas explicações para público, mas aparentemente não foi isso que aconteceu. Na minha opinião o Sangue do Olimpo deixou a desejar em algumas partes como a narração, um final decente para o livro e alguns POV’s.



O Sangue do Olimpo segue a mesma linha dos outros livros lançados de Percy Jackson: missão + profecia + data limite. Em “O Sangue do Olimpo” os sete semideuses da profecia tem a missão de impedir que Gaia desperte no dia 1º de Agosto, enquanto isso Nico, Reyna e o Treinador Hedge estão levanto a estátua de Atena, a Atena Paternos, até o acampamento meio-sangue também até o dia 1º de Agosto, para assim impedir uma guerra entre o acampamento meio-sangue e o acampamento Júpiter.

No livro encontramos capítulos narrados pela Piper, Jason, Leo, Reyna e Nico, o que me deixou muito frustrada por não ter um capítulo narrado pelo Percy ou pela Annabeth, afinal a saga começou com o Percy para mim ela também deveria terminar com ele, eles nem mesmo estão na capa! Que por sinal me decepcionou muito, só eu achei aquela capa horrorosa?

Mesmo assim os capítulos foram maravilhosos, Reyna parece ter sido a preferida do público em questão de narração e devo concordar que os capítulos narrados pela pretora de Roma foram extremamente agradáveis e emocionantes de se ler, enquanto isso Piper veio nesse livro para fechar a boca de todos os fãs que a chamavam de inútil, achei que seus capítulos seriam extremamente chatos, mas fiquei surpresa ao ver que ela estava sendo absurdamente útil, o único problema que vi nisso foi um pouco de exagero do Rick Riordan que forçou um pouquinho a barra, entendo que ele queira mostrar a força que uma filha de Afrodite pode ter, mas quem leu sabe o quanto o “charme” de Piper acabou sendo muito exagerado, fico imaginando que se ela pode fazer aquilo... Imagine a própria Afrodite!

Acho que os capítulos que mais tive preguiça de ler foram os do Leo, todos amam o personagem, mas convenhamos que os capítulos da Reyna e Nico estavam bem mais emocionantes e cheios de descobertas!

O livro conta com um humor maravilhoso! Encontramos várias piadinhas e até mesmo trocadilhos que os fãs costumam usar, Leo continua sendo o mais carismático do grupo e ao longo do livro podemos encontrar várias situações engraçadas. Algo muito importante que também ocorreu no livro é a sagacidade de Rick Riordan ao inserir elementos do mundo moderno e da cultura pop no livros, podemos encontrar citações de Doctor Who, Star Wars, Hot 100 da Billboard e até mesmo a Jogos Vorazes, tornando a história do livro ainda mais envolvente e divertida.

Muitos personagens ficaram para escanteio nesse livro – até o Percy, poxa! Ele era protagonista antes – e uma das que mais ficou pro lado foi a Hazel, seu papel nesse livro foi praticamente nenhum, ela quase não aparece e suas ações são sempre a distância como utilizar a névoa, mas nunca ações realmente de “protagonistas”, além do Frank que também não é tão focado neste livro. E claro Percy e Annabeth, ainda não engoli o papel coadjuvante deles.

O Sangue do Olimpo tinha tudo para ser O LIVRO do ano, mas seu final nem se pode comparar com o final do Último Olimpiano que encerrou a série Percy Jackson e os Olimpianos. As últimas batalhas que deveriam ser as mais épicas foram resumidas a poucas páginas e ações apressadas, o final eu não vou nem comentar! Deixou várias pontas soltas, ficamos sem saber o final da maior parte dos personagens e isso deixou a maioria frustrada, afinal é o último livro e nem um final que desse realmente um “destino” para os personagens tivemos.

Resenha de Jéssica Julie

a Rafflecopter giveaway

7 Comentários:

Nathalia Simião disse...

Uma pena o autor ter avacalhado no último livro, realmente vi muita gente ansiosa por ele e reclamando depois que leu.

Fábrica dos Convites disse...

Que pena, não esperava por isso. Os fãs merecem um pouco mais de cuidado e respeito.
Bjs, Rose

mirian kelly disse...

É uma pena que isso aconteceu, ficar sem saber qual é mesmo o final de auguns persnagens ou o destino dos personagens.

drielymeira disse...

Leo e Nico são meus personagens favoritos, estou morrendo de medo de ler esse livro por causa deles *-* não sabia que era o último da série, achei que o Rick iria enfiar mais um ou dois para aumentar a história. Poxa :/

Nardonio Alves disse...

Nossa! Que pena que aconteceram todos esses probleminhas com esse livro. As expectativas em relação aos livros do Rick Riordan são sempre altas e, geralmente, sempre conseguem ser superadas. E logo no desfecho da série, ele tem esse deslize. Mesmo assim, quero ler todas as séries dele, pois me amarro em Mitologia.

@_Dom_Dom

Jaqueline Felix disse...

A série não teve o final que era esperado pelos fãs, o que é uma pena.
jaque_borchardt@hotmail.com

ELIZABETH MACHADO DE SALLES disse...

Estava ansiosa por ler este último livro. Agora nem sei se vou. Fiquei um pouco triste por acontecer essas coisas. Pra mim era uma das séries que mais adorava ler. E justamente no último livro o autor falhou assim. Uma pena.
Beijos.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D