Resenha: Minha Lista de Prioridades( David Menasche)

domingo, 9 de agosto de 2015



Título: Minha Lista de Prioridades
Autor: David Menasche
Edição: 1
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530712
Ano: 2014
Páginas: 224



Sinopse: Aos 34 anos, David Menasche foi diagnosticado com câncer no cérebro. Seis anos depois, sofreu uma grave convulsão que tirou parte de sua visão, memória, mobilidade e — talvez a mais trágica de todas as perdas — sua capacidade de ensinar. Impossibilitado de continuar dando aulas, o professor decidiu interromper com os tratamentos recomendados pelos médicos e montou um plano audacioso: atravessar os Estados Unidos para contemplar o oceano Pacífico antes de perder totalmente a visão, usando o tempo que lhe restava para encontrar antigos alunos e perguntar a eles do que se lembravam do tempo em que passaram juntos. Ele havia sido importante? Tinha feito alguma diferença? Minha lista de prioridades é uma história real, ainda em construção. Um livro sobre pequenas epifanias, que se debruça com coragem sobre os temas mais complexos de nossa existência, nos fazendo refletir a cada página sobre o que realmente importa nesta vida.



                   Tem coisa mais clichê que professor lendo livro que conta a história de professor? Tem não e como eu amo um clichê mesmo peguei Minha Lista de Prioridades do David Menasche para ler sem remorso. Esse foi um dos lançamentos da editora Paralela que já faz um tempo que queria ler, mas fiquei protelando.

                       Aos 34 anos David Menasche foi diagnosticado com câncer, professor por amor ele não larga a sala de aula mesmo que debilitado. Quando ele sofre uma convulsão e perde parte da visão ele resolve viajar pelos Estados Unidos e ver o oceano Pacífico pela última vez, no caminho ele nos ensina uma valiosa missão: que o que realmente importa é o que você ensina além de sala de aula.

                         Essa é uma biografia muito tocante, sabe aquele livro que você sabe que vai te emocionar? Foi exatamente assim que me senti lendo Minha Lista de Prioridades. David é um exemplo de vida e de professor, ele realmente tocou a vida de vários de seus alunos mesmo que muitas vezes não tenha se dado conta disso.

                        A cada capítulo há depoimentos desses alunos, muitos que foram alunos de David há anos, outros mais recentes, mas todos eles tiveram algo para falar sobre ele. São passagens que fazem você lembrar daquele seu professor que fez a diferença, que de alguma forma moldou parte do profissional e da pessoa que você é hoje. Me fez refletir bastante sobre a importância desse profissional tão desvalorizado nesse país e não digo só em questões financeiras, mas em questão de respeito mesmo, é assustador quando você para e pensa nas coisas que os professores passam em sala de aula com alunos.

                       David é um exemplo de garra e de ser humano iluminado, esse é o tipo de história que te faz recuperar um pouco da fé perdida na humanidade. Tantas vezes ouvimos histórias macabras, mas quando nos deparamos com homens que querem tornar esse mundo um lugar melhor é lindo e emocionante.

                         Essa capa me passa uma sensação de liberdade e eu acho que essa é a mensagem do livro, esperança e liberdade. A diagramação está ok. Não preciso nem dizer que esse livro deve ser lido por todos o quanto antes né?


| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D