Resenha: A Consultora Teen (Patricia Barboza)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014


Título: A Consultora Teen
Autora: Patrícia Barboza
ISBN: 9788576863564
Ano: 2014
Páginas: 198
Editora: Verus
Preço: R$ 20,00
Sinopse: Thaís acabou de mudar com a família para o Rio de Janeiro e em breve vai começar as aulas em um novo colégio. Ela está ansiosa para fazer amigos e descobrir mais sobre seu vizinho Pedro, dono dos olhos verdes mais incríveis que ela já viu. Leitora assídua da revista Universo Teen, Thaís ficou tão decepcionada quando sua pergunta não foi publicada na coluna dos leitores que decidiu criar o blog Consultora Teen como um canal de comunicação com outros adolescentes. O que ela não sabia era que uma simples brincadeira de uma tarde na internet ia transformá-la na blogueira mais famosa do colégio e uma das mais populares de todo o Brasil! Com um detalhe importante: ninguém sabe que é ela quem está por trás do blog. O que poderá acontecer se esse segredo for revelado? Acompanhe a história de Thaís conforme ela enfrenta novos desafios e percebe que crescer pode parecer assustador, mas também é uma experiência gratificante e muito divertida!

A Consultora Teen é o mais novo livro da autora nacional Patricia Barboza, também autora da série As MAIS, publicada pela Verus Editora. Não vou me estender contando o plot porque a sinopse cumpre muito bem o seu papel dando todas as informações que o leitor precisa saber sem revelar muito a ponto de perder a graça.


Mais uma vez Patricia Barboza faz o que sabe fazer de melhor: escrever ao público adolescente. A autora consegue narrar com maestria todas as situações típicas da adolescência sem ser piegas e sem exageros desnecessários. Thais está insegura porque passou toda a sua vida em uma cidade e em vésperas de completar 14 anos sua vida dá uma guinada de 180º, ela vai mudar de casa, escola e cidade! São muitos desafios, principalmente quando você está acostumada com a mesma escola, mesma turma de amigos, vizinhos, etc., há muito tempo. É super normal se sentir insegura e pensar que não vai conseguir se adaptar, e foi pensando nisso que Thais decidiu escrever para a revista Universo Teen para perguntar sobre como deveria lidar com isso, e quando sua pergunta não foi respondida a adolescente ficou extremamente frustrada e decidiu criar o blog A Consultora Teen.

Quando centenas de perguntas com dúvidas de adolescentes de todo o Brasil começaram a chegar uma atrás da outra, Thais se viu desesperada e com uma extrema responsabilidade que era demais para si. Meninos e meninas de toda parte estavam tomando decisões baseadas nos conselhos que ela dava. Thais se viu cercada de elogios e também de muitas críticas e comentários maldosos. A garota enfim percebeu que o trabalho de responder a estas perguntas na revista não é nada fácil e que é humanamente impossível responder a TODAS as perguntas que chegam. 

Thais imaginava que a pessoa que respondia às perguntas das leitoras na revista passava o dia andando de salto alto pelos corredores da revista, tomando capuccino, num glamour sem fim, e quando teve uma oportunidade de visitar o prédio da revista, ela viu que não era nada do que estava pensando. 

O que mais acho legal nos livros da Patricia é que ela consegue tocar em vários temas que são super importantes com bastante leveza. Por exemplo, o primeiro beijo, mudanças corporais e comportamentais, importância de atividades físicas na adolescência, economia de dinheiro, auxílio nas tarefas domésticas, mentira e consciência tranquila, etc. Adoro os toques que ela dá de forma super natural! 

Uma coisa bacana em A Consultora Teen: parece que vai rolar um crossover com As MAIS, porque quem já leu As MAIS sabe que em um determinado momento rola um reality show na internet e uma determinada personagem aparece lá e aqui a gente pode conhecer um pouco mais dela! Achei demais, dei gritinhos quando li!!

Bom, eu sou extremamente apaixonada por infanto-juvenis, apesar dos meus vinte e oito aninhos, então dentro da faixa etária para o público alvo deste livro, ele será um sucesso. Recomendo para garotas que estão na idade entre 13 e 15 anos e também para as mamães que tem filhas com esta idade, leiam e indiquem para suas filhas. Leiam, leiam, leiam!!!

4 Comentários:

Nathalia Simião disse...

Acho que pelo tema muito pré-adolescente/adolescente eu não me interessei tanto assim pelo livro, mas tenho certeza que se eu fosse mais nova eu iria adorar :)

mirian kelly disse...

Adorei a historia, inclusive sendo infanto-juvenil é bastante legal.

drielymeira disse...

Cheguei a ler As MAIS, da Patrícia e até gostei, mas não é o tipo de livro que eu curto ler. Achei um pouco infantil demais, e não acho que leria este *-*

aninha disse...

Patricia Barboza sabe mesmo como falar aos adolescentes sem ser chata ou enfadonha. eu que já passei dessa fase kkkkkkkk, amo ler livros assim, é legal passa um filme na cabeça! e a consultora teen usa um meio super atual, um blog! Thais é uma adolescente típica e com essa mudança na vida, tem muito o que aprender. amei o plot, e já peguei a dica pra presentear minha sobrinha. bj dana!

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D