Resenha: O Substituto (Philippa Gregory) - Ordem da Escuridão - Livro #01

quinta-feira, 14 de maio de 2015


Título: O Substituto
Autor: Philippa Gregory
Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403193
Ano: 2015
Páginas: 272


Sinopse: Dotado de beleza e inteligência fora do comum, Luca Vero foi visto com desconfiança durante toda a vida... até que o jovem é acusado de heresia. Para escapar da fogueira, aceita se tornar membro de uma Ordem misteriosa cujo objetivo é investigar estranhos relatos que assombram o mundo cristão. Para vencer seus inimigos, Luca se une a uma aliada improvável – Isolde, de 17 anos, fora aprisionada como abadessa de um convento cujas freiras sofrem constantes ataques de histeria. Além disso, os dois precisam combater a crescente atração que sentem um pelo outro. Ou podem acabar num inferno jamais imaginado.


             O Substituto é o primeiro livro da série Ordem da Escuridão, escrito pela rainha dos romances históricos Philippa Gregory e publicado no Brasil pela Galera Record. Quem gosta de romances históricos com certeza conhece ou já ouviu falar em Philippa Gregory, autora da série The Tudors, entre outras. Nessa série ela mescla elementos históricos com elementos sobrenaturais e foi exatamente isso que me fez ler esse livro.


                    Luca desde pequeno é envolto no manto do sobrenatural, filho de camponeses ele é tido como uma criança trocada pelas fadas, pois seus pais não poderiam ter filhos e quando nasceu muito bonito e inteligente logo as pessoas da aldeia onde vivia concluíram que era um "filho das fadas". Desde cedo foi mandado para o mosteiro para ordenar-se como padre e servir a Igreja. Ao completar certa idade ele começou a fazer muitas perguntas e ser curioso o que na época era perigoso, logo ele foi acusado de heresia e logo depois chamado para uma Ordem dentro da Igreja, virando assim um Santo Inquisidor, ele viaja de vila em vila para julgar certos fenômenos sobrenaturais. Isolde foi criada por seu pai, um Cruzado, para ser uma dama e dona de terras, quando ele morre, ela descobre através de seu irmão que o pai a sentenciou a ser Abadessa ou casar com um homem horrível. Então, aos dezessete anos ela faz os votos a Igreja virando Abadessa. Quando estranhos fenômenos começam a acontecer na Abadia onde Isolde mora, Luca chega para investigar.

                     A narração é toda feita em terceira pessoa o que eu, particularmente, prefiro por que temos o ângulo de vários personagens, várias nuances e distancia um pouco das opiniões pessoais dos personagens. Gosto bastante dos livros da Phillipa, mas O Substituto me surpreendeu, pois é uma linha de narrativa bem diferente do que os fãs da autora estão acostumados. Quem espera aqueles dramas históricos bem reais, se depara com uma narrativa onde o sobrenatural e a ciência se mesclam. Quando a Igreja ainda podia lutar contra o avanço científico em uma época onde as crenças no místico não poderiam ser descartadas com experimentos, pois as pessoas estão sob o poder do divino o grande desafio desses personagens é exatamente mostrar que nem tudo é o que parece e que muitas vezes o sobrenatural não é tao sobrenatural assim.

                 Também diferente dos outros romances, O Substituto traz personagens mais romantizados, todos os personagens são mais brandos e tem de lidar com seus próprios dramas sem que isso os torne dolorosamente reais. Isolde é uma mulher bem a frente de seu tempo, ela foi criada para gerir todo um castelo o que era incomum na época. Já Luca é um garoto extremamente inteligente. Ambos fizeram votos de castidade, porém se sentem atraídos desde o início e essa relação só tende a crescer nos próximos volumes.

               Essa capa é maravilhosa, amei a modelo e os tons terrosos com a fonte em dourado. A diagramação está bem ok. Enfim, mais uma série aí pra gente acompanhar.

| comente (:

aninha disse...

que interessante! amo livros com essa temática, igreja/sobrenatural se bem escrito e não cair na mesmice então ótimo! a autora equilibra muito bem a historia, os dois personagens já tem seus dilemas e acabam por ter essa novidade que é se sentir atraído um pelo outro <3 personalidades bem distintas também de cada um. sem mimimi, sem aquele drama arrastado. já vou marcar como desejado!

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D