Resenha: A mais pura verdade (Dan Gemeinhart)

segunda-feira, 24 de agosto de 2015



 <br><br>

Autor: Dan Gemeinhart
Valor: R$ 14,90 até R$ 29,90
ISBN-13: 9788581636337
ISBN-10: 8581636330
Ano: 2015 / Páginas: 224
Idioma: português
Editora: Novo Conceito




Sinopse:  Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.


Mark é um personagem, que luta contra a vontade das pessoas, ele por estar com câncer( na verdade não é especificado o tipo de câncer que ele tem) quer se aventurar a escalar uma montanha “Monte Rainier”, junto com o seu cachorro Beau deixando apenas sua melhor amiga Jessie, saber para onde ele está indo.

Esse livro retrata muito a amizade entre Mark e Beau, já que mostra aquele velho ditado “O cão é o melhor amigo do homem”, pois o cachorro está ao lado de Mark para qualquer coisa. Já a amizade entre Mark e Jessie, é a confiança que as pessoas possuem em seus melhores amigos, portanto esse são alguns dos valores trabalhados no livro.

O livro possui treze capítulos, que são divididos em dois, por exemplo: o capítulo 1( narrado em primeira pessoa pelo Mark) e o capítulo 1 ½(narrado em terceira pessoa pela Jessie), que no caso é a alternância entre narração, pois assim sabemos o que acontece com Mark e o que está acontecendo com Jessie e a família dele.

O título do livro faz referencia as fala de Mark, pois ele repete a frase “A Mais Pura Verdade”, em todos os capítulos. Por ser um livro curto, a leitura é fácil e leve, que pode levar em questão de dois dias para ser lido, pois possui uma fluidez na leitura, uma vontade imensa de saber o que vai acontecer com Mark e Beau, se eles vão conseguir chegar ao topo da montanha? Como ele consegue fugir? E como fica a família dele?

A capa e a diagramação estão ok, cada capítulo chama atenção, pois mostra o restante que falta para Mark chegar no topo da montanha. É uma leitura comovente, traz a tona diversos valores a serem trabalhados e que pode ser de grande lição ao leitor. 

Por fim, deixo um haicai (Um tipo de poema) escrito por Mark em seu caderno:


“Mesmo a muitos quilômetros de distância
Um amigo ainda pode segurar sua mão
E estar ao seu lado”

Por Carolina Sousa

| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D