Resenha: After (Anna Todd) After Series #01

sábado, 17 de janeiro de 2015

After - Livro 01
Anna Todd
ISBN: 9788565530828
Ano: 2014
Páginas: 524
Editora: Paralela
Preço: R$ 39,90
Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao transformar os integrantes da banda One Direction em personagens de uma história de amor sexy, a série After vira livro e promete ser o novo fenômeno editorial. No primeiro livro, Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda Zayn, Niall, Louis e Liam também viraram personagens na trama. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma. Os livros nasceram como uma fanfic do One Direction, a banda estrangeira mais popular na atualidade.

Anna Todd foi sensação na rede social de leitura Wattpad, e seu livro teve mais de um bilhão de leituras no site. After é o primeiro livro de uma trilogia que inicialmente era uma fanfiction sobre os integrantes da banda One Direction. Sim, você leu certo, One Direction. Eu sei o que você, leitor que me conhece e sabe do meu gosto musical, deve estar pensando. É, eu decidi ler para não ter um pré-conceito acerca de algo que eu nem sequer conhecia.


Vamos ao plot... Tessa é uma garota certinha que foi criada pela mãe, super protetora e controladora, e condicionada a sempre agir de acordo com o que a mãe esperava. Desde seu jeito de se vestir, passando pela maneira como penteia o cabelo até a faculdade que iria cursar e onde iria cursar. Tessa sempre namorou Noah, desde que ela se entende por gente. Noah é mais novo que ela e ainda falta um ano para ele entrar na faculdade. A Mãe da menina adora Noah e Tessa nunca foi muito de questionar a mãe, até entrar na Universidade e conhecer Hardin Scott. 

Logo no primeiro dia no novo alojamento, Theresa (Tessa) conhece Steph, sua colega de quarto, e a mãe de Tessa (não lembro o nome da personagem, nem sequer lembro se a autora mencionou) se escandaliza com a aparência da garota e de seus amigos (que estavam no quarto). A mãe de Theresa quis mudá-la de dormitório na hora, porém Tessa conseguiu dissuadi-la garantindo que não se misturaria. Ledo engano...rs

Então as coisas começam a acontecer muito rápido. Eu, sinceramente, decidi ler despida de todo e qualquer conceito ou preconceito que tinha com a banda, realmente li sem imaginar os integrantes como personagens deste livro. E eu realmente achei que Tessa seria mais difícil, e que até Hardin conseguisse tirar uma casquinha sequer dela, demoraria uma vida. Porém me enganei redondamente. Tessa é a maior santinha do pau oco literária que eu conheço. A garota se finge de certinha, faz a linha Sandy quando na verdade é uma devassa incubada. Na boa, não consigo pensar em nenhuma personagem mais sonsa do que ela.

Sem contar que as 524 páginas do livro são praticamente a mesma coisa, você fica esperando acontecer algo e a única coisa que acontece é Tessa ir a festas, transar com Hardin, brigar com Hardin, ir trabalhar, brigar com Hadin, transar com Hardin e brigar com Hardin. Na boa, o livro todo é só isso.  Só vem acontecer algo nas últimas páginas que é justamente o gancho para o segundo volume.

O personagem Hardin é um completo bipolar, contraditório e dissimulado. E rico, muito rico. Qualquer pessoa em sã consciência sabe que aquele cara não é normal e está longe de ser. Porém Tessa não fica muito atrás no quesito dissimulação. Ela se acha muito superior e merecedora de tudo que é bom, mas na minha opinião ela não passa de uma aproveitadora e falsa. 

Sobre a escrita de Anna Todd, o que eu tenho a dizer é que é uma escrita fácil e fluida, porém a autora não soube adaptar a sua fanfic para um romance, o que acontece é que é parece que ela só trocou os nomes dos personagens. Em minha opinião, a fanfic serve para os fãs imaginarem os ídolos em diversas situações e não tem que acontecer muitas reviravoltas, o que mais importa é a presença dos personagens (ídolos) o maior tempo possível, mesmo que eles estejam apenas escovando os dentes, tomando banho ou correndo no parque. O que Anna esqueceu foi que ao tornar sua fanfic um romance, esses tipos de ações dos personagens poderiam se tornar extremamente maçantes e chatas de se ler, pois nem somente os fãs da banda iriam ler, diferente da fanfic, ou vocês acham que eu iria perder o meu precioso tempo lendo uma fanfic de ONE DIRECTION? 

Gosto da capa, apesar de não ter relacionado com a história (eu não vi relação). A revisão está impecável, mas sendo um livro da Companhia das Letras eu não poderia esperar menos de que uma revisão muito boa. Não li o original, por isso não posso falar da tradução. A fonte é de um tamanho agradável e as páginas amarelas também ajudam bastante no conforto da leitura, sem contar que os capítulos são curtos, o que torna a leitura mais rápida e super agrada ao meu TOC de só parar depois de finalizado o capítulo. 

Enfim, não recomendo a leitura para menores MESMO porque tem sim muitas cenas de sexo e acho que tem até mais do que o necessário. Mas sim, Anna Todd sabe escrever cenas de sexo, pois são de fato excitantes...risos. Recomendo para os fãs da banda, certamente irão gostar e para pessoas que procuram um livro de fácil "digestão", aqueles que você não precisa raciocinar muito para entender. Eu não gostei tanto mas também não odiei. Não considero um livro bom mas não considero o livro ruim, acho que as duas estrelinhas justificam a minha opinião: é regular. E se você está se perguntando se lerei a sequencia, a resposta é sim, lerei. Porque o final... ahhh o final... 

E aí, quer ganhar um exemplar e tirar suas próprias conclusões sobre o livro? Participe do sorteio que está rolando aqui no blog, é só preencher o formulário abaixo. Mas NÃO ESQUEÇA de ler os TERMOS E CONDIÇÕES para depois não ter problemas, ok? :D

a Rafflecopter giveaway

9 Comentários:

aninha disse...

é Dana, não são todas as autoras de fic que conseguem passar a essência e o carisma da sua história para o livro. sabe um livro que eu também tive a sensação de que a autora só trocou o nome dos personagens? Cinquenta Tons de Cinza. só que no caso da E L James funcionou, o sucesso tá aí. tem seus "encontros e desencontros" Tessa me pareceu beeem chata =/ vou tentar ganhar e ler pra ver qual é =) bj!

Amanda Pampaloni Pizzi disse...

Para ser sincera, nunca vi nada de muito extraordinário neste romance, apesar de todo o burburinho. Talvez eu esteja errada, mas me parece algo vazio. A bem da verdade, não penso em ler, a menos que ganhe em alguma promoção, claro.
pampaloni@ig.com.br

sanny caroline disse...

Até o momento não vi nada demais neste livro. Do meu ponto de vista ele está seguindo a linha de Se eu ficar. Todos falam maravilhas, mas eu não vi nada demais.
A capa é linda ,isso eu enho que admitir.
Não gosto nenhum pouco de One direction então tenho sim certo preconceito quanto ao livro.
Sinceramente as unicas coisas que me fariam ler este livro (e descobrir se eu estava errada ou não a seu respeito) seria a capa e se eu o ganhasse.

Mariana FS disse...

Oi Dana!
Bom..eu já não tinha me interessado pelo livro antes (nem sabia que inicialmente era uma fanfic de One Direction) e depois e ler a sua resenha vi que definitivamente não faz o meu gênero. Na verdade, eu não sou muito de romances, então para que eu leia um livro que foca em um relacionamento ele tem que despertar meu interesse para algo além disso e não parece ser o caso. Pela sua descrição, acho que eu nem conseguiria levar os dois personagens a sério.
Beijos
alemdacontracapa.blogspot.com

Jeniffer Santiago disse...

Eu quero muito ler esse livro por motivos de que eu sou fã da banda hahahaha sua resenha me deixou mais curiosa do que ja tava, sobre essa capa linda meu deus, me apaixonei



jenibuzios@hotmail.com

Nica disse...

Eu estava curiosa para ler After... sempre acho que vou me impressionar com uma fic que virou romance. Já não aconteceu com 50 tons e, pelo visto, After deve ir pelo mesmo caminho.
Não sei se perderei tempo lendo. Não passei nem da metade do segundo livro de 50 tons. Imagina desse? A única coisinha que me deixou com um pé de curiosidade foi o final... que você disse que vale a pena! rsrs
Vou tentar a sorte aqui. Se eu ganhar, leio. Se não, só Deus sabe! rsrs
Beijos
Nica

Carolina Durães disse...

Oi Dana, tudo bem?
Depois do seu comentário "maior santinha do pau oco literária" não consegui parar de rir. Eu não sei bem o que pensar do livro. Ele não me atraiu, mesmo ouvindo milhões de comentários positivos sobre ele. Tenho a impressão de que é mais do mesmo. Amei a sua resenha! Parabéns

Ieda Cavalcante disse...

Oiee.
Estou bem interessada nesse livro, ele tem sido tão falado que também quero lê-lo, estou tentando não criar muitas expectativas pois tem alguns livros que eram fanfics que não deram muito certo, então quero ir com calma.
Confesso que minha fase de gostar de boy band já passou e Onde Direction nunca fez parte da minha lista (soube que o livro é meio que inspirado neles), então isso me me incomoda um pouco.
Decidi encarar o primeiro, se gostar continuo a série, se não, tchau.
Bjokas!

ELIZABETH MACHADO DE SALLES disse...

Caramba! Estava tão empolgada com a história. Não sabia que a trama fosse tão fraca assim. Fizeram tanta propaganda e falavam tão bem da história que até estava empolgada pra ler. Mas agora depois dos seus comentários na resenha, não sei o que dizer. Vou pensar, com carinho, se vou ler.
Beijos.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D